Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini Buxinho japonês

Rildo13/10/2004 13:49
Mini Buxinho japonês
Olá pessoal,

Comprei uma planta e o vendedor me afirmou que o nome e Mini buxinho japonês 😕 , será que é isso ❓
Alguem conhece o nome científico?
Favor opnarem sobre o estilo estou na dúvida: Kabudashi(sankan), Hokidashi?????

Amanhã coloco o detalhe das folhas e flores minúsculas.
Sergivaldo14/10/2004 00:42
Olá Rildo,

Apesar da imagem não estar muito nítida, parece ser realmente um "Buxinho" (Buxus sempervirens).

Acho que seria interessante reduzir a 1/3 a altura dos galhos e deixar o tronco engrossar um pouco antes de definir o estilo. Para isto, um vaso maior e mais fundo deve ser utilizado.

Normalmente, na ansiedade de termos logo um bonsai pronto, colocamos a planta num vaso de bonsai antes mesmo dela estar definida. Acho que ocorre ou ocorreu com todos que iniciam na arte bonsai.

Como sabemos, a regra geral é paciência, então, com muita calma, deixe a sua planta se desenvolver e, aos poucos, ela mesma te mostrará qual o estilo que ela deseja ser trabalhada.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Rildo14/10/2004 07:56
Sergivaldo, pesquisando na net achei como "Buxus Harlandii" e pelas especificações eu acho que está certo.
Então é assim......toda a muda que eu comprar devo colocar em vaso de engorda para depois de algum tempo (1 ou 2 anos 😕 ) poder planta-la em vaso de bonsai? ❓
Alexandre S. Coelho14/10/2004 09:39
Olá Rildo

É como o Sergivaldo falou, a planta vai te dizer o que fazer, a paciëncia e observação é a melhor ferramenta. Existem ocasiões em que quando compramos uma muda ela já vai estar pronta para o vaso bonsai, e outras que teremos que dar tempo ao tempo.

Espero ter ajudado

Abraços!!!

Felipe Frango Zappala19/10/2004 02:44
Olá Rildo, estou com o pessoal...
Se fosse você, colocaria ela na engorda por mais uns anos... tem todo o jeito de que vai ficar uma beleza... essa espécie tem o crescimento super lento.
Tenho 3 aqui, um pouco maiores e ainda assim não pude tirar da engorda.

Abração
Rildo19/10/2004 07:19
Felipe,
Alexandre,
Sergivaldo,

É pessoal, segui os conselhos e coloquei-a no escorredor de macarrão e podei alguns galhos, só que está murchando as folhas 😢 . O substrato está com 50% Terra, 30% argila e 20% de areia, estava no sombrite 50% e agora coloquei na sombra. Será que foi o stresse de dois replantios ❓
Obrigado a todos
Tecnolobo19/10/2004 07:35
Rildo escreveu:
Felipe,
Alexandre,
Sergivaldo,

É pessoal, segui os conselhos e coloquei-a no escorredor de macarrão e podei alguns galhos, só que está murchando as folhas 😢 . O substrato está com 50% Terra, 30% argila e 20% de areia, estava no sombrite 50% e agora coloquei na sombra. Será que foi o stresse de dois replantios ❓
Obrigado a todos

Cara é normal as folhas murcharem após um transplante, relaxa...
Se todas as folhas cairem tb não se desespere faz parte. 🙄 Após o transplante uma semana na sombra ou espere surgir novos brotos pra colocar ela ao sol.

Tecno
andre19/10/2004 08:05
se foram podadas raizes eu aconcelharia 2 semanas de sombra total recebendo so a luminosidade e mais duas de sombra parcial recebendo apenas o sol da manha ateumas 9h
Felipe Frango Zappala19/10/2004 20:35
Rildo, não entendi, como assim 2 transplantes?
Não esquenta muito não... tem espécie que sente esse transplante e pode até perder todas as folhas mesmo, como por exemplo as primaveras.

Abraços.
Rildo20/10/2004 07:08
Felipe,
É que na euforia de iniciante eu comprei a planta e coloquei no vaso da foto, depois dos conselhos dos amigos replantei no escorredor.
Felipe Frango Zappala20/10/2004 13:04
OK Rildo, não conheço ninguém que já não tenha feito isso alguma vez...
Todos nós fazemos... mas com certeza esse procedimento duplo é um tanto sofrido para a planta.
Mesmo que você venha à perder essa planta, não fique chateado. Não será a última, e só deve servir para acrescentar experiência.

Abração
sergiofilipi09/12/2004 11:49
Re: Mini Buxinho japonês
Olá pessoal,

Comprei uma planta e o vendedor me afirmou que o nome e Mini buxinho japonês 😕 , será que é isso ❓
Alguem conhece o nome científico?
Favor opnarem sobre o estilo estou na dúvida: Kabudashi(sankan), Hokidashi?????

Amanhã coloco o detalhe das folhas e flores minúsculas.[/quote

Oi Rildo, este tambem é um mini buxinho, o que você acha, estou tentando dar um formato para ele, vou deixar ele crescer um pouco mais para ver o que fazer, gostaria de opiniões e sugestões dos Mestres.
Quanto ao seu, a melhor coisa e deixar mesmo no escorredor, e paciência.

sfilipi