Beleza de planta hein luigi. E que bom encaminhamento. Infelizmente não vai ser o suficiente, pois as eugenias reclamam pode constante e seu amigo nem sempre estará por perto. Eu explico, é preciso ter um desenho das copas em mente. As eugenias se ramificam muito e rapidamente. O passo seguinte é formatar e assentar o desenho das copas, de preferência em patamares. Os patamares deixam ver a dinâmica dos ramos mais grossos e do tronco.
Além disso e neste mesmo sentido, a natureza das eugenias é se fechar cada vez mais por dentro. Esta foi grande dica de meu mestre Paulo netto. É importante não deixar isso acontecer, mantê-las “vazias”. O olhar tem de poder chegar pelo menos as ramificações secundárias, pois onde o olhar chega a luz do sol também chega. E onde a luz do sol não chegar ela vai secar mesmo, você deve ter notado ao abrir o meio de sua eugenia logo no início do trabalho. Então isso que esta por baixo é melhor tirar mesmo. Isso a manterá sempre saudável e evitará a seca de galhos por vezes preciosos.
Digo isso assim no geral porque só quem esta lidando com a planta consegue descobrir o melhor encaminhamento para uma eugenia. Me espanto até hoje com a quantidade de material que retiro a cada poda.
Por sinal já retirei galho secundário de minha “eugenia do lago” que jamais sonharia em retirar no começo do processo. E em verdade é por isso que os bonsaistas profissionais não gostam muito das eugenias. Meia dúzia já dão trabalho para o ano todo. Quatro, cinco.... podas por ano, dependendo da saúde e vigor da planta.
Por mim,,, só tenho meia dúzia mesmo... adoro. Tem cuidado mais interessante que o amadurecimento de uma copa? Quer dizer... você vai ter de ser virar para encaixá-lá em vaso com a altura da grossura do tronco hein.
A esta altura começaria procurando conduzir os patamares para algo assim.
O que puder conseguir de plano horizontal é sempre bem vindo. Se conseguir conduzi-la com jeito e firmar os patamares para essa proporção em alguns anos se consegue que ela pareça ter grande porte.
Bem, isso é pura especulação só para se ter um sentido. Na prática a cada pôda você tem de ver o melhor encaminhamento. O que aproveitar o que tirar.
Adoram adubo foliar e que se borrife as folhas com agua pura nos dias quentes. Depois de reinvasar borrife as folhas,por uma semana pelo menos, é mais garantido.
No mais foi uma satisfação conhecer esta sua eugênia.