Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

:::::pinheiro negro:::::

Filipe Henrique29/10/2009 21:46
:::::pinheiro negro:::::
Ola ,
Esse é meu 1° pinheiro negro, há um LONGOO caminho a seguir, mas gostaria de ver se o meu pensamento é correto, ou se há um caminho melhor.
Comprei ele há uns 6 meses e de lá pra cá a única coisa q fiz, foi dar uma poda nos galhos do meio da planta, esse circulo mostra onde havia ramos igual ao topo, depois disso os brotos debaixo deram uma boa encorpada.
O bonsai vai ser apenas a parte dentro do circulo maior, a foto:

Esse é o ângulo em q penso em replantá-lo:

Usando como 1°galho esse logo abaixo do corte, meu polegar segura na foto acima. O novo ápice pode ser o galho 3 deixando crescer bem como novo galho de sacrifício fazendo um alporque do galho de sacrifício atual.
Penso em aumentar a conicidade da planta fazendo essa substituição.

esses números indicam:
1) pré corte ou parte onde se faria um Jim.
2) corte definitivo caso a opção acima não seja utilizada.
3)novo ápice e futuro ponteiro do galho de sacrifício, o risco indica onde eu pretendo cortar antes deixá-lo crescer.

não tenho experiência nenhuma com essa espécie.
Agradeço qq ajuda dica ou texto ou link ou boa sorte!!!
😄 😄 😄
abraços
LuisZuccarino30/10/2009 10:59
Filipe, parabéns pela planta, mas antes de começar a podar não se esqueça de seguir a risca as podas e aramações nela.

Coloquei uma reportagem de uma revista no SOU PRINCIPIANTE - Pinheiro Negro, autor Rogerio. Como a página dele ta travando porque são muitas fotos, não vou postar na sua também, dá uma olhada lá.

Um abraço e boa sorte.
Filipe Henrique30/10/2009 11:07
VLW LuisZuccarino,
eu tenho aquela revista e to seguindo + ou - aquela ideia lá msm.
vou deixar o link de onde vc postou aqui tb:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12634
muito boa a materia diga-se de passagem, obrigado por posta-la!
vlw brother!
t+
Markus Von Kossel30/10/2009 13:21
Vc vai deixa-lo crescendo para o lado? Tipo kan-kengai? ou vai plantar ela inclinada para format um moyoji?
Acho q um moyojy ia ficar muto bacana! usando um galho bem proximo ao seu futuro jin!

Sim????
Filipe Henrique30/10/2009 15:11
Sim brother, pretendo usar o galho lateral como o novo apice, nessa fase muitas vezes mudo radicalmente o projeto desenhado em minha cabeça... vou tentar passar pro papel e fotografa-lo.
prova disso é que, um han-kengai pode ser uma boa hipotese a ser testada com o passar do tempo. MAs nesse caso usaria o galho q seguro com o polegar na foto 2, broto mais baixo de todos para a parte q desce ao lado da borda do vaso.
MELHOR
vou explicar com fotos fica mais facil pra deixar claro oq eu penso, ma já gostei sa sua ideia:
1) 1° galho, ou o kengay do han kengay
2) galho de fundo
3) segundo galho
parte amarela, novo apice de onde saira em algum ponto o novo galho de sacrificil,

na verdade estou tentando adaptar a tecnica exposta na revista que o LuisZuccarino postou aqui, a tecnica que venho utilisando aqui nas minhas plantas.
ps; postei o link da postagen do LuisZuccarino logo acima, é uma otima materia!

vlw pela ideia.

abraços
Markus Von Kossel30/10/2009 21:59
Eu achei q vc ia aramar aquele galho fino e torcer ele até a curvatura virar para o lado contrário, puxando ele para cima!

Primeira curva a direita no jin, a curva para esquerda é a curva q está indo pra baixo, que vc torceria levando o novo ápide da direita para cima e para esquerda!

Me entendeu? Nào rola? hiuhuihuhiui!!!
Valeu parceiro! quero só ver q q vc vai fazer!
Abraço, Boa sorte!
André Rocha24/01/2013 21:24
Filipe,

você continuou com esse projeto? Gostaria de ver como ficou afinal.

Abraço
Filipe Henrique24/01/2013 22:57
infelizmente... veio a óbito!
estive meio ocupado com alguns trabalhos e minha namorada regou por algum tempo... acho que foi excesso de agua... alem da minha notoria falta de experiencia com a especie.

também tinha grandes expectativas pra planta...
😕 🙁

vlw

abraços
André Rocha25/01/2013 09:22
Poxa, que pena. 😢
WFROTA25/01/2013 13:57
Se fosse minha ficarei muito mal.