Allan obrigado!
Em relação ao acer você fez uma boa escolha, o tridente é mais resistente ao nosso clima. Eu já tive uma muda de palmatum que não foi para frente, mas o meu tridente vai muito bem. É só não deixá-lo exposto ao sol do meio dia, principalmente nos dias mais quentes de verão, que ele vai muito bem.
(Inclusive se você puder me mandar por mp ou e-mail o endereço e o preço que pagou pelo seu eu agradeço 😂 )
O meu é esse aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11665
O buxinho, que você citou, não deve ficar exposto ao sol forte, ele é uma espécie de meia-sombra.
Essa caliandra ai tem um substrato mais orgânico, terra preta. Quando eu a trousse, a uns 2 ou 3 meses, ela também secava algumas folhas, mas poucas. Vezes por sol queimando brotinhos novos, ou as folhas que ficavam em baixo das outras e secavam por falta de sol. Depois de um tempo ela se adaptou, foi só ter paciência...
Eu tenho outra caliandra, uma branca, que eu comprei mudinha e está crescendo bem. Coloquei como cascalho uma mistura de terra preta, lascas de madeira, caco de telha e areia, mas a maior parte do substrato é terra vegetal.
O ideal é que ela pegue sol direto, quando o sol fica muito forte as folhas se fecham e ficam protegidas.
A rega é uma vez ao dia, sempre rego no final da tarde, e se no dia seguinte o substrato estiver úmido eu não rego.
Bons para deixar a meia-sombra são: Fícus, acer, serissa, ulmus, buxinho, etc...
No sol: piracanta, todas as coníferas, primaveras, caliandras, pitecos, pitangas, jabuticabas, etc...
O mais importante para a planta se adaptar é esperar o tempo da planta e não tentar impor o nosso tempo a ela. Coloque no lugar mais adequado para a espécie, regue e adube (eu prefiro orgânico TM+FO) e as deixe lá. Uma hora você vai olhar para elas e perceber que cresceram e estão bem adaptadas.