Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLT ALPORQUIA - PAPEL ALUMÍNIO

12
Laudir27/10/2009 12:57
JLT ALPORQUIA - PAPEL ALUMÍNIO
Observei no bonsaimilenar que os luzitanos utilizam papel laminado em volta do alporque.

Meu questionamento é:

Para o clima de Rondonia (quente e úmido) é recomendável uma vez que o papel alumínio estará aumentando a temperatura no alporque?

Vou fazer o teste mesmo assim. Talvez isso acelere o processo de enraizamento.

Postem suas opiniões!
DigoF327/10/2009 13:48
ola, se ai é sempre quente não presisa de papel aluminio só é importante cobrir com um saco plastico ou algo do genero pára que as raizes ainda frágeis e finas não queimem 😉 .

t+.
Fernando Andrade28/10/2009 10:26
...
Ainda acho válido fazer a experiência, pode ser que acelere o processo, depois relata o resultado...

Abraços...
nickyfury28/10/2009 16:28
bonsai
Até onde sei, aqui em Brasilia estamos usando o papel aluminio para recobrir superficies grandes por ocasião de cortes radicais. Aplica-se primeiro uma boa pasta cicatrizante, e em seguida cobre-se o local com um pedaço de papel aluminio. Isso acelera o processo de cicatrização e de fechamento do corte, proporcionando um melhor resultado, inclusive. 😄

Se há aceleramento nesse processo, talvez possa haver tambem em caso de alporquia. Apesar de ser um local quente, Rondonia é uma região mais úmida. Isso pode ser interessante, tambem. Estaremos aguardando o resultado de seu trabalho nesse sentido, para apreciar e discutir os resultados. 😄
ALEXNOCERA29/10/2009 13:59
Tenho utilizado o plastico preto (sacos de lixo) com esse mesmo objetivo. Após cobrir todo o esfago com plastico transparente, e fazer as amarras, dou também algumas voltas com o plastico preto. Na hora de fazer uma vistoria, retira-se somente o plastico preto, sem mexer no esfagno.
Acredito que tenha a mesma função, esquentar mais a região do alporque e proteger as frágeis raizes dos raios solares.
Talvez com o papel aluminio esquente um pouco mais, só tomando cuidado que este papel normalmente tem dois lados, um lado com brilho e outro sem brilho. Para quem aprecia assar carne com este tipo de papel, o lado 'brilhoso' fica para dentro, para não refletir o calor.

Sds
Alex.
SEKI - Elio Luis Secchi29/10/2009 17:32
Faço alporques há uns 30 anos. Considero que o sucesso de um alporque tem mais a ver com: espécie de planta, época que é feito, estado vegetativo da planta, galho escolhido. Tem outros detalhes que acredito serem de menor importância. O caso do papel alumínio creio que seja um deles. O alporque feito na planta certa, na época certa, com galho em estado vegetativo pleno tem tanto sucesso de resultado com ou sem o papel alumínio, assim como o contrário também. Mas é apenas minha opinião baseada em experimentos próprios, na região onde vivo, o que também é um fator de influência.

abraço
Isailton Matteussi13/01/2010 22:33
Alporquia papel alumínio
Laudir.

Estamos aguardando atualização para sabermos se a experiência foi válida.
.
Laudir14/01/2010 10:49
Alow amigos... tive que adiar o teste.... mas daqui um mes eu posto fotos

Com a jabuticabeira nao deu certo pq a semvergonha cicatrizou o anel....

fiz com um pé de poncâ (nao sei se é assim q se escreve).
rnpelarin28/01/2010 17:59
Galera,

Deixa eu tirar uma dúvida com vocês.

Eu comecei uma alporquia a uns 4 meses em um limoeiro, é um galho grande, inclusive tem frutos.

Usei apenas o sfagno e o enraizador, fiz alporquia no sistema de ponte, deixando um caminho no anel sem ser cortado.

Até o momento esta tudo correndo bem e me parece que em breve já deve estar pronta para ser separada da árvore pois já tem bastante raiz no sfagno que nasceram 😄

Gostaria de saber, daqui pra frente, como devo proceder com esta peça que sera retirada da arvore. Corto abaixo de onde foi feito o anel imagino, mas dai, ponho em que tipo de vaso, que tipo de adubo, terra, substrato, etc. etc.....

Devo podar o galho inteiro antes, tirar os frutos, deixo folhas, poucas, muitas, nenhuma antes de retira-la da arvore ?

valeu pessoal 😄
rnpelarin28/01/2010 18:01
Outra pergunta,

Tem uma pitangueira aqui que gostaria de fazer alporquia nela também,

até que grossura de tronco aplica-se a alporquia ?

Nela tem alguns troncos com 10 cm de diametro ou até mais, sera que posso fazer neles ?

valeu
SEKI - Elio Luis Secchi28/01/2010 22:19
Rafael, para a retirada da alporquia é necessário sim retirar graande parte da massa verde, especialmente se, como você disse, é um galho grande. Frutos, então, nem pensar em deixar. Esta retirada dos galhos e folhas poderia ser feita na mesma hora da retirada do alporque, mas, sendo o galho grande também se indica retirar boa parte da massa verde logo. A quantidade e tamanho das raizes no alporque é pequena em função do pouco espaço, então a massa verde que deve ficar também tem que ser pouca, como também não deixar galhos longos. O ideal seria se tivesse alguns galhos finos e curtos, com folhas, bem perto do local do alporque, daí poderia retirar todo o resto. Para retirar corte logo abaixo de onde foi feito o anel e plante em um substrato misto e bem drenado, pouca terra, muito pedrisco, areia grossa, telha triturada, o que tiver. Neste fórum tem várias sugestões de misturas de substrato. Pode plantar em um vso, bacia com furos, ou até preferencialmente em um escorredor de massa para no futuro indentivar o crescimento e brotação na mamadeira. Procure com a ferramenta de busca neste fórum a técnica "ëscorredor/mamadeira" . Adubação somente depois que novos brotos surgirem após o plantio, cerca de um mês após.
A questão sobre o alporque em pitangueira, devo dizer que por ser uma mirtácea a alporquia não é muito eficiente. Se deixar ponte de casca, cicatriza sempre, sem enraizar. Mesmo retirando toda casca a tendência é mais em cicatrizar do que enraizar, então a cada 60 dias é bom abrir o alporque e ver se não está cicatrizando, raspando o material que se regenera. Mesmo assim pode levar até dois anos para enraizar. Isso acontece com quase a totalidade das mirtáceas: pitanga, jaboticaba, camboin, guabiroba, guabiju, araçá, etc... veja que a jaboticaba do Laudir também cicatrizou, não é novidade... o sucesso com a goiabeira, normalmente é melhor entre as mirtáceas. Em galhos grossos, então é praticamente impossível o enraizamento. Ao contrário de algumas espécies de plantas que se pode fazer alporques em galhos bem grossos.
Espero que ajude.

abraço
rnpelarin29/01/2010 09:10
Legal Elio,

muito obrigado pelas suas dicas, vou segui-las. 😄

Sobre espécies, mangueira será que enraiza facil se eu fazer um alporque ?

obrigado

Rafael
ALEXNOCERA29/01/2010 13:33
Olá Elio Luis, aproveitando a sua resposta, ainda é uma época boa para alporquia em mirtáceas (em especial para jabuticabas e pitangas), já que estamos praticamente em meados do verão ?
Obrigado.

Sds
Alex.
SEKI - Elio Luis Secchi29/01/2010 16:58
Rafael, como moro na Serra gaúcha e aqui por causa do frio não temos mangueiras, nunca tentei fazer alporque. Mas acho que deve se tentar, até acredito que possa enraizar bem. Acho, apenas.
Alex, como eu disse parece que nunca é uma boa época para alporque em mirtácea eheheheheh. De qualquer modo, no geral o verão é sempre uma boa época para alporque, primavera e verão. Inclusive eu gosto de fazer alporques no fim do verão para retirar no fim do inverno-início de primavera, quando considero ser a melhor época para o desmame/retirada. Mas no caso das mirtáceas, que tem dificuldade em enraizar, isso quase nunca acontece antes de um ano, ano e meio. Então pode fazer praticamente em qualquer época pois ela não vai enraizar logo de qualquer forma. E de qualquer forma tem que ficar cuidando a cicatrização do anel, então...

abraço

Elio
Elio02/02/2010 23:55
Rafael e Alex............sigam as orientações do meu xará!
A larga experiência dele o capacita a dizer o que ele disse, com muita propriedade: Alporque em mirtáceas, só se for a última opção.

abraço
Laudir11/03/2010 14:49
Laudir escreveu:
Alow amigos... tive que adiar o teste.... mas daqui um mes eu posto fotos

Com a jabuticabeira nao deu certo pq a semvergonha cicatrizou o anel....

fiz com um pé de poncâ (nao sei se é assim q se escreve).

Hoje percebi uns "dedinhos" de raíz saindo... pelo que eu contei, sao umas 4 ou 5 dum lado só.

nao tirei fotos pq nao quiz expo-las à claridade.... ahhh um mes depois q eu cobri com o papel aluminio eu tirei ele.... nao estou muito certo de que ele venha ajudar na alporquia aqui nesta minha região (quente e úmida)
Laudir19/03/2010 17:06
Como prometido, aqui estão as fotos... de má qualidade pq usei um celular.
Depois posto mais fotos da arvore inteira e com uma garrafa pet ao lado pra dar uma idéia do tamanho.

Foi um processo simples:
1- fiz o anel inteiro, sem ponte
2- Enxarquei bem a serragem em solução enraizadora (pura... sem água).
3- nos primeiros 15 dias deixei com o papel alumínio, depois tirei e deixei o filme plástico.
3.1 - Antes que me perguntem: a Serragem é bem escura, desta forma o saco preto ficou sendo dispensável.

Fiz o bombom dia 14/01/2010
Abaixo o resultado:

Elio19/03/2010 17:50
Olá Laudir!
Se me permite fazer alguns comentários!
Nunca use solução enraizadora pura. É como usar adubo líquido puro.
Como vê tem pouquíssimas e curtas raízes. Se cortar o tronco e plantar o alporque será difícil a planta sobreviver. E, se viver, ficará com nebari defeituso pois só tem umas 4 raízes de um lado só.
O que recomendo:
Com uma faca afiada tire toda a calosidade onde não sugiram raízes.
Preencha novamente com serragem umedecida.
Deixe uns 4 a 5 meses que deverão surgir mais raízes.

Um abraço
Laudir19/03/2010 18:16
Elio escreveu:
Olá Laudir!
Se me permite fazer alguns comentários!
Nunca use solução enraizadora pura. É como usar adubo líquido puro.
Como vê tem pouquíssimas e curtas raízes. Se cortar o tronco e plantar o alporque será difícil a planta sobreviver. E, se viver, ficará com nebari defeituso pois só tem umas 4 raízes de um lado só.
O que recomendo:
Com uma faca afiada tire toda a calosidade onde não sugiram raízes.
Preencha novamente com serragem umedecida.
Deixe uns 4 a 5 meses que deverão surgir mais raízes.

Um abraço

Olá Élio!

quanto ao calo, nao fiz semelhante ao q vc me ensinou.
fiz um alporque numa acerola... a bendita soltou somente uma raíz e desta várias "sub-raízes"... qdo fui ver ela tinha uns 10 cm de pura cabeleira saindo de um unico ponto.
O que eu fiz?
Coloquei o vaso e enchi de areia... sempre mantive com uma umidade que não permitisse prejudicar a raiz.
A duas semanas cortei o alporque e plantei no escorredor. Surpresa agradável qdo fui ver abaixo da areia. Estava cheio de raízes por todos os lados.

Pela sua experiência eu vou fazer conforme sua orientação. Vou fazer o corte por baixo do calo e enterrá-lo novamente na serragem.

Obrigado pela dica em bom tempo!
nickyfury20/03/2010 07:33
bonsai
Pela experiencia que eu tenho com aceroleira, os alporques nessa espécie costumam render poucas raizes mesmo, inclusive, com emissão em apenas um lado, por melhor que tenha sido a retirada de casca e madeira no local a ser trabalhado. 😲

Isso quando não seca todo o galho anelado. O mesmo ocorre na jabu, sendo que nesta, por outro lado, o alporque só emite resultado razoável após um ano, ou um ano e meio. 😲

Mas é de praxe continuarmos insistindo. Afinal, com técnicas como a detalhada pelo grande Elio, sempre podemos contornar uma situação ruim, e favorecer nosso trabalho, sem risco de ficarmos com apenas uma raiz nas mãos. 😉
Laudir20/03/2010 08:41
Fui fazer o que o amigo Elio orientou, mas tive uma grata surpresa.
Gemas brancas surgindo meio que escondidas ou acanhadas.

Ou seja, não precisei realizar o corte do calo. Só coloquei o copo com areia e deixei. Agora é aguardar a cabeleira.

Obrigado!
Darci06/11/2010 22:39
Alporquia
Caros amigos:
Estou fazendo minhas primeiras experiencias com a alporquia e tenho duvidas qto a visualizaçao das raizes.Se eu nao conseguir visualizar as possiveis raizes aparecendo e retirar o plastico eu posso colocar novamente se nao tiver raizes suficientes? Posso colocar mais enraizador e continuar o processo?
neiluis06/11/2010 22:49
tenho a mesma duvida do darci
Laudir07/11/2010 14:34
tenho feito isso tranquilamente... é claro que sempre espero que se passe no mínimo uns 45 dias.
Elio07/11/2010 19:08
Re: Alporquia
Darci escreveu:
Caros amigos:
Estou fazendo minhas primeiras experiencias com a alporquia e tenho duvidas qto a visualizaçao das raizes.Se eu nao conseguir visualizar as possiveis raizes aparecendo e retirar o plastico eu posso colocar novamente se nao tiver raizes suficientes? Posso colocar mais enraizador e continuar o processo?

Darci, se as raízes ainda não aparecem, recoloque o plástico e aguarde. Somente quando as raízes aparecerem por fora do substrato, de cor amarronzada, é que é a hora de tirar o alporque.
Pode colocar mais enraizador diluído na dosagem certa. Recomendo colocar somente uma vez ao mês.
Quanto ao prazo de aparecerem as raízes, depende da espécie. Tem algumas que enraízam em 01 mês; outras em 24 meses.

abraço
12