Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Osmocote em caliandras

Fernando Cesar23/11/2009 16:13
Osmocote em caliandras
Tenho uma caliandra rosa, minha duvida é: Qual a maneira prudente em usar osmocote como fertilizante nessa especie? Visto que existe muitas controversas neste tipo de fertilização.(osmocote)

A formulação do mesmo é 15-9-12, de 3 meses.

Obrigado!
Rodrigo_Dias_RJ23/11/2009 21:29
Fernando, eu uso o osmocote desde que comecei a mexer com plantas, não tenho do que reclamar.
O mais indicado seria o 10-10-10, no caso do 15-9-12 acho que a quantidade de Nitrogenio é um pouco alta, vai depender o tipo de solo que vc usa, quanto mais drenado maior vc pode usar a formula, quanto mais terra menor a quantidade de nitrogenio
Angela Fernandes23/11/2009 21:42
Olá Fernando !!!!!!!!!!
Sempre utilizei osmocote e não tenho o que reclamar.
Uso em pré também.................
Não se esqueça que estamos numa época que as plantas "comem" muito.
Fernando Cesar23/11/2009 22:04
Nunca soube que existia osmocote 10-10-10, onde vc encontrou Rodrigo?

Ele contem micronutrientes tambem?

Nas pesquisas que fiz dizem que osmocote não é muito bom para caliandras, pois elas são muito sensiveis a este, podendo queimar folhas e até mata-las.

O substrato que utilizei é 60% terra granulada, 25% areião de riu e 15% terra solomax.

Antes tinha 50% de terra granulada e 50% de pedriscos com cacos de telhas, mas secava muito rapido, por isso mudei um pouco, faz 1 mes que a transplante.
Fernando Cesar24/11/2009 02:01
Oi Angela, me conte como usa o osmocote em suas plantas. ❓
Preciso ter uma idéia, pois comprei e ainda não tive coragem de usar. 😮ops:

Obrigado! 😄
Renan Campara Braido24/11/2009 17:07
Cara, eu uso há algum tempo já e não tive problemas....
Felipe24/11/2009 20:48
Fernando,

Sempre usei. Este tipo de Osmocote que vc tem, serve para prés e mudas, justamente pelo alto indice de N.
Elio24/11/2009 21:26
Fernando, eu uso Osmocote há 3 anos e estou satisfeito.
Uso o 15-9-12 pois é a única formulação que tem micronutrientes. Embora o N2 seja alto, como compro o que é de 9 meses (tempo de liberação), a liberação bem lenta compensa o alto teor de N2.
Faço bolinhas com meia de mulher, coloco em setembro e duram, na realidade, 01 ano, às vezes até mais.
Uso nos bonsai prontos. Nos pré e mudas, uso biofert Plus e agora estou usando também Bokashi líquido. Nas mudas grandes uso Torta de algodão + Farinha de osso.

Para mim, hoje, está muito bom!

abraço
Fernando Cesar25/11/2009 00:21
Oi Élio,

há alguns anos acompanho este forum, sempre te admirei pelas postagens esclarecedoras, assim como as postagens do Valentini, HEBREU, Charle, Rock Junior e outros que assim como vc, considero verdadeiros Mestres nesta arte que é o cultivo do bonsai.

Vc disse que só usa o osmocote 15-9-12 em bonsai pronto, agora vem a duvida: Vc usa a mesma quantidade e formulação para todas as especies?

Ex: Jabuticabeira/ caliandras/ ficus

Qual é essa quantidade?

O auto valor de nitrogénio não prejudicaria as floriferas e frutíferas?

Não teria nenhum complemento em certas épocas para certas especies?

O que vc me diz sobre a famosa mistura, FO, TM e cinza de madeira do também Mestre Geraldo Inocêncio?

Confesso que a única coisa que me desagrada nessa mistura são os insetos que ela atraem. Já ouvi cultivadores dizerem que perdeu exemplares pelas pragas que os adubos organicos atraem.(moscas, larvas e outros...)

Por isso que busco outras alternativas de fertilização, mas não quero correr o risco de errar.

Meu Deus, como esse assunto é complicado e gera duvidas..... 😢

É com muita satisfação que participo deste forum tirando duvidas com pessoas como vc que já me ajudou muito com suas postagens.

Fica aqui meu muuuuito obrigado pela atenção que me é dispensada por todos 😄
Elio25/11/2009 15:14
Olá Fernando!
Em primeiro lugar: Estou loooooooooooooooonge de ser mestre!!! Não sou mais iniciante mas, com certeza, sou aprendiz!!

Vamos ao que interessa. Conforme minha experiência, pois é nisso que me baseio:

1. A quantidade de osmocote varia em função do tamanho do vaso. No mais, não faço distinção de espécie. O que acontece é que, nas floríferas/frutíferas, no outono, faço algumas aplicação de Phytus Garden, que é 0-40-20, ou seja, fósforo e potássio na veia. E, nas coníferas,, faço umas 2 aplicaçõs por ano de calcáreo de concha, para corrigir o pH.

2. Quantidade (válido para formulação de 9 meses). Ex.: vaso com 10 x 20 cm, 2 bolinhas do tamanho de um ovo. Lembre-se, bonsai pronto a gente deve deixar meio com fome, a fim que que ele não cresça vigorosamente.

3. Na realidade, o 15 de nitrogênio, ao longo de 12 meses NÃO é muito nitrogênio.

4. Complemento, já expliquei acima.

5. A mistura TM-FO +Cinza, eu não tenho experiência porém, pelo que sei e já li, é muito bom, até pelo fato de se tratar de adubo orgânico e, como tal, é de lenta liberação. O ruim (aí sim já experimentei) a TM deixa uma borra preta em cima do substrato, além do mau cheiro.
Uso Torta de Algodão + Farinha de Osso, água, um pouco de inseticida (para não juntar vermes e insetos), junto tudo e deixo curtindo uns 15 dias. Depois coloco em 3 plantas grande que eu tenho. Só nessas 3!

Bom, Fernando, é isso aí!
Isso é o que eu faço no momento, não querendo dizer que está certo!

Abraço
Fernando Cesar25/11/2009 18:23
Só mais uma duvida, Élio:

Então o seu hábito é só fertilizar com quimico, organico é dispensado?

Qual seria esse inseticida que vc utiliza nessa mistura e em qual proporção?

Do resto, muito obrigado pelos esclarecimentos. 😉
Angela Fernandes25/11/2009 20:12
Olá Fernando !!!!!!!!!
Sobre o osmocote, o Elio já disse tudo e concordo plenamente com ele.
E olha só que a experiência dele é enorme............
Geronimo do R F Junior26/11/2009 12:47
Informações
Olá amigo!

Sou iniciante neste arte e tenho uma dúvida, essa mistura de Torta de Algodão + Farinha de Osso + Água e um pouco de inseticida tinha como vc me enviar as quantidades, e se essa mistura serve para um bonsai de Bougainvillea, pois tenho uma já com 3 anos de idade e a mesma esta em um vaso de 30x20x10 e qual inseticida vc utiliza. Ok! muito grato pela atenção.

Um Forte Abraço!
Elio26/11/2009 14:14
Olá amiga Ângela.........aquele abraço!

Fernando, não uso o orgânico mais pela comodidade, pela facilidade, mau cheiro, apesar de que nas grandes, como te disse, estou usando orgânico.

Estou testanto também o Bokashi líquido (orgânico). Sobre este ainda não posso opinar.

O inseticida pode ser malathion, Decis.............algumas gotas, umas 5, num litro de água.

abraço
Elio26/11/2009 14:23
Re: Informações
Geronimo do R F Junior escreveu:
Olá amigo!

Sou iniciante neste arte e tenho uma dúvida, essa mistura de Torta de Algodão + Farinha de Osso + Água e um pouco de inseticida tinha como vc me enviar as quantidades, e se essa mistura serve para um bonsai de Bougainvillea, pois tenho uma já com 3 anos de idade e a mesma esta em um vaso de 30x20x10 e qual inseticida vc utiliza. Ok! muito grato pela atenção.

Um Forte Abraço!

Olá Gerônimo!

Compre 1 kg. de FO + 1 Kg de TA e qualquer inseticida (200 cce, decis, malathion,etc.) umas 5 gotas.

Junte com água até formar uma pasta bem mole. cubra com um pano. Deixe por uns 15 dias, abrigado do sol mas em área livre pois fede pra caramba. Esse é o tempo para curtir.

Depois coloque umas quatro bolas do tamanho de uma bola de Ping-pong, ou um pouco maior, uma de cada canto do vaso.

Repita essa operação a cada 20 /30 dias.

O ideal é colocar as bolas em pequenos vasos plásticos, emborcados.

Nota.: Hidaka-San , ainda coloca na mistura um pouco de Biofert Plus por conter micronutrientes, à razão de 5 ml por litro de água.

abraço
nickyfury28/11/2009 20:45
bonsai
Elio, além dessas suas excelentes colocações a respeito do que vc usa como adubação, acrescento mais um ótimo adubo liquido: FOSWAY. Esse não tem cheiro nem cor, parece agua, mas é uma verdadeira bomba quando se trata de adubar bem. Costumo diluir uma tampinha do recipiente em 15 ou vinte litros de agua, misturar bem e despejar meio copo em cada vaso, dependendo do tamanho do vaso, é claro. 😄

No preparo da massa TM+FO, tambem acrescento veneno formicida pika-pau em pó, colocando meia colher de sopa para cinco kg da mistura. Ao final, ao invés de usar agua pura, adiciono a solução diluida de FOSWAY, que contem todos os micronutrientes do biofert e mais alguns. 😄

No preparo do adubo, uma vez pronta a massa, faço as bolinhas e ponho para secar sobre folhas de jornais, estendidas sobre madeira. Secam em uma semana e estão prontas para usar, bastando cortar elas ao meio, ao invés de usar inteiras como voce faz. Rende mais. 😄

Numa alternancia interessante, uso o adubo liquido nas floriferas e frutiferas, organico nas plantas em desenvolvimento e osmocote nos bonsai considerados "prontos", ainda que não estejam nunca, é claro!!! 🙄

http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/fosway.php
Elio28/11/2009 21:07
Nicky, com pequenas variantes, acabamos fazendo a mesma coisa........rsrsrsrs!
No lugar do Fosway, se não me engano é basicamente P e K, eu uso o Phytus Garden que é 0-40-20.
No caso da torta e farinha de Osso eu faço em volume grande pois só coloco nas plantas grandes, cerca de 01 kg. em cada planta, dividido em 6 vasinhos emborcados.

Um grande abraço

ET.: Vai para o BOnsai 2010?
Fernando Cesar28/11/2009 21:10
nickyfury

Esqueci de incluir vc na lista dos que considero Mestre nessa arte. 😄

Pelo que entendi, assim como o Elio, vc também usa, além do osmocote, o foliar em floriferas e frutíferas como complemento né?

Obrigado por acrescentar informações neste tópico, o qual, confesso, achei que ninguém iria responder. 😂

Valeu pessoal, fiquei muito feliz!!! 😉
nickyfury29/11/2009 09:47
bonsai
Fernando, como disse o jovem bonsaista Elio, sou um mero aprendiz, eternamente aprendendo e reaprendendo a fazer bonsai. Mestre é um título honorifico muito tentador, mas a que não faço jus. Para mim, aliás, mestre mesmo é o Hidaka sensei, mestre não só em bonsai mas principalmente em humildade. Quiçá, um dia, possa eu conseguir atingir ao menos essa qualidade, acrescentando-a ao meu currículo: humildade em saber que nada sei e que sempre posso estar aprendendo algo novo. 😄

E é claro que, aprendendo algo novo, sempre que puder estarei repassando a informação aos demais, aqui neste forum ou em qualquer outro. Tendo oportunidade, sempre me empenho em renovar esse mantra: aprender sempre, para poder auxiliar quem está no caminho e ainda, por razões diversas, não conseguiu assimilar o que falta. 😄