Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

duvidas de epocas

ADN11/11/2009 22:15
duvidas de epocas
Olá pessoal gostaria de saber as épocas certas de poda transplante, aramação, adubação, como faço para saber essas coisa fundamentais, moro em são paulo e as condições climaticas aqui estão um pouco fora do normal mas quando a isso acho que não vou ter muito problema ! Obrigado pela atenção
Matheus 3111/11/2009 22:20
cada planta tem um periodo diferente
diga as plantas que quer saber
ADN12/11/2009 08:37
Bom dia tenho um pinheiro agulha (não sei se o nome esta correto mas foi com esse nome que comprei), azalei, pitanga, ficus, e estou comprando um pinheiro negro numa loja de plantas aqui perto uma muda um pouco grande com aproximadanentye 1mt de altura por R$80,00 sera que o preço esta bom ?
DigoF312/11/2009 18:41
ola, a gente divide as espécies no grupo das coniferas, folhas e flor e fruto, discordando com o amigo Mateus os cuidados de cada um destes grupos são quase iguais em todas as espécies se escapando por exeção poucas delas.

no grupo das:

Coniferas: Geralmente a poda radiocular poda de ramos..., transplante e aramação é feito no inverno. O trabalho em geral das coniferas é feito no inverno tempo em que a planta esta em dormencia e não sente tanto nas intervençãoes.

folhas e frutos: para a planta ter grande produção se faz poucas podas porém podas de raiz, ramos... se faz na primavera mas também se pode fazer poda de ramos o ano inteiro para manter a forma do bonsai, já as desfolhas são feitas na primavera.
podas drásticas se faz na primavera.

árvores de sómente folhas: A desfolha se faz no verão, a poda de galhos pode ser feita o ano inteiro para manter a forma, poda das raizes se faz na primavera e aramação na primavera e verão..

Porém isto pode variar um pouco de cada bonsaista como nas ázaléias uns fazem a poda antes da florãção e outros depois da floração.

Nas caliandras alguns preferem podar as raizes 2 veses por ano.

Jabuticaba: desfolhas na primavera.

piracanta: desfolhas na primavera.

Oque vc vai dessidir para vc só o tempo de bonsaismo te dira.

espero ter sido claro,
perguntas são bem vindas...

t+ 😄 .
DigoF312/11/2009 18:42
ola, sobre o preço do pinheiro negro vai depender muito da planta se ela possui galhos baixos e tal...
Com uma foto do pinheiro pode-se dizer melhor se vale a pena comprar...

t+.
Laudir13/11/2009 00:48
Acompanhando tb.

tenho dúvidas com épocas:

Ipê Rosa
Uva
Duranta
Figo
ADN13/11/2009 08:45
obrigado
Olá amigo, ficou claro sim, estou aprendendo muito sobre bonsai de uns dias pra cá e tenho gostado bastante, vou postar a foto do pinheiro negro assim que eu voltar la na flricultura pra tirar ok,
http://xcjqwq.bay.livefilestore.com/y1p4jME6Sy4FdXfvxSSjxRzf6yhe59tLRzqJX5LJG_OQd8OnZxebuuPJuuYg7ERXWKqjV0mKuLdBFmT1vrsql2YuWDQW_kSIZn1/Imag027.jpg

Esse é meu pineiro agulha
DigoF313/11/2009 08:46
ola, Caro Laudir ambas espécies que sitou se faz as podas na primavera, porém podas leves pode-se fazer o ano todo.
poda deraiz é na rpimavera e desfolhas no verão.

t+.
DigoF313/11/2009 08:49
ola Adriano Pedreira, não consigo visualizar as fotos. Tente usar o http://imageshack.us/ depois da foto ter carregado no imageshack vc copia o terceiro link de baixo para cima.

t+.
ADN13/11/2009 09:00

desculpe-me esqueci de um detalhe

Bom, esse é meu pinheiro (agulha) gostaria de saber se a aramação e poda esta correta

Obrigado, e aceito sugestões pois estou aprendendo !
acgfilho13/11/2009 09:59
Dê uma olhada aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359&start=135

No site da bonsaikai tem muita coisa tb...

Abç,
Armando.
DigoF313/11/2009 11:31
ola, a aramação esta correta sim, o que não esta correto é o posicionamento dos galhos.
O tronco da planta esta muito reto e i falta mais movimento para que o apci não fique tão longe dos outros galhos da planta.
Deixar o terçeiro galho para trás não é mais uma regra em determinados estilos.
Vou te mostrar o que eu axo que é melhor para ela, (mas não se esquessa de podar esta planta e arama-la SOMENTE no inverno.

*Podar logo acima do 3 galho

*Fazer um moyogi com o tronco e formar o novo ápci a partir do terçeiro galho.

*Torcer o primeiro e o segundo galho para que os mesmos fiquem com a ''folhagem'' mais próxima do tronco.

*Direcionar o primeiro galho para frente.

*Direcionar o segundo galho para trás.

vou ver se consigo fazer uma progeção e dai posto a foto.

t+.
DigoF313/11/2009 12:00
ola, fiz a progeção...
o que axa?

* Depois deste trabalho inicial deixe a copa crescer bastante e va trabalhando na triangulação da copa.

*A torção dos galhos é feita envolvendo o galho com rafia vegetal ou borraxa e se torçe para que a ''folhagem'' fique mais p´róxima do tronco.
Neste link tem uma ótima explicação.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12401&sid=2445a8f8355c6422686e65d5bc51e0f0

Só faça este procedimento quando estiver com segurança 😎 .

t+.
ADN13/11/2009 12:53
Olá, amigo gostei da sujestão vou aplicar mas não entendi direito como faço a torção dos galhos para ficar mais proximo ao tronco, tenho de enrrolar uma camera de ar nos galhos é isso ? e depois aramar ? obrigaado pela ajuda

a e como so vou poder fazer isso no proximo inverno posso deixar desse jeito ou devo tirar os arames ?
DigoF313/11/2009 16:28
Ola, sobre a torção dos galhos é assim mesmo depois que vc enrrolar o arame va dobrando ele (com muito cuidado) quando é muito grosso eu aramo e a cada mes eu torço mais.

Sobre o arame vc pode deixar até lá sem problemas.

boa sorte...
t+.
ADN13/11/2009 16:59
*A torção dos galhos é feita envolvendo o galho com rafia vegetal ou borraxa e se torçe para que a ''folhagem'' fique mais p´róxima do tronco.

Cara mas me fala só mais uma coisa como uso a borracha ou rafia vegetal é por baixo do arame ?

obrigado Rodrigo Sandi e desculpas por tantas perguntas, pois ainda sou leigo em alguns assuntos sobre bonsai !!
DigoF313/11/2009 21:43
ola, não tem problema perguntar, alias estamos aqui para aprender não é mesmo? 😄

*Vc deve apenas enrrola-la no tronco de baixo para cima e de cima para baixo (o importante é que quando torção o tronco não apareça o tronco).

*Se o tronco for muito grosso ai sim vc passa uma camada de borracha coloca um arame bem grosso (não enrrolado apenas seguindo o trocno) e depois cobre de borracha de novo e enrrola outro arama.

Isto vc verá na prática...

t+ 😎 .