Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Opinião/ ajuda - macieira

Rafael Damasceno13/11/2009 23:57
Opinião/ ajuda - macieira
Amigos, comprei esta macieira há pouco tempo. Me chamou atenção o nebari e tronco bem desenvolvidos. Ela tem 45cm de altura e por volta de 8 anos. Desculpem a qualidade das fotos, foram tiradas de celular:

Sei que é uma espécie um tanto incomum aqui no fórum e talvez até no Brasil, mas gostaria de dicas de amigos que têm experiência com ela, pois não sei quase nada sobre.

O substrato que veio é somente terra, pretendo trocar parte da terra por caco de tijolos e pedriscos quando começar a brotar mais intensamente. Faço certo?

O que os amigos acham sobre a condução dela? Pensei em fazer duas copas no estilo informal, pois tem dois troncos em alturas diferentes. Ou então um hokidachi. O que acham?

Sobre a floração: ela floresce/frutifica bem no clima tropical? Sei que é uma planta de clima frio, mas que se adapta bem aqui. Moro no RJ e ouvi dizer que a frutificação dela aqui é difícil. Isso é verdade?

Aguardo a ajuda dos amigos
Abraço a todos!
Laudir14/11/2009 10:47
Estou no teste. Desde o início (misho).

Tem umas 2 semans que coloquei algumas sementes no algodão encharcado e dentro da geladeira.

A tres dias atrás eu as coloquei "sobre" a geladeira. ontem eu tirei tres mudas e plantei num substrato (terra+FO).

Hoje já percebi que uma delas "ESTICOU" bastante.

Vou criar um tópico para todos possam acompanhar.

talvez com este teste eu aprenda mais sobre a espécie.
Rafael Damasceno15/11/2009 12:07
Laudir, também ja tentei por sementes. Esperei a maçã apodrecer na geladeira e quando abri, havia 2 sementes germinadas. Depois de algumas semanas, porém, elas quebraram devido a um vento forte 😲

Mais alguem pode me ajudar com esta?
Rodrigo_Dias_RJ15/11/2009 14:44
Rafel, aqui no RJ é uma planta que pede mais paciência do que o normal, boa sorte e parabens
Rafael Damasceno18/11/2009 20:58
Obrigado Rodrigo!
Aqui está uma foto mais recente e de melhor qualidade. Se necessário, posto de outros ângulos. Hoje começou a florescer
É normal ela florescer no final da primavera e logo junto com a nova brotação?

Amigos, novamente peço que se souberem algo sobre a espécie, substrato, como proceder com a desfolha, insolação (em se tratando do RJ), adubação, etc, me indiquem, pois não sei nada sobre a espécie, principalmente por ser uma frutífera/caducifólia.
Agradeço
bad_clusters20/11/2009 09:56
Rafael Damasceno, bom dia

bem vc já pesquisou sobre alporquia p. ela?

Pq acho interessante vc eliminar do 1° galho da direito acima, mas tente criar raizes neles antes através de alporquia.

abraço
Laudir20/11/2009 09:59
Também sugiro a retirada deste galho.
Vai gerar uma conicidade muito boa.

abraços!