Estilo Banyan
Alexandre S. Coelho14/11/2009 22:21
Estilo Banyan
Oi Pessoal
Este trabalho, Ficus retusa, venho desenvolvendo há + ou - 4 anos e me parece que vai resultar numa daquelas árvores enormes que raramente vêmos por aí... 😂
O início, yamadori que recebí de um grande amigo:
Com o tempo fui tentando reduzir a altura das raízes aéreas e então parti para uma poda radical:
Estado atual. Passei para um vaso de treinamento pois agora o trabalho será na "construção" dos galhos secundários e terciários... Adubo e aramagem:
Fazendo uma forcinha, pra mostrar o tamanho da peça 😂 :
O projeto... BANYAN – O estilo das figueiras selvagens(Fícus) com características de silhueta cheia com uma extensão extremamente larga dos galhos e bastante raízes aéreas:
Dicas, críticas e sugestões serão bem vindas!!!??? 😄
marco_avelar14/11/2009 23:30
Alexandre que beleza de planta! Mais algumas raízes aéreas e ramificação da copa e vai ficar perfeito!!! Eu já pensei em fazer um projeto assim, baseado naqueles bonsais do SiDiao, usando várias plantas e fundindo as raízes delas para dar volume ao tronco, até porque achar uma planta como a sua é muito difícil! Parabéns pela condução do trabalho!
Ricardo Paiva15/11/2009 02:10
Maravilha de trabalho Alexandre, a evolução deste ficus projeta um futuro bonsai lindo.
Adoro este estilo com muitas raízes aéreas.
Como sugestão, 😮ops: , você poderia completar com esfagno aquele espaço vazio que aparece na parte da esquedar entre as raízes.
Assim você estimularia o surgimento de outras raízes. O que achas da idéia?
Laudir15/11/2009 10:40
Que crítica?
Que Sugestão???
Este teu ficus está simplesmente magnífico!
Parabéns!
Angela Fernandes15/11/2009 12:14
Olá Alexandre !!!!!!!
Professor e eterno Presidente !!!!!!!
Magnífico o trabalho feito por você.
Já vi na natureza belos ficus enormes com estas raizes aéreas, que nos inspiram muito.
O difícil é encontrar um ficus igual ao seu que aliás ao chegar em suas mãos me parece, você já o idealizou pois, a poda que fez provocou brotações certas e nos devidos lugares.
Vai ficar digno de exposição !!!!!!!!
Rodrigo_Dias_RJ15/11/2009 14:43
Amigo Alexandre,
esse é o resultado da fome com a vontade de comer!
bonsaista certo para a planta certa
PARABENS
zeluiz15/11/2009 20:34
Alexandre
Não poderia deixar de comentar.
Achei sua planta fantástica. Adoro este estilo.
Um dia ainda terei uma parecida.
Parabéns. está um show.
zeluiz
Elio15/11/2009 23:21
Grande Alexandre!
Sugestão?.......nenhuma!
Crítica?.....................porque não é meu???................rsrsrs!
Cara, belíssimo retusa!
Nota 10 pelo trabalho realizado.
abração
SEKI - Elio Luis Secchi16/11/2009 17:44
Fantástica planta Alexandre. E um trabalho bem feito até aqui que mostra o casamento perfeito de planta e bonsaista.
Achie interessante a idéia do Ricardo de colocar esfagno para estimular a saída de raizes. Também tem aquele esquema de colocar canudinho assim que sairem raizes novas para elas não queimarem com o calor. Bom qualquer coisa que possa agregar a esta planta já é muito, porque ela está mais do que bem encaminhada.
Abraço
flavio bonsai16/11/2009 19:30
que maravilha de planta , com certeza esta show de bola .
parabens .
Alexandre S. Coelho16/11/2009 22:27
Obrigado pessoal!!!
Marco
Pois é, o material as vezes ajuda, mas esta quando chegou em minhas mão estava bem estranha... parecia um allien 😂
Ricardo
Vou ter que conseguir muitas raízes mesmo! Na época das chuvas daqui, fica mais fácil este procedimento.
Valeu Laudir!!! 😄
Angela querida
assim seja!!!
Grande Rodrigo
tenho que matar minha fome na prática também, pois somente as projeções não bastam 😂
Zeluiz
nas ruas e construções antigas de vez em quando nos deparamos com ficus assim 😉
Elio meu velho
Obg pela força sempre!!!
Elio Secchi
Aqui, uso mais a técnica dos canudinhos... Na época das chuvas como relatei antes.
Flavio
brigadão também amigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alcides Junior17/11/2009 10:59
😲 TÁ MAGNÍFICO.......
PARABÉNS.
Acho lindo os ficus, mas não me dei muito bem com eles. Aqui o clima também não ajuda.
Lhe desejo muito sucesso com ele. Show
Alexandre S. Coelho17/11/2009 21:18
Obrigado Junior
Deve ter alguma variedade que responda bem ao clima daí...!!!???
Arzivenko17/11/2009 21:25
É bem o porte de planta que eu gosto! (ja deve ter percebido)
Acho que seguindo o projeto ela vai ficar maravilhosa!
Alexandre S. Coelho17/11/2009 21:48
Obrigado também amigo!
Eu gosto de todo tipo de tamanho para os bonsai... Por falta de espaço cultivo de médio para pequenos 🙁 ...mas fora isso, o que vier nós traça 😈 😂
Marly 200918/11/2009 17:41
Alexandre S. Coelho escreveu:
Obrigado também amigo!
Eu gosto de todo tipo de tamanho para os bonsai... Por falta de espaço cultivo de médio para pequenos 🙁 ...mas fora isso, o que vier nós traça 😈 😂
Olha Alexandre.
Morri de inveja, viu. Coincidência: Estive admirando um ficus retusa enquanto esperava meu ônibus, repaz, reízes aérea por todos os troncos e lindas, fiquei admirada e pensava, daria um magnífico bonsai. E agora ela ele ai.
Está perecido D+.
Parabens pela arte.
Renan Campara Braido18/11/2009 17:52
Falar o que ne?
SHOW DE PLANTA E DE TRABALHO!!!!
bad_clusters19/11/2009 13:43
Muito bonito Ale.. tá de parabéns
Mas seguinte, se minha tentaria mexer daquelas raízes da esquerda que dá um certo vazio e fica muito distante do tronco..
Bem esta é minha visão de observador...
Abraço!
EZEQUIEL JUNIOR19/11/2009 17:10
Não sei se é alucinação minha, mas tive a impressão de visualizar uma pessoa segurando outra nos braços quando vi essa planta... interessante...
O projeto ficou muito bom, com certeza logo logo será um belo bonsai
Parabéns
Alexandre S. Coelho20/11/2009 13:11
Mais uma vez obrigado a todos de coração... É bom saber que nosso trabalho tem boa aceitação!!!
Marly
Este é o desafio da arte bonsai, tentar idealizar as belas árvores que vemos ao nosso redor... Fico feliz com a coincidência 😄
Renan meu velho... Abração!!!
bad_
O projeto é mesmo tentar densificar as raízes aéreas, sempre deixando a "caverna" ao meio 😉
Grande Ezequiel
Grande imaginação meu amigo, ainda não tinha notado isto não... Coisas de malucos por bonsai 😲 😂 😂 😂
Laudir03/03/2010 23:31
Tem novidades?
Rogério04/03/2010 00:19
Alexandre
Maravilhoso esse fícus e o trabalho feito até agora é de dar os parabéns.
Como os fícus respondem muito bem as intervenções feitas, logo terá um Bonsai magnífico.
Parabéns Amigo
Abraço,
Rogério.
Alexandre S. Coelho04/03/2010 18:08
Laudir
Estou deixando ele "um pouco de lado" para poder brotar bastante... Sem falar que o calor da época, aqui no Nordeste, não tá deixando mexer nas plantas...
Rogério
Obrigado!
Realmente esta é a vantagem dos ficus 😄
Pethrus Barros04/03/2010 20:01
Um dia eu chego lá, parabéns
Blúner Luchese Postal05/03/2010 02:45
Alexandre gostaria de saber qual a técnica para criar raizes aéreas? Alguma coisa em específico para elas se desenvolverem?
Muito lindo seu bonsai, parabéns.