Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra desconhecida [C. Surinamensis]

edson060508/11/2009 09:16
Caliandra desconhecida [C. Surinamensis]
Olá amigos,
um dia desses fazendo uma caminhada pelas ruas de minha cidade encontrei uma caliandra de ~ 3m de altura. Coletei alguns galhos e estou tentando uma muda com 10 estaquinhas. Seguem as fotos:

Acredito ser uma variedade da Calliandra surinamensis. Vejam uma foto da Internet. A difereça é que a minha tem 2 pares de folhas a mais:

Abraços.
Edson.
Rodrigo_Dias_RJ08/11/2009 09:43
Edson, essa é a surinamense sim, é linda de mais!

Da flor o ano inteiro!
Netosevero18/11/2009 23:19
Olá Edson, tenho intenção de começar a trabalhar com caliandras e queria saber se as estacas vingaram sem problema.. e que tipo de substrato vc tem deixado elas.
Obrigado
edson060520/11/2009 10:40
Olá Neto,
dos ramos que colhi fiz 10 estacas. Deixei algumas horas mergulhadas em hormônio e plantei num substrato tipo PLANTMAX-Florestais produzido pela EUCATEX. Até agora apenas uma delas está dando sinais de pega 😢 😢
Em se tratando de caliandra parece ser um fraco resultado.
Talvez só com mudas de ponteiro e areia lavada o resultado seja melhor...
Vamos esperar mais opiniões dos mais experientes...
Abraço.
Edson.
Elio20/11/2009 15:50
Olá Edson!
Pode ser a surinamensis como pode ser a Haematocephala. São parecidíssimas. Só alguém com muita experiência em taxonomia pode descobrir.
Quanto ao número de folíolos que vc cita, não deve ser fator de diferenciação.
Quanto à estaquia, quando a planta está com flores, há uma grande tendência das estacas não vingarem, ou seja, o percentual é baixo.

abraço
edson060521/11/2009 21:23
Elio,
veja aqui uma Caliandra que comprei apenas para matriz. Até onde pude identificar trata-se de uma Calliandra Haematocephala, muito difícil de se encontrar mudas em minha região. Como eu disse, a planta não foi trabalhada porque o objetivo é fazer algumas mudas por alporquia, mas seguem as fotos desta tímida floração por se tratar, na minha opinião, de flores de uma singeleza e delicadeza ímpares...

Note que a cor dos botões anunciam a cor da flor!!

Abraço.
Edson.
Elio21/11/2009 22:56
EDson,eu tenho uma branca e uma vermelha. Ainda não floriram, por conta das constantes podas para definir a estrutura básica.
Os entrenós longos e as folhas compostas, mais longas ainda, é que são a parte ruim dessas espécies.
abraço
edson060514/01/2010 21:23
Elio,
você tinha razão quanto à estaquia; nenhuma das 10 estacas vingou!!
O jeito foi "roubar uma mudinha!!" 😂 😂 😂
Edson.
CARLOVICH20/01/2010 19:09
PESSOAL, NO DEPTO DE JARDINAGEM DO HOME CENTER AO LADO DA MINHA CASA TEM MUDAS DE CALIANDRAS....
ESTOU QUASE COMPRANDO POIS PARECEM SADIAS...

O PROBLEMA É QUE ACHEI OS GALHOS MUITO LISOS E BRANCOS...!!

PRÓXIMO DA JUNÇÃO DOS GALHOS LONGOS... (QUASE 1,20m) ESTÃO NASCENDO VÁRIAS FOLHAS... ESPAÇADAS... ISTO É UM BOM SINAL...?
VALE A PENA PEGÁ-LAS? POIS QUERO CORTAR ESTES TENTÁCULOS PARA DIMINUIR A ÁRVORE...RSRS OU DEVO USÁ-LAS PARA ALPORQUES? MAS JÁ AVISO QUE NÃO FIZ NENHUM AINDA! E TENHO MEDO...!

AGRADEÇO AS OPINIÕES... ABRAÇOS..