Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro Shohin I

Ronaldo Santos02/11/2009 23:50
Pinheiro Negro Shohin I
Olá Pessoal

Conforme havia promtido estarei postando algumas plantas que tenho cuidado/trabalhado a algum tempo, para seus comentários. Na verdade sei das deficiencias que cada uma tem, mas o conjunto da obra não me faz desistir da mesmas. Nessas plantas tenho aplicado algum conhecimento e dicas que aprendi em Forums, consultando alguns amigos e participando de alguns workshops. Dessa forma e como já disse aguardo comentários.
Infelizmente a grana está curta o que não me permite dedicação ao hobby como gostaria, a prática em um bom n[ivel exige algum investimento, entretanto me sinto muito feliz com meus projetos.

Obrigado pela recepção.

Ronaldo Santos

marco_avelar03/11/2009 00:28
Muito bonito o seu PN! Eu não consigo identificar nada que precise ser mudado!

Parabéns pelo trabalho!
Felipe Mendonca03/11/2009 00:35
Ronaldo, brilha muito no Corintians rssssss. Pelo menos vc n desistiu de cultivar ne. Tenho uma coisa pra te dizer, sua planta ta linda, dedicacao, leitura e amor vai fazer de nos cada dia mais bons bonsaistas. Parabens e forte abraco!
Vhalveruth03/11/2009 08:49
mt linda sua planta, estou atraz de um PN, mas acho melhor eu pegar mais XP pra conseguir fazer um trabalho bolo assim

abraços
Ronaldo Santos03/11/2009 23:20
Muito obrigado à todos pelos elogios, entretanto esse kuro matsuo eu apenas mantenho não foi desenvolvido por mim. Aliás como a maioria dos ocidentais sofro de ansiedade e não comecei no bonsai a muito tempo, como disse fazem aproximadamente um pouco mais de 3 anos que tenho me dedicado com afinco. Tenho um pré conceito e me desculpem aqueles que discordam, manter uma planta, principalmente um pinheiro negro requer sim muitos cuidados e técnicas, mas mante-los simplesmente não me torna seu autor.
Nessa planta especificamente tenho procurado aplicar algumas técnicas visando corrigir alguns problemas como engrossar o segundo galho a direita melhorar a ramificação dando mais volume.
Um ponto que me incomodava bastante era o vaso redondo, apesar de muito bonito não combinava com a planta procurei por algum tempo um retangular e achei somente este, como voces podem ver ainda me incomoda, deveria ser um pouquinho menor, mas sabem como é dinheiro curto, então já que não tem tu, vai tu mesmo!!!
Com o tempo vou postar alguns outros que eu tenho inclusive alguns que trabalhei mais e outros que são projetos pra daqui alguns anos,
Vhalveruth, matei uns 6 mas aprendi 2 coisas bem básicas: enxistem micro climas sem falar no clima mesmo e precisam ser respeitados, logo; quando comprar uma planta deve observa muito bem as condiçoes onde ela já estava ambientada e nunca mexa de imediato, deixe que ela se ambiente ao seu viveiro. Segundo nunca trabalhe fora de época, repeite as estações quando o assunto é pinheiro negro.

Abraços,

Ronaldo Santos