Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SERISSA SOBRE ROCHA - CRÍTICAS E SUGESTÕES

_newbe22/10/2009 01:25
SERISSA SOBRE ROCHA - CRÍTICAS E SUGESTÕES
Posto agora um trabalho que estou realizando há aproximadamente 3 anos, tendo iniciado com uma sobra de poda de serissa (pontinha de galho: cerca de 5 centímetros e expessura de um grafite 0.9 😂 ).

A estaquinha se desenvolveu por mais ou menos um ano, quando retirei do vasinho e plantei num escorredor sobre uma rocha.

Na foto isso não fica muito claro, mas existe uma ponta da pedra somente à vista. Abaixo das raízes temos mais 2 ou 3 vezes a quantidade de pedra. Mais ou menos como se ela formasse um "assento" para a planta.

O que me incomoda nessa planta é a falta de conicidade do tronco. Na inexperiência e pressa de iniciante fiz o caminho inverso: Dediquei bom tempo na composição da estrutura aérea e não ao nebari e tronco, como devemos fazer.
A consequencia é que a técnica de galho de sacrifício tem servido para engrossar o tronco, mas todo ele com a mesma proporção, desfavorecendo a conicidade.

Posto hoje somente duas fotos, tiradas em maio desse ano. A bateria da máquina acabou e depois desse dia nunca mais fotografei a planta.

Posso colocar mais fotos, se alguém julgar necessário.

Essa é a frente escolhida

Visão meio aérea mostra um pouco da pedra.

ESPERO CRÍTICAS E SUGESTÕES DOS AMIGOS DO FÓRUM.

Abraços!!
Rodrigo_Dias_RJ22/10/2009 09:40
Amigo, acho que faltou um close nas raizes

abs
hraphi22/10/2009 12:52
.
Linda sua serissa newbe, adoro o estilo moyogi, sucesso com seu projeto, na rocha ela vai ficar ainda mais linda...
Alcides Junior22/10/2009 16:20
Gostei da sua serissa, achei que não está tão ruim a conicidade como disse.
Como o Rodrigo citou, posta uma foto das raízes.
Alexandre S. Coelho22/10/2009 22:33
Newbe

Costumo usar o "galho de sacrifício" nascendo próximo a base ou até metade do tronco, por conta deste problema com a conicidade 😉

Também gostei desta serissa e acho que diminuindo a altura para refazer o ápice pode melhorar o visual!