Yamadori em São Miguel das Missões
Arzivenko04/11/2009 22:16
Yamadori em São Miguel das Missões
Este final de semana fui até a casa do nosso colega Afonso Fengler, pois ele tinha me prometido um yamadori. Na ocasião conheci o Seu Inácio, que adora cavocar as árvores por esporte, o que poderia ser melhor em um yamadori?
Bom, fomos até uma fazenda, onde o proprietário nos permitiu retirar algumas plantas, neste yamadori foram apenas 3...
Muito Calor, muito mesmo.. Ainda bem que levei as bacias:
Começamos procurando plantas com potencial...
Uma Pitanga..
Uma Guajuvira..
Outra Pitanga, agora sim, a primeira vírima.
Detalhe para a base.
Seu Inácio começa o procedimento.
Então a vez do Afonso, que prometeu tirar o torrão sozinho..
Bom, uma alavanca ajuda.
Diminuindo o torrão, a bacia ficou pequena..
Preparando a segunda Pitanga
Pra quem acha que eu não fiz nada...
Já em casa:
A Guajuvira:
Em breve fotos de cada planta, com maiores detalhes..
Angela Fernandes04/11/2009 23:00
Olá Arzivenko !!!!!!!!!!
Belo yamadori !!!!!!!!!
Plantas fenomenais e com grande potencial cada uma delas.
Gostei de ver o trabalho que deu !!!!!!!!!
afonso Fengler05/11/2009 10:04
Olá
Realmente eu tinha prometido um yamadori para o João Pedro e finalmente conseguimos uma data(promessa é dívida), mas pra que, que dia quente, um dos dias mais quentes do ano, e dele água. Mas foi bom apesar de estar cansado até hoje. Vou confessar pra vocês duas nós conseguimos ajudar a cavocar a terceira não, mas ai o nosso amigo Inácio se empenhou nessa empreitada tirando praticamente sozinho a planta a qual se encontrava sobre uma laje.
Não rendeu muito por causa da tentação das pitangas:
brincadeira,
outra foto da guajuvira no local.
belas plantas, que o João Pedro escolheu.
agardamos as outras fotos.
um abraço
Afonso
Laudir05/11/2009 10:52
Cuidado com o IBAMA vc´s dois rsrs...
brincadeira...
São ótimos exemplares e prometem bastante.
Postem a evolução para podermos acompanhar e nos deliciar 😄 😄
Arzivenko05/11/2009 11:03
Laudir, a coleta foi feita fora da qualquer área de preservação permanente, o proprietário possui reserva legal, e fizemos transplanta de espécimes juvenis. 😉
Acho que eu mesmo já criei um tópico falando sobre restrições legais nos Yamadori, é sempre bom entrar em contato com o órgão ambiental local, queremos que a arte do bonsai seja vinculada com a preservação, e não com a depredação do ambiente natural.
Angela Fernandes05/11/2009 22:30
Olá !!!!!!!!!!!
Amogo Arzivenko, quero ver aki no forum o desenvolvimento destas plantas que me parecem que ficarão belíssimas.
Ricardo Paiva05/11/2009 23:52
Que beleza de programação Arzivenko, Afonso e claro, o Seu Inácio.
A 1ª pitangueira me chamou muito a atenção, material muito promissor.
Quantoa guajuvira, não seria melhor desfolhar um pouco ela para diminuir o stress da planta?
Aproveito pra perguntar aos amigos o seguinte: estive no interior do RS e lá coletei uma lanta que me chamou a atenção pela textura do tronco, folhas pequenas e espinhos tipo os da piracanta. Até a folha lembra muito mas é menor. O pessoal de lá me disse que se trata de um "MÓIO", vocês sabem me dizer do que se trata?
Arzivenko06/11/2009 08:23
Algumas fotos das plantas, quase uma semana depois:
duas pitangas...
A guajuvira ainda não fiz uma foto como quero, mas da pra ter um pouco mais de noção sobre a peça...

EZEQUIEL JUNIOR06/11/2009 09:28
Essa segunda pitangueira é linda, a base dela é nota 10!!!
Ricardo Paiva06/11/2009 10:27
É dela que falei Ezequiel, material muitíssimo promissor.
SEKI - Elio Luis Secchi06/11/2009 11:39
Arzivenko, beleza de material. Parabéns aos dois. E não deixe de agradecer ao Afonso. Ele conhece os "ninhos" de planta boa.
Já fiz yamadori de guajuviras similares. Eu daria dois conselhos; primeiro reduzir massa foliar, até galhos cortar mais curtos. Segundo fazer uma miniestufa enscando a planta com plástico até aparecerem os novos brotos, daí abre lentamente por uma semana, cada dia um pouco mais até liberar totalmente o plástico.
abraço
Ricardo Paiva06/11/2009 12:16
Olá Elio, eu já tinha falado sobre a desfolha...
Quantoao esquema da estufa é muito bom mesmo e o detalhe de ir abrindo o plástico aos poucos é muito importante, eu quase comprometi uma pitangueira muito boa que tenho por causa disto.
Agora Elio, veja se você pode me ajudar: estive no interior do RS e lá coletei uma lanta que me chamou a atenção pela textura do tronco, folhas pequenas e espinhos tipo os da piracanta. Até a folha lembra muito mas é menor. O pessoal de lá me disse que se trata de um "MÓIO", você por acaso sabe me dizer do que se trata?
Arzivenko06/11/2009 12:43
Exato, seria bem pertinente e também prudente fazer a desfolha, nas pitangas não porque são mais resistentes, mas a guajuvira é mais sensível e saiu com menos torrão. Eu como sou teimoso, vou olhar a guajuvira umas 2 ou 3 vezes por dia, se ela tivesse começado a murchar, como sinal de baixa pressão de turgor, eu teria feito a desfolha na hora! Como falei, estou acompanhando ela como um bebê recém nascido, a estufa é ótima em muitos casos, mas tem que tomar cuidado porque ela aumenta a temperatura interna do conjunto, o que aumenta ainda mais a transpiração, na verdade é um ótimo mecanismo pra estimular brotação. Tenho dado água duas vezes por dia, e o substrato têm se mantido úmido, mas não encharcado. Estamos no sexto dia, e ela está muito bem, afinal, saiu do sol e foi pra sombra, ganhando água todo dia, coisa que neste tempo não teria tido, então, está se recuperando bem.
Existe outra questão fisiológica envolvida, em dias quentes a planta fecha seus estômatos, desta forma previne a perda de água, por isto é importante não molhar as folhas durante dias quentes, apenas o substrato. Uma vez que a temperatura das folhas diminua, ela abre os estômatos e começa a perder água nas trocas gasosas. Em plantas sadias não tem problema, pois irá aumentar o metabolismo das mesmas, apenas plantas reenvasadas ou transplantadas devemos ter mais cuidado.
SEKI - Elio Luis Secchi06/11/2009 14:55
Ricardo, infelizmente não vou poder te ajudar com relação a esta planta chamada "móio". Sabe que muitas vezes estes nomes são regionais e de regiões bem restrita. Como este nome em minha região nunca ouvi falar. Quem sabe cria um tópico com fotos para identificação e daí gente de mais regiões podem ajudar. Até é interessante dizer neste tópico exatamente de que região é, porque as diferenças de plantas existentes no RS fronteira, centro ou serra, é muito grande.
Arzivenko, tentando ajudar: tenho notado que a guajuvira, diferentemente da maioria das plantas, se mantendo em substrato com umidade, demora muito para mostrar desidratação, mesmo que às vezes não esteja enraizando. Com esta camuflagem, quando percebemos a desidratação ela pode ser tardia. Certamente não com a mesma intensidade, mas como ocorre com a maioria das coníferas: quando percebemos que as folhas (acículas) estão começando a dar sinais de secar é porque o tronco já morreu.
abraço
abraço
Angela Fernandes06/11/2009 21:14
Olá Arzivenko !!!!!!!!
Muito rápida a brotação, você não acha ???
Me parece que as pitangueiras estão bem saudáveis.
Quanto a guajuvira...quero ver o "desenrolar" desta história.