Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cerejeira;

Alcides Junior14/10/2009 15:46
Cerejeira;
Aqui minha cereja do rio grande.

Agora em novo vaso.

Não desfolhei completamente.
Será que ficou melhor?
EZEQUIEL JUNIOR14/10/2009 16:12
Olá Junior,

Mais uma boa planta...

Ao meu ver, penso que se fizer um alporque logo acima desses primeiros galhos, terás duas boas plantas para trabalhar. A de baixo como hokidashi e a de cima como um moyogi... pelo menos se fosse minha faria dessa forma.

Abraços
Alcides Junior14/10/2009 17:17
Ezequiel, obrigado, mas alporque em mirtáceas é extremamente difícil. Logo conseguirei desvendar o caminho dela.
Espero.....hehehehe
EZEQUIEL JUNIOR14/10/2009 17:26
Com certeza requer um pouco mais de detalhes... mas não é impossível de se obter... o Paulo Ventura, de Brasília, consegue bons resultados em jabuticabeiras... até eu, que não sou um dos melhores alporquiadores, consegui um em uma goiabeira, e olha que ela tem uns 6 cm de diâmetro heim... tá certo que demorou um ano pra enraizar, mas enraizou, e eu nem usei hormônio, só areia e água...

Abraços e boa sorte com mais esta!
Thiago Giaconi14/10/2009 17:50
Olá Junior,

Ficou melhor nessa nova cerâmica...

Agora é aguardar nova brotação e adensar mais a copa...

Abraço
Edmilson14/10/2009 17:51
Dicas
Junior e Ezequiel, recentemente consegui duas cerejeiras em um viveiro (planta comercial, sem caracteristicas específicas de bonsais, este trabalho ficará por minha conta), mas como é uma espécie de planta que estava a procura, comprei.

Gostaria de saber maiores informações para saber como devo proceder, já retirei do torrão, lavei as raizes e coloquei em escorredor com 100% caco de telha triturado. Fiz uma poda drástica em sua raiz pivotante, acompanhada de uma poda em sua poda. Até o prezado momento não apresentou sinais de extresse.

Abraço fraterno
Matheus 3114/10/2009 20:31
Me conta como que você faz?
A minha ta feinha , as folhas sempre tao meio caidinhas, mas ela esta com todas as outras plantas,que estao bem, não entendo oque pode ser
deve ser stress por causa de alguma coisa, o substrato do escorredor que uso é de 30% terra e 70% areia de construção, em todas as plantas, em algumas eu coloco 40% de terra com 60% de areia
Elio14/10/2009 20:36
Olá Junior!
Vou com o Ezequiel!
Se não der alporque...........pode!
Junior........notou que sou meio radical, né! É porque a planta não é minha..........rsrsrsrs!
Brincadeira!
Se fosse minha eu faria isso.

abraço
Felipe14/10/2009 22:06
Junior ,

Poda drastica a cima da primeira brotação é a solução. Simples e direto.
Edmilson15/10/2009 01:05
Dica
Caro amigo Matheus 31;

Após realizado a poda drástica, utilizei superthrive para estimular raizes, Vamos aguardar mais um tempo para que possa observar os resultados.

Abraço fraterno
Alcides Junior15/10/2009 08:57
Re: Dicas
Edmilson escreveu:
Junior e Ezequiel, recentemente consegui duas cerejeiras em um viveiro (planta comercial, sem caracteristicas específicas de bonsais, este trabalho ficará por minha conta), mas como é uma espécie de planta que estava a procura, comprei.

Gostaria de saber maiores informações para saber como devo proceder, já retirei do torrão, lavei as raizes e coloquei em escorredor com 100% caco de telha triturado. Fiz uma poda drástica em sua raiz pivotante, acompanhada de uma poda em sua poda. Até o prezado momento não apresentou sinais de extresse.

Abraço fraterno

Matheus e Edmilson caco de telha não é bom para floríferas e frutíferas, elas gostam de mais matéria orgânica. Eu utilizo 60% terra, 10% terra vegetal(plantax) e 30% areia. Adubo sempre com Biriba(ração para cachorro da mais barata). Ela dá muitas flores e frutos.
Alcides Junior15/10/2009 09:01
Thiago, obrigado pelo comentário.
Elio, vou estudar a dica com carinho...me dá um dó dela...hehehehe, talvez meta a serra mesmo.
Felipe estou pensando..hehe
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 09:18
Biriba no substrato?

E não fermenta?

Essa é nova pra mim... vivendo e aprendendo: bonsai!!! hehe
Alcides Junior15/10/2009 09:40
Ezequiel, com certeza ja ouviu falar ou leu sobre o bokaschi. Pois é, compare a fórmula dos dois produtos....praticamente igual. Um passarinho me deu esta dica...hehehehe, pena que ele não freqüenta mais este fórum...
É um adubo completo, não fermenta.
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 10:24
Vc tritura ela, ou usa granulada mesmo?

Infelizmente isso é comum, pessoas que poderiam ficar e contribuir acabam deixando o espaço por vários motivos... é difícil se colocar no lugar do outro... infelizmente as pessoas escolhem outros meios... mas com certeza todos têm seus motivos, o que devemos fazer é não dar condição para que isso aconteça... temos que ter o bonsai sempre em primeiro lugar... afinal de contas, este fórum é sobre bonsai, hora bolas!

Obrigado pela dica!

(ps.: será que a gente não consegue fazer com que esse passarinho volte? falar pra ele reconsiderar...hum? o que achas?)
Alcides Junior15/10/2009 10:30
Eu uso granulada mesmo, corto o fundo de garrafas pet faço uns furos, preencho e coloco emborcadas para baixo sobre o vaso, quando ele é pequeno uso a parte do bico das pet. Com a entrada da água ela vai dissolvendo e penetrando no substrato. O interessante é observar as raízes subindo para cima procurando o adubo.
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 10:39
Ô Junior, nem sei como agradecer pela atenção... valeu mesmo... é sempre bom ter novas idéias pra colocar em prática!!!

Abraço
Edmilson15/10/2009 10:56
Salientando
Muito obrigado pelas informações. Apenas salientando que coloquei esta planta no escorredor, mesmo assim utilizo este substrado organico (mesmo no escorredor).
Quanto a ração de cachorro também é nova pra mim.
Como disse o Ezequiel vamos procurar fazer uma corrente e trazer este pássaro para o fórum novamente.

Abraço fraterno
Arzivenko15/10/2009 11:13
hahahha, se for o passarinho que estou pensando, então deixa ele voando por lá que também está ajudando outros...
Matheus 3115/10/2009 12:30
Pode me dizer se funciona qualquer ração de cachorro, ou é só essa Biriba que tem essa qualidade?
Como você aplica?
Obrigado
sorte com a cerejeira, é uma planta muito bonita (=
Alcides Junior15/10/2009 14:00
É verdade Arzivenko........
Matheus, escolha as que tem menos composto animal (farinha de ossos, visceras, sangue)e mais compostos vegetais(farelo de arroz,etc), geralmente as mais baratas são essas.