bergson13/10/2004 11:17
Uso de Escova de Nylon em Jin e Shari
Gostaria de saber se alguém pode me informar onde consigo comprar escova de nylon ( de aço é fácil de achar) para ser utilizada em retificadeira ou furadeira para dar acabamento em galhos (jin) ou troncos (shari).
agradeço qualquer ajuda.
[]s
bergson
Charles13/10/2004 14:19
Re: Uso de Escova de Nylon em Jin e Shari
Oi Bergson,
A Dremel tem escovas de cerdas/pêlos a venda, exatamente iguais às de aço.
Voce utiliza as de nylon para trabalhar jin e shari? Pessoalmente, uso as lixas, escariadores e escovas de aço.
As escovas de cerdas uso mais para limpeza de troncos, por serem mais suaves.
Vale a pena checar so site motoferr.com.br/loja.phtml . Eles tem uma grande variedade de acessórios Dremel e fazem vendas pela internet e os preços considero bons. Eu compro deles.
Abraço,
Charles
bergson13/10/2004 15:52
Caro Charles,
A escova de cerdas de nylon utilizo para dar acabamento, colocando-as em uma retificadeira da makita, molhando em detergente, a finalidade é tornar as partes descascadas mais brancas, e fechar os poros da planta. Vi esse processo sendo utilizado pela primeira vez, no VII Encontro Nacional do Bonsai em Mandaguari, tendo um resultado bastante satisfatório.
Agradeço a atenção.
[]s
bergson
andre13/10/2004 19:52
o que é makita? as que eu conheço são como umas serras pequenas que o pessoal usa pra cortar tabuas de compensado.
bergson13/10/2004 20:45
Caro André,
Embora o termo makita seja utilizado como nome da ferramenta, é na realidade a marca. Existem vários tamanhos de retificadeiras, um exemplo é a mini retificadeira da dremel, eu a uso e uma profissional (MAKITA 906 Retificadeira), para trabalhos maiores, na realidade são equipamentos usados para dar acabamento em peças e nos passamos a usar para facilitar nosso trabalho no bonsai. Entre no site da motoferr, o endereço é citado pelo charles, e procure por retificadeira da makita, onde você terá uma melhor visão do equipamento. Qualquer dúvida pergunte.
[]s
bergson
nickyfury15/11/2004 18:13
sobre ferramentas especiais
alem da ferramenta descrita pelo nosso prezado bergsom, informo aos colegas a existencia de uma outra, ótima para trabalho de yamadori, conhecida por serra sabre. a que possuo é da marca bosch, podendo utilizar serra para madeira e para ferro. possui duas baterias recarregaveis, vindo o conjunto numa pratica maleta plastica, acompanhando ainda um carregador inteligente, do tipo usado para aparelho celular(aquele antigo, em que o aparelho ficava plugado numa base). após a recarga de quarenta minutos, a bateria está pronta para ser usada novamente. Em Minas, vi uma serra sabre eletrica, com cabo para uso em tomada. entretanto, não permite uso em local inospito, como a que possuo. possibilita cortes rentes, sem rebarbas, economizando os braços.(adeus ao velho serrote japones). 😮 😛