Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

IDENTIFICAÇÃO E AJUDA

Mirian Valadão05/11/2009 13:22
IDENTIFICAÇÃO E AJUDA
CAROS AMIGOS,

Ganhei esta planta em 2000, era uma mudinha muito pequena. A pessoa que me deu disse que era cedro australiano.
Ela está nesse vaso desde então e nunca mudei o substrato, só colocava adubo de vez em quando.
Há um tempo atraz fiz uma alporquia que pegou muito bem.
Ela está com 46cm de altura e 24 de circunferência na base.
Gostaria de alguma idéia e se alguém sabe se realmente é um cedro austrliano.

Abraços
Mirian
EZEQUIEL JUNIOR05/11/2009 14:23
Realmente se trata de um cedro australiano...

Tenho doi em casa.
Como a sua já tem uma base considerável, seria interessante tirar desse vaso, lavar as raízes, fazer uma poda de raís e organizar elas para formar um bom nebari e replantar em um vaso de treinamento. Antes disso, proceda com a poda drástica na altura correspondente a 3 vezes a largura na base. Logo ela irá liberar forte brotação na base, da qual você terá possibilidades de formação de copa.

Abraço
nickyfury05/11/2009 14:49
bonsai
Mirian, parabens pelo ótimo presente. Com um tronco desses, com boas brotações, dá para fazer um experimento interessante. Certamente, vez que o nobre colega Ezequiel possui experiencia nessa espécie, poderá indicar se esta planta aceita trabalho de madeira morta (shari e jin). Acho que o primeiro galho deveria ser aramado, de forma a poder dar a ele um leve movimento sinuoso, podendo constituir a estruturação principal. Com o tronco, se aceitar madeira morta, retirar toda a casca e formar um shari, que será devidamente escavado e trabalhado, aumentando dessa forma o atrativo de sua planta. 😄

Melhores informações sobre essa espécie, voce poderá encontrar no site:

http://www.sitiovitoriaregia.com.br/Cedro%20Australiano.html
Mário Sérgio05/11/2009 15:21
Parabéns!!