Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DESFOLHA NA ALPORQUIA.............!

Elio24/10/2009 20:09
DESFOLHA NA ALPORQUIA.............!
Pessoal, no link abaixo vocês podem ler várias postagens, no fórum da Bonsaimilenar, tratando de desfolha na alporquia.
O assunto é vasto, então, gostaria de discutir o assunto.
Eu não tenho conhecimento técnico, com embasamento firmado em experiências e/ou literatura mas, se alguém tiver tal embasamento (só para não ficar no ("eu acho..."😉 poderia ajudar a todos discorrendo sobre o assunto:

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=49&t=3460&st=0&sk=t&sd=a

=QUANDO SE FAZ A ALPORQUIA, É BOM FAZER DESFOLHA TOTAL, PARCIAL OU NÃO FAZER?=

ABRAÇO
nickyfury28/10/2009 18:15
bonsai
Elio, nunca havia ouvido falar que se desfolha um galho ou rama antes de proceder a alporquia. Creio que isso debilita o material, então, no meu caso, não faço. Retirar alguns galhinhos que estejam atrapalhando, ou cortar alguns espinhos para facilitar o trabalho (principalmente em alporques em piracantas) é até viável. Mais que isso, creio ser desnecessário. 🙄 🙄

Mas, é como dizes: melhor testar e verificar, antes de opinar. rss 😉
Fernando Andrade28/10/2009 18:21
...
Não consigo acessar, pede login e senha...

Mas enfim, também acredito que o ramo alvo da alporquia fica debilitado, acredito que a planta solte raízes mais fácil se tiver algo a alimentar no ramo escolhido...

Abraço...
ALEXNOCERA29/10/2009 13:20
Olá Élio, muito boa sua pergunta, também tenho essa dúvida.
Mas você quiz dizer desfolha em que momento, enquanto o alporque está desenvolvendo raizes, ou após a separaração da muda da matriz, ou em ambas as situações?
Eu imaginava que após o corte, ao plantar a muda em um vase de treinamento, uma desfolha parcial seria o recomendado, mas somente nesta situação.

Sds
Alex.
SEKI - Elio Luis Secchi29/10/2009 17:59
A desfolha ao fazer o alporque também considero não recomendada. Afinal são as folhas que farão o beneficiamento da seiva para induzir a formação das raizes no alporque. Na hora da retirada, como tem-se raizes pequenas e poucas é bom compensar com a retirada parcial de galhos e folhas. Mas se a gente vai fazer um alporque de um galho grosso, ele tem uma grande massa foliar, então parte dela já se recomenda tirar ao fazer o alporque.
Atenção para coníferas: Não se deve retirar massa verde na retirada do alporque. Perdi inúmeros alporques de juníperos porque reduzia a massa verde ao retirar, como faço com outras plantas. Até que um dia minha sogra, inocentemente, retirou um alporque e plantou sem tirar massa verde. Não fale a ela mas pensei comigo: isso não vai dar certo. Pois amigos,foi o único que vingou. Semanas seguintes encontrei o mestre Charles Ferrante Jr. num congresso e comentei com ele. E ele confirmou: é isso mesmo, não se deve retirar massa verde das coníferas pois mata as raizes correspondentes aos galhos retirados. Segundo ele, o que faz quando faz alporque em coníferas com galhos grandes, é retirar boa parte da massa verde ao fazer o alporque. Depois disso, voltei a fazer e retirar alporques de coníferas sem tirar massa verde e todos vingaram... Vejam os colegas que se criou aqui uma situação oposta as demais plantas.
Abraço
Elio04/11/2009 23:31
Ola Nicky, Fernando, Alex e Xará!

Acho que as postagens falam por si só!
Quem quiser aprender é só ler calmamente!

Obrigado, pessoal!