Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FICUS-ATUALIZANDO

ricardoangelo14/10/2009 19:57
FICUS-ATUALIZANDO
SEGUINDO CONSELHO DE AMIGOS:

-- DEZEMBRO DE 2009 --

MAIS ALGUM CONSELHO? RSRS

-- OUTUBRO DE 2009 --

Matheus 3114/10/2009 20:26
Na minha opiniao

Deicha crescer livre por masi alguns anos, ficus crescem bem rapido, e tenta dar um movimento nesse tronco, que só ta sinuoso na parte mais biaxa, depois está quase completamente reto
Se não consseguir dar movimento legal pra ele , poda e espera brotações e escolhe um novo ápice, a parte baixa parece bem sinuosa, nao se se vai dar pra fazer uma coisa proporcional na parte alta sem poda, mas digo isso por que nunca trabalhei essa sp de ficus, que pelo qeu parece é benjamina
tento estacas dele, tenho muito azar com esse ficus aushauhs
ou a estaca apodrece pq choveu de mais ou elas simplesmente secam, mas ai a culpa eh minha
eu ainda vou consseguir fazer essas estacas!
Mas as outras estacas que fasso a maioria pegam '-'
Elio14/10/2009 20:32
Olá Ricardo!
Tem bom nebari e bom tachiagari para um literati.
Assim, eu podaria logo acima do primeiro galho, fazendo deste um novo ápice e o conduziria mais para o alto, mantendo a sinuosidade. Para isso colocaria em um vaso bem maior, com muita adubação. Quando chegasse na altura ideal, abaixaria a copa, deixaria ramifica-la mais e.............bingo! Um excelente Literati (pra quem gosta do estilo, como eu)
abraço
ricardoangelo14/10/2009 20:34
Matheus,
heehe engraçado... ja eu sempre tive muita facilidade em estaquia de ficus! e sempre so com areia grossa!
Matheus 3114/10/2009 20:49
Concordo com o Elio, dará um literati muito bonito
eu adoro o estilo literati, um dos meus preferidos
Elio14/10/2009 20:56
Ricardo, só para dar um exemplo (Pingo de ouro)

ricardoangelo14/10/2009 21:04
Elio,
linda sua duranta!!

mas segundo o conselho de cortar logo acima do primeiro galho!
esse novo apice vai ramificar?!
Matheus 3114/10/2009 21:24
vai funcionar como o antigo ápice, mas ele mudou de posição
Elio14/10/2009 21:51
É isso aí! .....e vai ramificar, sim!

abraço
Felipe14/10/2009 22:01
Elio,

essa sua Duranta é muito "debochada"....
abraço amigão.
Matheus 3114/10/2009 22:05
Não entendi o "debochada" , sou meio lerdo mesmo
Enfim, é maravilhosa aquela duranta, sério mesmo, parabens
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 09:57
Elio, assim que vi a planta imaginei um literati, cortando acima do primeiro galho... fiquei surpreso quando ví que vc pensou o mesmo... achei legal por que vc é um cara com bem mais experiência que eu...

Abraços
Sergio Batalini15/10/2009 13:23
Como sou menos experiente que vcs .. posso dar palpites sem medo ... se errar foi tentando acertar... :
Eu cortaria os galhos e manteria o tronco principal , aramando para dar continuidade a sinuosidade{ eita nóis ...rsrsrs }, como me parece fino , não haveria maiores poblemas ... e o tempo de condução seria menor ... e o apce atual seria a futura copa ... Muito errado ??? que acham ???
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 14:41
Então Sergio, a proposta de cortar acima do primeiro galho e deixar este como novo ápice, ao meu ver é a melhor, pois a planta ganharia em conicidade.

Dá também para fazer o que vc propôs, mas daí deve-se cortar os galhos laterais, aramar esta parte reta e dar movimentos à ela... mas note que o comprimento do primeiro galho é quase igual ao da planta toda... e ainda tem o fato da torção do tronco poder comprometer a estrutura da planta, ainda mais neste fícus, que parece ser o benjamina, não muito maleável assim...

É só uma questão de não arriscar e aproveirar uma estrutura que a planta já tem... esse é o meu posicionamento... vamos ver o do Elio né...

Aproveitando, sua experiência no bonsai já tem quase a minha idade... hehe

Abraços
Sergio Batalini15/10/2009 15:47
rsrs... Menininho Ezequiel ...eheheheh.... Olhando denovo a foto, vi a curva acentuada que o ficus fez naturalmente no primeiro galho, seguindo sua dica o estresse da planta seria menor e as curvas mais naturais ... Talvez mais demorado o resultado , mas sem duvida mais belo ...
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 15:53
Então... rsss

Os fícus crescem rápido, logo logo ele terá uma bela planta!
ricardoangelo15/10/2009 16:20
amigos, seria isso a ideia ::::

EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 16:39
Isso mesmo Ricardo,

Seria assim, em alguns meses:

Aramar, dar uma inclinada nela para a direita, e continuar o movimento do tronco neste novo ápice enquanto ele ainda é bem maleável...
ricardoangelo15/10/2009 17:06
EZEQUIEL, nao estou conseguindo visualizar como vai ficar a copa dela no futuro :/
EZEQUIEL JUNIOR15/10/2009 17:19
Ricardo, na verdade, no literati não há uma copa frondosa e bem formada...

Fiz umas folhinhas pra ver se vc capta a idéia que tentei passar.

O literati é algo simples e completo por si mesmo, não sei explicar direito, parece ser meio artístico... sei lá...

Observe a planta o Elio, o pingo de ouro...

Consegui ser claro?

Se não, pode falar que tento ser...

Abraços
ricardoangelo16/10/2009 11:57
entendi sim,bom vou fazer isso... passar a tesoura no meu ficus rsrs
mto obrigado.
Sergio Batalini16/10/2009 17:48
"O estilo literati objetiva representar a antiga caligrafia chinesa. Parece ser o unico estilo que não tem uma representação na natureza. O ponto central deste estilo esta no tronco e em suas curvas. Os galhos estão limitados a parte final da arvore , delicados e sugestivos . O aspecto saudavel das folhagens mostrará uma arvore bem cuidada..."
Acredito que esta é explicação mais direta do estilo literati .. esta aqui no site mesmo ..
Procure na pagina de apresentação do site .. O bonsai .. estilos ...
é isso amigo .. no mais .. divirta-se... 😄
Elio17/10/2009 23:55
Olá Ricardo!
A última postagem (projeção) do Ezequiel mostra realmente o que se pretende. O arranjo da "pequena" copa fica pra depois. Basta ter uns 3 galhinhos.
O bonsérgio postou exatamente o que é a filosofia do literati (bunjingi).
Ricardo, se quiser mais exemplos entre no Google, em "imagens" e digite literati ou bunjingi

abraço
ricardoangelo28/10/2009 21:48
SEGUINDO O CONSELHO DE AMIGOS..