Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra 05 [Óbito]

edson060525/10/2009 09:59
Caliandra 05 [Óbito]
Olá amigos,
seguem as fotos da intervenção realizada numa pequena Caliandra rosa que comprei na semana passada.

FOTO 01 Uma pilha AA para dar uma idéia das dimensões do tronco e altura

FOTO 02

FOTO 03

FOTO 04 Esta raiz foi podada na marca em amarelo

FOTO 05 Dei uma “penteada” antes da redução deste emaranhado de raízes

FOTO 06 Já no escorredor

Foi colocada no escorredor apenas para dar mais “conforto” para a planta, visto que a base da planta me parece estar pronta, necessitando apenas da construção da copa. Como as raízes são longas provavelmente será um pequeno shohin. A princípio não tenho definido qual estilo seguirei. Algumas possibilidades são:

1 – HOKIDASHI (vassoura) por parecer mais natural pelo tronco reto
2 – SEKIJOJU (raiz abraçada à rocha) Aqui poderia ser uma rocha artificial
3 – NEAGARI (raiz exposta)

Conto mais uma vez com a ajuda dos amigos...
Abraços.
Edson.

Alexandre S. Coelho25/10/2009 12:05
Oi Edson

As primeiras fotos pareciam que o nebari não era bom, mas nas últimas já vemos um grande potencial 😲

O melhor estilo certamente o amigo vai decidindo com o desenvolvimento que virá... 😉
RicardoGV25/10/2009 12:19
Muito bom este nebari... agora é esperar o tempo para que esta nova brotação se desenvolva com sucesso...

Boa Sorte... 😉
Elio25/10/2009 18:55
Olá Edson!
Taí uma boa muda! Vale a pena investir nela.
Eu apenas tiraria completamente aquela raiz que vc assinalou em amarelo. Ela faz uma bolota que, mais tarde irá se acentuar.

abraço
Angela Fernandes26/10/2009 16:45
Olá Edson !
Bela aquisição e a poda que você fez ficou ótima.
Só falta agora esperar a brotação e torcer para os galhos nascerem onde você deseja.
edson060528/01/2010 10:06
Atualização JAN 2010
Atualização JAN 2010

FOTO 07

FOTO 08

FOTO 09

FOTO 10

Abraços.
Edson
Raphael Costa28/01/2010 10:16
belo exemplar.. com certeza vai ficar um excelente trabalho....

ah será q vc nao consegue pra min um pareceido aki noa.. aki na minha regiao nao acho essas coisas... auehuahuhuhe
edson060519/03/2010 03:04
ATUALIZAÇÃO MARÇO
ATUALIZAÇÃO MARÇO 2010

FOTO 11

FOTO 12

FOTO 13

Abraços.
Edson.
RicardoGV19/03/2010 13:11
Gratificante ver uma brotação ser um sucesso!!!
Edson, voce ja pensa em algum estilo? vejo que voce aramou e colocou os galhos na posição desejada. Fez um Bom trabalho
Está tudo bem ate agora, desejamos que ela se desenvolva com saúde e lhe traga bom resultado. Boa Sorte!!!

RicardoGV
Sergio Batalini19/03/2010 13:14
Ola , grande Edson ...

Estudando seus projetos tenho percebido que, mesmo não surgindo galhos exatamente onde queriamos é possivel conduzir a muda para onde queremos ...

Digo isso porque tenho eliminado muitos galhos que estavam "mais ou menos" nas minhas mudas , e isso tem atrasado muito o crescimento delas ... As vezes espero por galhos que não surgem nunca .

Vejo que vc mantem galhos que nascem no mesmo ponto sem prejuiso para a formação da copa ...

Parabens e boa sorte.. 😄
edson060520/03/2010 12:29
Ricardo, a idéia é tentar um HOKIDASHI (Vassoura) com algo de NATURALISTIC;

SérgioQuanto aos galhos, vou deixando como estão por enquanto, pois se eu quiser fazer alguma modificação com o tempo, o galho pode ser cortado a qualquer hora...
Grande abraço.
Edson.
edson060519/05/2010 09:21
Bem amigos,
depois desta última brotação ser um sucesso, ela veio a óbito 😢 😢 . Acho que a causa provável foi a pulverização com óleo mineral que fiz em outra caliandra e nos viburnos que ficam bem próximos, atacados por pulgões e colchonilhas. Acho essa a causa provável pois as folhas dela secaram e também sofreram com queda parcial de folhas dois jasmins... Fazer o quê? 🙁 🙁 Agora é arrumar outra muda para substituir...

Abraços.
Edson.
Renato Rodrigues Roehrs19/05/2010 10:50
Edson, tu acha que se ela não fosse um árvore recém podada, ela teria resistido ao óleo mineral.
Ou pode ser um problema entre o inseticida X espécie?

O que quero dizer é que o inseticida é essencial na contenção das "pragas", mas não pode ser utilizado em espécies que estão sendo recuperadas, que foram podadas ou que foram transplantadas, etc?

Não sei se me fiz entender.

Abraços.
RicardoGV19/05/2010 11:56
Que pena edson, estou passando pela mesma tristeza, meu ficus de longa data, dado por uma tia, esta praticamente morto...
Após uma poda feita como na sua planta, foi atacado por fungos que o detonou internamente, a casca ficou murcha, e quando percebi a tres dias atrás, ja era tarde, podei mais embaixo, apliquei uma pomada fungicida dermatológica, mas acho que num vinga não...
O uso de pasta de dente não funcionou, e por isso ocorreu o ataque de fungos...

Boa sorte ai com suas plantas, e bola pra frente, neh? 😕

Abraços,
RicardoGV
Elio19/05/2010 15:48
Amigo Edson, só para tirar a dúvida, examine detalhadamente as raízes. Se aparecer algo branco, pode ser cochonilha de raíz. Se fôr tem que tratar todas as plantas com inseticidade sistêmico.

abraço
Alexandre S. Coelho20/05/2010 19:19
É uma pena...

Mês passado, uma pequena bougainvillea que estava trabalhando secou os galhos restando somente o primeiro... E estava quase pronta 😢
Isso acontece. Agora é ver o que pode ter acontecido, como relatou o Elio, e seguir em frente!
joão josé20/05/2010 20:25
Quase perdi uma caliandra há uns meses atrás, perdi dois galhos superiores do nada! Agora preciso reformulá-la. Sinto muito Edson!
edson060520/05/2010 21:41
Elio, valeu pela dica; amanhã vou retirá-la do escorredor para fazer o "enterro" e dou uma olhada.

Renato, se causa foi mesmo a pulverização, faz sentido pois as colchonilhas estavam numa outra caliandra rosa, porém antiga e enfolhada; foi pulverizada e está numa boa.

Ricardo, eu também já perdi alguns ficus por conta de problema parecido. Quando você descobre já é tarde...

Abraços.
Edson.