Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa...opiniões!

Diego PG19/10/2009 21:21
Serissa...opiniões!
boa noite a todos!!!
Estou colocando aqui 2 fotos da minha Serissa, queria que os colegas dessem uma observada e algumas sugestões para a estilização.
É uma planta que está comigo a cerca de 1 ano, tem uns 15 cm de altura.

Abraços!
EZEQUIEL JUNIOR19/10/2009 22:12
Olá Diego,

Pensei em um moyogi, aproveitando o movimento que a planta já apresenta... porém não conheço a espécie, então sugiro esperar os comentários dos mais experientes...

Abraços

Elio20/10/2009 20:38
Olá Diego!
Concordo com o Ezequiel: Moyogi!
A planta está pronta para ser trabalhada nesse estilo. algumas recomendações:

1. Passe ráfia no tronco e nos galhos grossos, antes de aramar.
2. Na junção dos galhos grossos com o tronco, ao passar o arame, passe bem firme bem embaixo da junção para que, ao baixar o galho ele não lasque ali.

Se rafiar bem, vc pode modelar como quiser que não tem problema.

abraço
Thiago Giaconi20/10/2009 23:58
Olá Diego,

Concordo com as dicas do Ezequiel e do Elio...vai ficar muito bom!!!!

Abraço
nickyfury21/10/2009 14:52
bonsai
Corte toda e qualquer brotação na base do tronco e nas raizes, de forma que sua planta possa densificar a parte aerea mais rapidamente. Conquanto possamos trabalhar na condução de galhos com aramação, deve-se ter o cuidado de não apertar o arame em demasia, pois a serissa retarda a emissão de brotações quando aramada. 😲

A melhor maneira de se conseguir uma densificação intensa e continua é via poda de manutenção. Mas como a projeção do Ezequiel ficou ótima e as sugestões do Elio seguem a linha, então é melhor fazer como eles sugerem, ao menos até sua planta condicionar-se a posição pretendida. Chegado a esse ponto, retire o arame e passe a modelação via podas suscessivas. Os resultados são bem melhores. 😄