euorobert08/11/2009 11:18
Ficus, sugestões...
Felipe08/11/2009 11:27
Caro Carlos,
Como você falou..."está ficando muito alta", então pode ela logo a cima do primeiro galho....novas brotações virão de certeza.
Sergio Batalini08/11/2009 11:59
Estou com o Felipe novamente .
Aproveite o resto para fazer estacas, use garrafas pet e coloque apenas areia lavada , regue com enraizador e terá novas plantas .
O tronco tem belas curvas , aproveite isso e mantenha algumas folhas nas estacas , percebi que "pegam" mais facil com elas ... Boa sorte. 😄
Netosevero08/11/2009 14:46
Qual a função daquela parte superior de garrafa pet que vc deixou ao lado da planta??
marco_avelar08/11/2009 19:10
Euorobert, o que você pretende fazer com essa planta? Um bonsai grande ou pequeno?
Com a espessura atual do tronco da sua planta daria para fazer um bonsai que teria uma altura de, no máximo, a altura do primeiro galho. Você teria que podar de forma drástica nessa altura ou mais baixo, de preferência, para que ficasse um bom bonsai. O nebari está bom!
Se a sua intenção é fazer um bonsai maior que alguns centímetros você não deve cortar, deve deixá-lo crescendo por um bom tempo, por exemplo: se você quiser fazer um bonsai com um tronco que tenha 10 cm de diâmetro na base você deve deixá-lo crescendo bastante, ele vai alcançar alguns metros de altura antes de você ter que podar! A função do escorredor e mamadeira é fazer a planta engordar e se você já estiver satisfeito com a grossura da sua planta faça uma poda drástica, bem baixa, e com as novas brotações forme a copa; do contrário deixe-a crescer 😄 .
A relação entre altura e diâmetro no bonsai é de até 6 por 1, ou seja, se a base tem 10 cm a planta deve até 60 cm no máximo, mas é claro que se tiver 30 cm fica ainda melhor! Dessa forma o trabalho fica bom, é claro que há trabalhos bons fora destes parâmetros, mas, no geral, os bons trabalhos seguem essa regra!!!
Abraço!
euorobert21/02/2010 16:20
Netosevero,
nesse "bico" de garrafa pet tem uma mistura de torta de mamona e Farinha de osso.
JulioRJ21/02/2010 17:30
a garrafa teria que estar com a tampa aberta nao ??? pelo menos sempre fiz assim .. para que a agua entre e leve o adubo ..
Glauco Bastos21/02/2010 20:10
Eorobert,
Eu cortaria logo acima do 1º galhos, com isso vários brotos iriam surgir, 04 mêses após esta brotação escolheria quais galhos ficariam para o modêlo a seguir, adubaria bastante e no intuito de engrossar um pouco mais a estrutura deixaria um galho de sacrifício (próximo ao ápice e com crescimento vertical), se deixar crescer muito sem podar agora terá uma cicatriz que dará mais trabalho para disfarçar.
Abraços.
Glauco Bastos21/02/2010 20:13
Julio,
Não precisa deixar aberta a tampa não, quando vc rega a umidade penetra por baixo da garrafa e solta os nutrientes aos poucos, e se vc deixar a tampa aberta logo logo as moscas pousam, botam ovos e vc terá várias larvas de moscas passeando em seu substrato, sem contar no mau cheiro.
Abraços.
Ps. Antigamente eu deixava aberto por isso estou dizendo isso.
euorobert22/02/2010 08:41
Julio,
O Glauco foi mais rapido que eu na resposta... heheh 🙂
mas é isso ai mesmo, outra coisa que eu faço também, é uma vez por semana mais ou menos, regar a planta sem a tampa.
Acontece como se a planta estivesse recebendo uma dose semanal de adubo.
Glauco,
realmente acho que esse é o melhor caminho...
Mas não queria "perder" a parte de cima da árvore e estou pensando em fazer uma alporquia.
Sabe dizer se os Ficus aceitam bem alporquia?
Essa época de verão, é uma boa época para fazer isso?