Alcides Junior26/10/2009 14:12
Caliandra.
Angela Fernandes26/10/2009 16:19
Olá !!!!!!!!!
Júnior, belo porte de planta.
Pena ser um pouco pescoçuda, tinha que ter galhos mais baixos.
O calibre do tronco mostra que não é planta nova, pelo contrário.
Acho que tem que deixar se recuperar para ver o que fazer.
Confesso que não sei, talvez tenha que partir mesmo para um hokidachi.
Alcides Junior26/10/2009 16:33
Obrigado Angela, ela é um pouco pescoçuda mesmo, mas acredito que com uma grande adubação ela emita brotos mais abaixo. Se não emitir brotos eu vou podar radical e refazer a copa.
Elio26/10/2009 19:34
Olá Junior!
Algumas considerações sobre essa calliandra:
1. É uma Calliandra brevipes ( ou selloi, conforme autor)
2. Vendo a terceira foto, no local onde estava a alporque (me parece) a casca não foi cortada profundamente. Sobre o câmbio me parece que ficou aquela pelezinha marrom. Talvez isso tenha feito com que o floema não tenha sido cortado, aí a seiva elaborada desceu normalmente. Como a foto não é bem nítida nesse local, a minha opinião é relativa.
3. Até porque calliandra enraiza facilmente em alporquia.
4. Como está, como disse a Ângela, ela vai ficar pescoçuda.
abraço
Alcides Junior27/10/2009 08:48
Grande Elio, pela coloração da flor é igual a Seloi sim, tenho várias, mas as folhas delas tem uma cor meio avermelhada e são menores, por isso acho se tratar de uma outra espécie.
Sobre o alporque, tomei o devido cuidado de retirar bem a pelezinha, sempre tive sucesso em alporques com caliandra, essa não sei o motivo, mas não emitiu ao menos uma raizinha.
Vou esperar ela se recuperar e tentar um novo alporque no tronco para diminuir a altura dela. Se não vingar vou meter o serrote mesmo...hehehe 😉
SEKI - Elio Luis Secchi27/10/2009 17:44
Amigo Junior, tem algumas coisas que parecem não ter nada a ver nesta planta, mas que acredito estar interligadas: porque ela não enraizou se caliandra enraiza muito facilmente de alporque? porque as folhas são menores e meio avermelhadas? a resposta acredito estar lá em cima onde dizes que "apesar do vaso grande, tinha poucas raizes". Ou seja, a planta não estava com bom desenvolvimento, talvez por causa da qualidade do substrato, ou o local, ou praga, ou outro fator... O certo é que com um mau desenvolvimento, com poucas raizes, com pouca circulação de seiva, o enraizamento do alporque é prejudicado, o tamanho da folhas é menor e a cor avemelhada. No meu humilde modo de ver, tudo está interligado.
Abraço
Elio27/10/2009 20:09
Junior, aguardamos o próximo capítulo!
Alcides Junior28/10/2009 14:01
Elio Luiz, hoje observando minhas caliandras, após observar atentamente outros exemplares vi que tenho outra espécie ainda, até criei um tópico no geral. Suas conclusões tem tudo a ver com o acontecido, mas que tenho espécies com folhas e ramos novos bem avermelhados tenho, estão com ótima saúde.
Dá uma olhada no geral e me ajuda a sanar esta dúvida.
Elio, dá uma conferida no geral também....