Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dar formato

Beto Costta16/09/2005 15:12
Dar formato
Queria receber dos amigos uma opinião de como devo proceder para dar forma aos meus pre bonsai pois sou iniciante e tenho muita dificuldade com esta tecnica,por exemplo tenho um buxo e queria saber qual a melhor forma a dar a ele.
TC16/09/2005 16:02
vc tem que ver qual o estilo que mais se adpata a sua planta...
Lando16/09/2005 23:57
Beto,

Seja bem vindo ao nosso fórum. É um prazer recebê-lo aqui!

Bom, para dar forma a um bonsai você precisará conhecer e ter em mãos uma série de utensílios: como arames, tesouras, alicates e cia... Logicamente que cada objeto desses tem uma finalidade e uma maneira correta de serem utilizados.

Não sabendo ao certo o que você já entende acerca da arte bonsai, mas partindo do princípio de que nada conhece e de que não possui ainda o material adequado, minha sugestão para você é a seguinte:

1 - “Inspire-se sempre na realidade da Natureza”;

2 - Busque o que há de vontade em você para moldar a árvore que está em sua idéia - “a melhor forma”;

3 - Imagine-a dentro deste exemplar a ser esculpido;

4 - Providencie o material que achar necessário na concretização desta feitura;

5 – Torça um galho levemente: tracione-o com linhas presas na borda do vaso; ou, arame-o cuidadosamente de forma a não comprometer os brotos e ramificações. Não aperte muito! Com uma tesoura, pode as ponteiras dos galhos que estiverem excedendo. Use de sua sensibilidade.

Um toque: a aramação correta consiste em formar ângulos de 45º no envolvimento de um tronco ou galho.

Veja fotos ilustrativas nos tópicos abaixo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=219&highlight=arama%E7%E3o
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=52&highlight=arama%E7%E3o

6 – Mãos à obra!

Após ter esculpido tua árvore, mostra-nos por fotografia!

Beto, mais que possuir todo um aparato próprio para esse tipo de feitura, é querer! Não importando como se faça.
É obvio que, quanto mais cedo você puder adquirir e treinar a sua habilidade com as ferramentas, melhores serão os resultados dos seus trabalhos. Isso é só uma questão de tempo...

É importante atentar para o zelo, a higiene dos utensílios e a saúde da planta.

Bom, dentro de nossas possibilidades estaremos aqui te ajudando.

Boa sorte!

Um abraço.

Até mais,
charlesfmachado19/09/2005 18:32
disse tudo
O Lando disse tudo e mais um pouco. Vá devagar amigo que você pegará prática... estude os estilos, leia artigos... entenda as necessidades da espécie trabalhada e mãos a obra. O arame te ajudará a dar forma para seu bonsai... só cuidado ao torcer os galhos.

Bem vindo ao fórum amigo. 😄
Elio19/09/2005 21:01
Caro Beto !

Endosso o que meus amigos disseram. Porém, não esqueça que a parte principal da planta é a saúde dela. Mantê-la vigorosa e livre de doenças é metade do caminho. Assim aprendi com o Tomio (nipon Bonsai).
Abraço e sucesso !