Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini RomÃ

newtonhissanaga18/09/2005 02:13
Mini RomÃ
Fui aramar o tronco de um mini romã e exedi na força e o tronco se quebrou (nãocompletamente) a uns 4 cm da base...pensei em deixar assim apenas utilizando a força do arame para "recolar" as partes......como não sabia se iria funcionar ou não acabei cortando no tronco mesmo.......poderia ter deixado dojeito que ficou que se recuperaria ? Agora que está apenas um pedaço do tronco,sem galhos nem nada, ele brota novamente ??? quanto tempo pode demorar ?
Abraços..
Átila18/09/2005 14:58
Como vc fez uma "PODA DRÁSTICA" nela no final do inverno, com certeza ela rebrotará com toda força! Acredito que dentro de um mês ou antes. 🙄
Elio18/09/2005 17:27
Olá Newton !

Nestes casos, inclusive me ocorreu tbém com mini romã, passe clara de ovo na rachadura e aperte bem com ráfia ou mesmo arame. Em todos os casos que fiz isso, Mini romã, pingo de ouro e ligustrinho, houve recuperação de 100 %.
Mas, como diz o Átila, ela vai rebrotar com toda força. Apenas faça o acabamento no corte e passe um cicatrizante
Abraço
newtonhissanaga18/09/2005 18:57
Valeu pessoal........fiquei feliz em saber que ira brotar com toda força ! jah naum fico mais tao triste emolhar para ele.....agorajah o imagino bemlindo de novo............com parte superio onde foi quebrada fiz estaca !! estaca de miniroma pega ??
Abraços
charlesfmachado19/09/2005 18:24
serissa
olá amigo... também aconteceu isso comigo com uma serissa e se recuperou... quando quebrar novamente volte a posicao de antes e aguarde algumas semanas... é provável que essa roma brotará.

abraços