Rogério16/10/2009 12:49
Poda estrutural e aramação
Amigos
Estou com uma dúvida que talvez pode ser a mesma de muitos outros praticantes da arte Bonsai...
Seria uma boa hora para se podar plantas que cresceram a vontade por quase 1 ano e ficaram sem forma ou inda não foram podadas. E quanto a aramação? Depois dessa poda, se puder ser feita, posso aramar as plantas nessa época?
Moro no Sul de Minas e o tempo aqui esta quente e úmido com dias de muito sol e chuvas de primavera...
Agradeço a ajuda dos amigos...
Abraço
Rogério.
EZEQUIEL JUNIOR16/10/2009 13:39
Então Rogério,
Esta semana eu podei algumas plantas que tinha deixado crescer por um ano, engrossaram bem, fiz a poda drástica para obter ramificação na base.
Em se tratando de poda drástica, estamos na melhor época, para a maioria das espécies.
Com relação à aramação, isso dependerá da espécie. Mas de regra geral, o único incoveniente de se usar arame da primavera/verão é que eles devem ser retirados com maior frequência, pois como o crescimento da planta é mais intenso nesta época do ano, há o risco dos galhos ficarem marcados...
Só para as coníferas que o ideal é aramar no inverno (se não me engano).
Abraços
Rogério18/10/2009 14:34
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Então Rogério,
Esta semana eu podei algumas plantas que tinha deixado crescer por um ano, engrossaram bem, fiz a poda drástica para obter ramificação na base.
Em se tratando de poda drástica, estamos na melhor época, para a maioria das espécies.
Com relação à aramação, isso dependerá da espécie. Mas de regra geral, o único incoveniente de se usar arame da primavera/verão é que eles devem ser retirados com maior frequência, pois como o crescimento da planta é mais intenso nesta época do ano, há o risco dos galhos ficarem marcados...
Só para as coníferas que o ideal é aramar no inverno (se não me engano).
Abraços
Amigo EZEQUIEL
Para lhe ser bem sincero já havia podado algumas de minhas plantas e aproveitei para aramá-las também. Como elas tinham crescido bastante nesse tempo e estavam espalhafatosas, não resisti.
Pelo visto não agi errado fazendo a poda.
Fico feliz em não ter comprometido o tempo todo que esperei.
Muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço
Rogério.