BONSAIZUMBY21/11/2009 09:24
JABUTICABA
Essa eu peguei no sitio de um amigo, varios pés de jabuticaba com + ou - 40 anos de idade, tentei a sorte e tirei um galho bem grande cortei e plantei no vazo acho que vai vingar.

Guilherme Casagrande21/11/2009 11:41
essas brotações ja estavam nela ou sao novas e realmente estao vingando?
abraços
Ronaldo Santos21/11/2009 16:22
Olá
Falarei por experiência minha, se pouca é verdade, mas já tentei fazer mudas a partir de estacas, digo isso porque acima voce descreveu que pegou um galho bem grande, cortou e plantou, logo: estou deduzindo que não tem raiz. Certa vez, repeti esse mesmo teste, e passados 1 ano, apesar de produzir frutos, várias brotações não haviam raizes... Hoje sei que isso é muito comum nas mirtaceas em geral, assim com sei que algumas pessoas, plantam ponteiras que acabam por enraizar, ou que aplicar a técnica da Garrafa pet como estufa, ou uma estufa com água na base. Convém então a meu ver monitorar, no meu caso joguei tudo fora depois de 1 ano sem raiz. Sei também que o Hidaka me disse fazer estacas a partir de ponteiras e sem o uso de qualquer outro artifício como estufa, mas o Clima de Atibaia é totalmente diferente de Curitiba, então por mais que ele tenha sucesso não sei se vale aqui pro Sul.
Face a dificuldade das mirtaceas enraizarem sempre que tenho de podar raiz ou galhos dastricamente procuro proteger a planta com filme de PVC.
Um abraço
Ronaldo Santos
BONSAIZUMBY22/11/2009 09:01
Novas
As brotações são totalmente novas
r.ozelame23/11/2009 11:19
Amigo, também acho que a emissão de raízes será difícil, mas, boa sorte.
Jonasborgia23/11/2009 19:42
Amigo, você conhece a técnica que o Geraldo Inocêncio postou aqui no fórum?
É sobre a reprodução de jabuticabeiras por estacas, é muito interressante, e acho que ainda da tempo para você fazer, visto que dificilmente tua planta tem raiz.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4832&highlight=reprodu%E7%E3o+jabuticabasRodrigo_Dias_RJ23/11/2009 21:36
Amigo, a jabuticaba por estaquia não rola da forma tradicional (colocar o galho na terra), ela tem um mecanismo de defesa que ao notar a falta de raizes começa a emitir muita brotação e ate mesmo fruto. Infelizmente isso dura uma semana. Ja tive alguns casos aqui assim.