r.ozelame16/10/2009 14:37
CALCÁRIO DE CONCHA no cultivo do Bonsai
Olá a todos.
Pesquisando na net (
http://www.jardinagempaisagismo.com/cal ... nchas.html) deparei-me com isso e surgiu a dúvida:
Seria bom para o cultivo do bonsai? Ou ainda, alguém já utilizou/utiliza com sucesso?
Penso que seria um bom aliado à Torta de Mamona, Farinha de Osso e Cinza de madeira, sem contar no baixíssimo custo. Aqui na minha cidade R$ 0,40 /Kg.
O que sabem a respeito?
Aguardo informações.
marco_avelar16/10/2009 18:38
R.Ozelame eu posso estar errado, mas geralmente o paisagismo leva mais em conta a estética do que a saúde das plantas (é claro que deve haver exceções). Eu sei que calcário de conchas tem o PH muito elevado e isso poderia mudar a composição química do solo sendo mais adequado para as plantas que se adaptam melhor a solos alcalinos. Vamos ver se alguém confirma isso, pois, essa minha opinião é mais baseado no aquarismo do que no cultivo de plantas.
Elio20/10/2009 20:08
Ramon, o Marco tem razão.
Em consulta à Embrapa, anos, atrás, eles me informaram que o calcáreo de conchas é o melhor corretor de pH de solo.
Eu uso, parcialmente, 2 x por ano, somente nas coníferas, para corrigir o pH já que a adubação constante tende a acidificar o solo.
abraço
Rinaldo22/10/2009 07:30
Bom dia amigos, vi este tópico e achei interessante.
Uma pergunta para o Elio, vc disse usar concha moida 2x por ano tenho várias coníferas aqui em casa nunca utilizei como seria só colocar por cima da terra ou misturar ao substrato?
Qual seria a quantidade de concha por recipiente?
Pois elas parecem não se desenvolver como gostaria, quem sabe não é isto q falta.
Abraço
Rinaldo
Elio23/10/2009 20:16
Olá Rinaldo!
O que eu compro é um pó. Encontra em supermercados.
Uso, para um vaso médio, digamos 15 x 15 cm, 01 colher de sopa bem cheia. Espalho pelo substrato e rego levemente. A primeira rega deve ser bem suave para o pó não "voar" do vaso. Depois rega normal.
Veja, isso é para corrigir o solo, não necessariamente, isso quer dizer que irá melhorar o desenvolvimento das tuas coníferas. Tem que ver outros fatores: substrato, rega, adubação, insolação, etc.
Um abraço
Chaddad24/10/2009 00:15
Caros colegas,
A maioria das nossas plantas aprecia solos acidoz, mas para usarmos o pó de ostras devemos primeiro ver se a nossa espécie precisa e se o nosso solo é tão acido assim.
Camélia, azaléia e manacá da serra por exemplo morrem se adicionarmos calcareo no solo. Elas exigem acidez e a quase ausência do cálcio. Até que eu saiba as paineiras, figueiras exigem consideravel quantidade de calcio mas não acima do pH 7.
Se forem usar a reação do pó de ostras com o pó do solo é lenta, cerca de 6 meses. Misture bem os dois, molhe e fecho o saco para que não seque por 3 meses, assim a reação é acelerada.
Mas é bom lembrar que a farinha de ossos fornece muito cálcio e fosforo e as vezes até abaixa o pH. O adubo nitrato de cálcio sobe o pH lentamente e as plantas ficam mais verdes e escuras.
Um abraço a todos.
Rinaldo24/10/2009 14:38
Elio e Chaddad, obrigaod pelas dicas vou ver se consigo achar o ph do solo destas coniferas e ai sim aplico ou não o calcário.
Uma cosia q o Chaddad colocou sobre folhas verde mais intenso, tenho um PN q não fica verdinho nem a pau, sempre meio amarelado a mais de um ano.
Obrigado
Abraço
Rinaldo