Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustro yamadori

Seisdedos18/11/2009 09:29
Ligustro yamadori
Olá pessoal,

Retirei algumas plantas do chão, plantadas por mim logo no início da empreitada como bonsaísta...
Eis aqui um ligustro, tem muitos galhos em cima, como proceder, a minha intenção é fazer uma árvore frondosa, do tipo hokidachi.
Mas outra opinião é bemvinda tb, como dar acabamento nas pontas dos galhos que ficariam.
um ângulo
visto de cima

Obrigado pela ajuda
Arzivenko18/11/2009 09:38
Linda planta! Hokidachi acho que se aplica muito bem neste caso!
Seisdedos18/11/2009 10:03
galhos grossos
Arzivenko,

Diminuo ou retiro alguns destes galhos grossos, resultado da poda para tirar do chão ou deixo todos e somente aramo os finos que estão brotando para esconder as pontas.

Muito obrigado pela ajuda e sua opinião é de sábia experiência.
Arzivenko18/11/2009 10:08
não precisa ter pressa, na medida que os novos ramos forem se desenvolvendo a morfologia do galho vai mudando, depois é só ir trabalhando os cortes com retífica, ou mesmo com um formão, e em poucos anos os cortes não serão notados. Se fizer outra poda, apenas vai produzir mais cortes para serem cicatrizados, sendo que o processo já se iniciou nestes.

Se fosse minha, faria uma poda diminuindo o comprimento dos novos ramos e cortando fora os galhos cruzados ou em posições indesejadas, então deixaria mais um ano brotando a vontade, e então repetiria o procedimento, aproveitando a desfolha para trabalhar nas cicatrizes, já que quando a planta está com folhas, fica difícil de realizar este procedimento.
Laudir18/11/2009 10:37
Tem um belo nebari.
Seisdedos22/11/2009 11:21
estudo
Vou estudar com mais atenção seguindo as orientações do colega.

Obrigado.
daniel pipolo23/11/2009 10:54
ola... bela planta em...

quanto tempo ela ficou plantada no chao ??

estou pensando em colocar todas as mihas no chao tambem ....

valeuu
dp
Seisdedos28/11/2009 22:19
tempo de plantio
Daniel e demais interessados,

O plantio no chão realmente é muito recompensador, mas ainda estou aprendendo, estes são meus primeiros frutos, achei mais fácil de arrancar as plantas que coloquei uma tábua embaixo e também é bom dar uma aramada no início do caule para deixá-lo sinuoso, pois a tendência das plantas é crescer reta e obter alguma sinuosidade com muito maior altura, por isso aramamos o bonsai, para imitar em miniatura estas curvas naturais em uma árvore. No caso do Ligustro ficou mais ou menos um ano no chão e a tendência e crescer retão e abrir uma galhada enorme como fez o meu, os próximos eu vou dar uma primeira curva no caule para mudar o estilo. E quando arrancar os toquinhos de raízes que ficam no chão brotam tudo novamente.

Espero ter ajudado
Bruninhox22/02/2010 13:33
Que nebari!!!!!!!!!!
Hokidachi msm!
Linda!
Laudir22/02/2010 14:45
estamos aguardando atualizações
Sergio Batalini22/02/2010 15:11
Agora é hora de escolher os galhos novos , aramar .. cuidar das cicatrizes ...
Boa sorte.
Alexandre S. Coelho24/02/2010 16:42
Também quero ver como está agora ❗ 😲 😲 😲 😂
Seisdedos21/04/2010 16:19
atualmente
Amigos

Demos uma mexida para clarear e retirar o excesso de galhos.
Opinem
Alcides Junior18/08/2010 11:32
Belo ligustro, ele ficou um ano no chão após a coleta, correto?
Você sabe dizer mais ou menos quantos anos ele tem, é bem grosso mesmo.
Muito boa sua intervenção.
Em breve terá um belo bonsai.
Seisdedos22/08/2010 13:25
plantio
Olá Jr. e outros interessados,

Plantei uma estaca bem fininha (2mm) após o enraizamento plantei no chão, o ligustro desenvolve muito rápido, deixei crescer a vontade sem trabalho algum, virou uma moita alta e chegou a florescer, mais ou menos um ano, aí sim cortei baixinho os galhos e arranquei do chão direto para este "vaso".
Acho que só não soube clarear bem, deveria ter deixado este galho grosso da direita que retiramos ( eu e um colega ) acho que cada um pensou num estilo e não ficou bom, vou colocar no chão novamente e deixar cicatrizar e crescer novos galhos. Fiz um monte de mudinhas e algumas já estão no chão.
Explicação: não consigo ver outro estilo senão o hokidachi e hoje após bem brotadinho, olhando de cima ficou um lado sem preenchimento, fico devendo as fotos pois meu micro é mt velho e lento ( e não é bonsai...rs), não tem nem usb, então imagina vcs como é prá colocar fotos na net discada ainda por cima.

Desculpem me se fui longo demais
Marcio Vargas23/08/2010 21:26
Bela Arvore

Acompanharemos...
Becker23/08/2010 21:56
😄 Postando para acompanhar a evolução.... 😉