Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FICUS BEIJAMINA

ROGÉRIO DIAS24/10/2009 11:06
FICUS BEIJAMINA

DEZ MESES DEPOIS

TÁ FALTANDO UM GALHO ALÍ A DIREITA EM CIMA,,MAS JÁ TÁ CRESCENDO..RSRSRSRSRS
Aluizio24/10/2009 18:00
Ta ficando muito legal......mas e aquele galhinho unico existente, o q aconteceu? e o q vc fez pra ter essa conicidade, ja q no começo era uma cicatriz?

Obg.
ROGÉRIO DIAS25/10/2009 08:25
É
EU CORTEI EM DIAGONAL LOGO A CIMA DO GALHINHO,,LEVANTEI ELE E ELE VIROU ESSA COPA AÍ,,,A CICATRIZ AINDA EXISTE,,SÓ QUE MENOR,,NA PARTE DE TRÁS DO GALHO.
Alexandre S. Coelho25/10/2009 12:38
Oi Rogério

Muito boa a transformação até agora!!!

Vou sugerir algo muito fácil de fazer em se tratando dos ficus: Consiga três mudinhas desta planta, por estaca pega rapidinho... Depois que atingirem certa altura, plante-as juntas desta "mãe" fixando com fita plástica para enxertos ou mesmo tiras de borracha, etc. De modo que fiquem coladinhas ao tronco... O final pode ser aramado para já ir educando estes que serão os futuros galhos principais...
Fiz este desenho tosco para ajudar o supracitado:

Com o crescimento das mudas, tira-se as amarras pois estas vão se fundindo ao tronco e tornando-se uma coisa só... Desta forma você consegue os galhos mais baixos que estão faltando por conta da altura da planta e ainda terá um nebari melhor 😉 💡

PS: No desenho retirei parte daquele galho da direita que está descendo muito 😉
Filipe Henrique25/10/2009 14:22
iaew Rogerio e Alexandre,
Alexandre, se me permite fazer umas sugestoes encima da sua projeção...
sei q vc vai dexar msm, intaum lá vai.
😄 😄 😄
Vejam se concordam comigo,
vc pode descascar o lado das mudas que vai entrar em cantato com o tronco e cavar o tronco pra encaixar melhor as mudas.... dessa forma terá um encaixe possivelmente melhor, em um espaço de tempo menor!
eu usaria os inxertos um pouco diferentes do que o Alexandre sugereiu;

o 1° no lugar do 2°
o 2° no lugar do 3°
o 3° no lugar do 1°
alem disso, rotacionario a planta um pouco pra usar o 4° galho como de frente, claro q sem apontar pro observador.

o angulo entre o 1° e o 2° galhos, na projeção do alexandre sendo menor que 180 graus(gosto de usar 120 a 150graus) na minha sugestão estaria me referindo aos 1° e 3° galhos, pois o 2° galho seria de fundo

qual o objetivo da minha sugestão acima?
esse é o posicionamento hipoteticamente ideal, já que vamos arrumar a gosto os galhos, pq não faze-lo da maneira mais tradicional?
por vezes deixo de seguir essas regrinhas pra explorar um melhor nebari ou um movimento mais interessante do tronco, como não é o caso aqui, faço dessa a justificativo da minha opnião. É o mal de quem faz exatas...
rsrsrs

vamos ver... de qq forma vai ser um lindo bonsai.
abraços fih
t+
LORDCRAST02/11/2009 23:50
esssa tem futuro, vai ficar muito bonita...
tb tenho um ficus benjamine
veja link abaixo..

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=118098#118098