Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Leucenas no escorredor

Ale_Imortal03/11/2009 18:32
Leucenas no escorredor
Olá galera, estou faz algum tempo tentando tranalhar meu 1º bonsai. tenho estas 4 plantas que cultivo desde a semente. faz um mês que fiz o transplante para o escorredor. Gostaria de saber o que fazer agora?ja devo arrama-las?
Posso começar a dar forma ou devo deixa-las encorpar mais um tempo?

4 leucenas no escorredor:

comparação de cada 1 deles com uma caneta normal, reparem no corpo do tronco:

Este tentei fazer experiência na pedra, em formação.

Me ajudem, o que devo fazer???
Laudir03/11/2009 18:37
OPINIAO DE OUTRO INICIANTE:

Deixe elas no escorredor por um bom tempo. Vc poderia aramar mais para dar um leve movimento no tronco.

abraços!
Filipe Henrique03/11/2009 19:41
Ale_Imortal

Laudir DISSE TUDO!

só uma pegunta, que substrato é esse que vc esta usando?

😄 😄
abraços
Ale_Imortal05/11/2009 18:03
Obrigado Laudir, vou seguir o seu conselho e aramar para dar forma e esperar um tempo ainda. Quanto a pergunta feita pelo Filipe, isso que você esta vendo na foto é terra com "maravalha" (restos de madeira de serraria). Isso é meu substrato. E ainda misturo a terra com folhas secas. Não uso outra coisa além disso, pelo menos por enquanto. Qualquer duvida so pedir.
Laudir05/11/2009 18:14
Outra boa dica que aprendi aqui é a de enterrar o escorredor no substrato da bacia.

enterre uns 3 ou 4 dedos.

fiz isso aqui e esta acelerando quase o dobro de enraizamento.
alexmikol06/11/2009 21:43
A opção do escorredor foi boa, agora, só coloque-o na "mamadeira" (o outro vaso que o amigo bonsaista anterior comentou) após as raízes começarem a sair pelos furos do FUNDO do escorredor, nas laterais pode ficar despreocupado pois o contato com o sol se encarrega de controlá-las. Use tanto no escorredor, quanto na mamadeira um substrato bem drenante. Espero ter colaborado. Abraço!
Ale_Imortal10/11/2009 15:40
Hoje aramei as minhas plantas, vou deixar agora o tempo agir. Vou esperar 1 ou 2 messes e depois vejo como ficaram. Vou postar fotos para vocês darem suas opiniões também. Espero ajuda de todos aqui.
Ale_Imortal10/11/2009 15:49
Mais uma duvida, que estilo vocês acham que poderia ser adotado nestas 4 plantas?
Laudir10/11/2009 16:09
Moyogi??
Ale_Imortal10/11/2009 18:18
eu tinha mesmo pensado em fazer um moyogi. Vlw Laudir. Vou ver como fikam nesse estilo.

Abração!!!
DigoF311/11/2009 13:16
ola, não tenho muita experiencia com esta espécie, mas me parece ter um crescimento rápido.
A leucena é uma planta pouco vista como bonsai, isto porque éla tem uma certa dificuldade para brotar galhos baixos.
Ai vem a pergunta aramar ou não? Como falei não tenho experienia com a espécie mas acredito que não é agora e melhor época para a aramação isto porcausa do crescimento vigoroso de primavera.
mas o que vc quer? bonsai grande ou pequeno?
se vc preferir um bonsai pequeno de movimentos mais drásticos ao tronco, se vc preferir plantas grandes de um movimento inicial no primeiro 1/3 do tronco.

Sem duvidas futuramente se vc preferir um bonsai menor vai ter que fazer uma poda drástica ao tronco para o surgimento de galhos mais baixos.

boa sorte...
t+.