Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tirem-me uma Dúvida

vmterra16/09/2005 07:59
Tirem-me uma Dúvida
Olá pessoal, ontem fui fazer uma poda em uma de minhas jabuticabeiras, e me passou uma coisa na cabeça que nunca tinha pensado antes e nem lido em lugar nenhum! Além da estação do ano e outras coisas que infueciam, a fase da LUA vai influenciar também o desenvolvimento da mesma? Qual fase seria a correta para se fazer uma poda? Agora fiquei muito curioso com isso!

Espero que alguém saiba tirar essa dúvida!

Grato,

Vitor Moulin.
Illex16/09/2005 08:32
Re: Tirem-me uma Dúvida
Olá Vitor,

Vou citar uma materia retirada do Informativo da nossa antiga Ribeirao Preto Bonsai kai.

CALENDARIO LUNAR

Nas arvores, é efetiva a participação influente da Lua na alteração do fluxo e refluxo da seiva. Observando este fenomeno, muitos cultivadores usam o ciclo lunar para melhor desenvolver suas culturas. É importante o cuidado com as adubações e atenção na aplicação de produtos que poderão ao longo do tempo prejudicar o solo.

LUA CRESCENTE (QUARTO CRESCENTE) - A seiva dos vegetais é atraida para cima da terra pela luminosidade, permitindo um melhor desenvolvimento das partes aereas das plantas. Periodo ideal para o plantio de flores, frutos, transplantes e enxertos.

LUA CHEIA - Com luminosidade maxima a seiva tem excelente circulação. Época propria para o plantio de sementes.

LUA MINGUANTE (QUARTO MINGUANTE) - Começa o refluxo da seiva em direção às raizes em virtude da queda da luminosidade. Periodo favoravel para o corte de bambu e madeira.

LUA NOVA - Esta fase determina o maximo refluxo da seiva favorecendo as partes subterraneas das plantas. Neste periodo é baixa a resistencia às pragas e ruim para o plantio.

Espero ter ajudado amigo Vitor. T+.

Abraços:

Illex
vmterra16/09/2005 10:49
Valew Illex, T+

Vitor Moulin
Illex16/09/2005 15:31
Olá Vitor,

Aqui tem um site, inclusive parte dele veio da Unicamp, que fala mais sobre os astros e a Lua principalmente, em relação às plantas.

http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/A17curiosi2.htm

T+ amigo.

Abraços:

Illex