Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu Taxodium

Renan Campara Braido20/10/2009 15:41
Meu Taxodium
Fala galera,

To sumido mas sempre que dá passo pra espiar....

Estou com essa planta a 1 ano e pouco e lutando contra o clima de Minas pra tentar fazer um chokanzão.... ehehhe

Ainda falta MUUUUITO..... Mas ta indo.... A altura total é de 1,34m...

O problema daqui é que na maior parte do ano a umidade do ar é MUITO baixa.... Por isso ta num vasã de cimento...

Foto de novembro de 2008

Fotos Atuais :

Espero que gostem!

Renan Campara Braido
Edmilson20/10/2009 16:23
Taxodium
Nebari de responsa....

Moro em Ribeirão Preto, gosto muito desta planta, mas aqui o clima não ajuda em nada. É possível soltar galhos mais baixo (pouca coisa) dos atuais??

Mantenha a atualizção dela para que possamos acompanhar seu desenvolvimento.

Abraço fraterno
Alcides Junior20/10/2009 16:33
Muito bom seu taxódium, está bem encaminhado.
Quanto a soltar ramos mais baixos, temos que colocar ele sobre uma bandeja com água e deixa-lo em um local que pegue muito sol, de preferência alto.
Palonde Teixeira11/02/2011 12:20
O chokanzão deu certo???

Atualiza!!!

Atualiza!!!

Atualiza!!!

Grande abraço!!! Fica com Deus!!!
Laudir12/02/2011 12:27
Será que acho ele aqui na região norte?
o nebari é de babar!
nickyfury12/02/2011 18:03
bonsai
Edmilson, o nobre amigo vai desculpar, mas em Ribeirão é dificil vc dizer que uma espécie como essa não vai bem. Se até aqui no cerradão do planalto central, onde o clima seco impera a maior parte do ano, com indice de umidade abaixo do normal, que dirá aí, nesse clima de serra tropical? 😲

Essa espécie adora uma agua e um adubo organico. Fornecendo umidade na dose certa, a planta responde com uma brotação bem vigorosa por todo o tronco, preenchendo rapidamente os galhos selecionados. Claro que o tronco, com boa base e ótima conicidade, propicia trabalhos excelentes no estilo escolhido pelo Renan para trabalhar sua planta. 😄

Detalhe: essa espécie aprecia um cultivo em meia sombra, com o sol forte apenas pela manhã. Gosta de um solo mais acido, mas podemos caprichar num bem nutrido com boa drenagem, com muito pedrisco, caco ceramico e carvão. Novas mudas podem ser formadas por estaquia ou alporquia, que ele responde prontamente e em tempo rapido. 😄
gabriel strucker13/02/2011 21:55
Renan , na festa das flores aqui em joinville bati uma foto de um taxodium no mesmo estilo que o seu e tbm muito parecido...

Pedro Reimão13/02/2011 23:30
Uma pergunta ignorante, os galhos não podem ter mais folhas?
nickyfury14/02/2011 14:28
bonsai
Pedrojorge, não há nada de ignorante em sua pergunta. Apenas desconhecimento sobre essa espécie, o que é normal. Eu mesmo, até há alguns poucos anos, nunca tinha visto uma ao vivo e a cores, bem como desconhecia por completo como cultiva-la adequadamente e como ela irá reagir aos meus cuidados. 😄

Essa espécie apresenta um bom crescimento e uma ótima densificação, isto é, um grande aumento na area de formação de acículas, que é o nome correto das folhas, pois têm forma de agulhas finas. Bem, com uma adubação e rega adequadas, a planta retorna com o pleno preenchimento dos galhos, melhorando o aspecto com um bom preenchimeno de carga foliar. Entretanto, para facilitar o trabalho de educação e correção, seja via poda ou aramação, é necessário trabalhar com a planta sem tanta folhagem, ocasionando então que se proceda a uma limpeza nesse ponto, para facilitar.

Um taxodium com uma folhagem densa, dificulta nosso acesso visual e acabamos por pensar que se trata de uma planta "largada", em que não existe estética nem cuidado por parte do cultivador:

Por outro lado, uma planta devidamente aramada, podada e trabalhada, apresenta outro aspecto visual, que em muito difere das imagens acima, resultando num trabalho elaborado e primoroso, ao final das contas. Chama muito mais a atenção, principalmente se a planta fizer parte de alguma exposição de bonsai:

Vê como o excesso de folhagem é prejudicial? Claro que, após a apresentação, aos poucos a planta recupera sua carga de folhas, densificando-se mais. Com uma poda simples, de manutenção, podemos controlar um pouco o excesso, evitando que percam a beleza, além de permitir que os galhos continuem com uma boa estrutura de folhas. 😉
Pedro Reimão16/02/2011 17:45
Nick fico muito grato por sua resposta, como sempre você clareia este forum de forma única.
Grato novamente e espero que você continue me respondendo.