Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Opinião pro Ficus

Aluizio21/11/2009 17:56
Opinião pro Ficus
Oi pessoal, aqui estao umas fotos de um ficus que possuo. Foi obtido de alporquia. Gostaria da opiniao de vcs sobre ele.

Desde já agradeço a todos!!
Markus Von Kossel21/11/2009 19:40
Eu deixaria nesse vaso mais um tempo pra engrossar!
mantendo a adubação
Ricardo Paiva22/11/2009 01:01
Aluízio, concordo com o Markus.
Sua planta ainda é jovem e precisa engrossar muito mais o tronco. Imagino no mínimo 1 ano, melhor 1 ano e meio crescendo livre e você bombando na adubação, rega e sol.
Aluizio06/01/2010 12:18
Oi pessoal....
Aqui vao mais umas fotos do ficus atualizadas.......Fiz uma desfolha (05/01/10).
Gostaria da opiniao de vcs sobre o estilo a adotar.
Tem umas projeçoes q fiz.... nao estao tao legais quanto as q vejo por aqui, mas da pra ter uma ideia.

Aí vao:

O q acham?? a possivel frente na minha opiniao é a terceira foto...e a melhor projeçao pra mim é a primeira (o cônico).
Opinem, mandem outras sugestoes...ficarei agradecido!!
Laudir06/01/2010 12:50
Segue a primeira projeção.
Leonardo A.06/01/2010 15:13
Ola, ta bem pequeno ainda esse ficus, o negocio é plantar num vaso grande e deichar crescer livre e bombar na adubação, pelo menos uns dois anos pra engrossar bem o tronco e para começar a trabalhar o nebari.

Eu seguiria o estilo inclinado, seguindo a primeira foto, cortando o tronco acima do primeiro galho a esquerda, e formaria o novo apice usando o galho da esquerda.

Apenas inclinaria a planta mais para a direita .

Fiz uma projeção de como ficaria. (não manjo de desenho, mas acho que da pra entender)

Aluizio14/01/2010 00:04
Leonardo, obg pela projeção... este estilo tambem achei legal!
Tenho dúvidas sobre qual seguir!
Espero mais sugestoes e opinioes!!!!
Aluizio20/02/2010 17:35
Oi pessoal, aqui estao algumas fotos do ficus atualizadas.... tiradas em 11/02/10, após uns retoques. Que acham???

A frente é a da última foto.
Vou tentar a projeçao cônica como falei..tá legal???
Opinem...
Obrigado!!
DigoF320/02/2010 19:50
ola, agora com a estrutura dos galhos primarios feita não realize podas, de um bom tempo para a planta engordar.

t+
ricardosantos0720/02/2010 22:13
Deixa ele engordar e depois vc pode até fazer algo desse tipo:

Mais fotos: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/02/elegancia-da-natureza.html
Alexandre S. Coelho20/02/2010 22:22
Oi Aluízio

Vai com o pessoal... Ficus, bem como as outras árvores tropicais, pedem uma copa mais arredondada 😉
Aluizio21/02/2010 19:24
Obrigado pelas dicas........mas quando voces falam em engordar, o q querem dizer??? Deixar a planta crescer sem podas por um bom período ou nao podar esses galhos primarios??
E deixar engordar por qt tempo????

Obrigado novamente!!!!
Aluizio25/03/2010 13:53
Aqui vai uma atualização do ficus.
Está no caminho certo???

A frente é a da primeira foto.
Pretendo o estilo cônico que fiz no desenho.

Opinem, obrigado.
ricardosantos0725/03/2010 14:59
Aluizio,

Esta ficando bacana. Vc esta adubando ela pra encher mais a copa?
Aluizio26/03/2010 10:16
Realmente nem tanto ricardo..... mas ela está com a mesma aparência da postagem anterior pq a foto foi tirada depois de uma poda.... retirei bastante folhagem.

ok?
Aluizio22/06/2010 01:10
Aqui estão mais umas fotos do ficus atualizadas....
Fiz uma pequena poda e aramei alguns galhos dele.
Não ficou tao bom assim mas, como sempre, podem opinar, criticar, e etc...

Antes:

Depois:

PS: Isso nao é um escorredor-mamadeira; é apenas uma bacia q coloquei pois o vaso estava sujo em baixo!

Valeu!!
Aluizio31/12/2010 15:30
Aqui vão mais algumas fotos do ficus...

Dei uma desfolhada nele....
Vamos ver como vai ficar....

Valeu...
Rogério31/12/2010 16:28
Só uma pequena e importante observação...
É sempre bom deixar parte da folha (peciolo + um pequeno pedaço de folha) no galho.
Percebi que em 1 galho não há folhas e muitas vezes ao desfolhar por completo perde-se o galho.
Abraço
Rogério.
Aluizio31/12/2010 16:31
Obrigado, Rogério, mas isso vale pra todas as espécies de ficus??
Rogério31/12/2010 18:31
Aluizio escreveu:
Obrigado, Rogério, mas isso vale pra todas as espécies de ficus??

Quando se trata de fícus e camélia é bom deixar sempre folhas ou pequeninos pedaços delas para não perder o galho.
Sei que outras espécies aceitam bem a desfolha total + para não correr riscos é bom ter esse cuidado com os Fícus.
Abraço,