Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmeiro e serissa

Jose Coelho14/11/2009 18:58
Ulmeiro e serissa
Como sou novato keria esclarecer algumas duvidas! Tenho u ulmeiro a 1 més, ag cairam-lhe as folhas quase todas secaram e cairam m a restantes mantem-s bem verdinhas. Tb ja fiz testes p ver s tem pragas e n encontrei nada. Sera ainda faze d s habituar ao local ou cm aki tamos n outono é normal?
Kanto a serissa s tem umas folhas murxas talvez por ainda n ter acertado c a regas, pois tenho algum receio d rega-la é mt sensivel.
Agradecias algums comentarios ou dicas.
Obrigado
Elio14/11/2009 21:22
Olá José, desculpe mas não consegui entender muito bem o que você escreveu!
Poderia escrever sem abreviações?
abraço
Jose Coelho15/11/2009 06:48
Desculpa mas é um mau habito, aqui vai com correcção lool !!

Como sou novato queria esclarecer algumas duvidas! Tenho um ulmeiro a 1 mês, agora cairam-lhe as folhas quase todas secaram e cairam mas a restantes mantém-se bem verdinhas. Também já fiz testes para ver se tem pragas e não encontrei nada. Será ainda fase de se habituar ao local ou cm aqui estamos no outono é normal?
Quanto a serissa só tem umas folhas murchas talvez por ainda não ter acertado com a regas, pois tenho algum receio d rega-la é muito sensível.
Agradecias alguns comentários ou dicas.
Obrigado
Elio15/11/2009 22:53
Olá José!
Quanto ao Ulmus cair folhas, no outono é normal.
Quanto à serissa, não é normal as folhas murcharem.
A serissa gosta de bastante água e sol indireto.
Se puder, poste fotos.

abraço
Jose Coelho16/11/2009 12:25
Aqui estão as fotos de má qualidade mas dá p perceber

Antes

Depois

A Serissa

Só tem algumas folhas de fora mais secas será que devo cortar?

Brigadão 🙂
Ricardo Paiva21/11/2009 02:47
Olá José, o èlio está correto. O ulmeiro é uma espécie caduca onde em locais de frio severo, ela perde as folhas.
Quanto a serissa, parece ser falta de água e também de sol. Elas realmente gostam de bastante água, mantenha o substrato úmido mas fique atento que virá o inverno por ai e então será preciso reduzir as regas.
Jose Coelho21/11/2009 06:55
Olá Ricardo, em relação a serissa ja tinha lido alguma informação algures onde dizia para ter muito cuidado com a rega a mesma porque são propicias a criar fungos no tronco da planta. Lá está, nem tudo o que lemos na net é verdade 😕
Tenho a planta no interior e apanha luz todo o dia através de uma porta com vidraça, não poderá a planta estar ainda a "habituar-se" ao sitio? Só cá esta a pouco mais de um mês

Compts
Elio21/11/2009 08:50
Amigo José Coelho!
Coloque a Serissa para fora. O sol, através do vidro é prejudicial à planta e, até ela se recuperar(esperemos que se recupere) mantenha no sol indireto.
abraço