Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sou Principiante e Minha Piracantha tem problemas

Helga Guimarães23/11/2009 17:45
Sou Principiante e Minha Piracantha tem problemas
Gostaria de uma ajuda de vocês o mais rápido possível.
Troquei a terra e o vaso dela em 30 Outubro, quando também desfolhei.
Quando ela começou a ter folhinhas de novo estava normal, mas agora cada vez mais galhos estão ficando com folhas marrons e secas.
Ela pega sol da tarde do Rio de Janeiro e é regada 1 ou 2 vezes por dia, de manhã e a noite quando vejo que está ficando seca a terra, foi assim que me explicaram na loja do bonsai, mas estou preocupada se isto é praga, excesso de sol ou excesso de água...

obrigada pela ajuda desde já!

EZEQUIEL JUNIOR23/11/2009 19:43
as imagens não apareceram...
Helga Guimarães23/11/2009 21:50
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
as imagens não apareceram...

consegui upar. desculpe nunca usei fóruns também.
Ronaldo Santos26/11/2009 22:17
Olá Helga!

É difícil diagnosticar por imagens, até porque não tenho muita experiencia, somente 3 anos praticando intensivamente, entretanto com base na fotos que voce enviou posso perceber os seguinte:

Com base na cor da base da planta, tem excesso de água, pois do tronco até as raízes a cor deveria ser uniforme, se está mais escuro é porque tem excesso de água.

Voce trocou o substrato, se podou algumas raízes, jamais deveria ter colocado adubo/fertilizante, mesmo sendo osmocote, deveria ter experado um periodo maior, talvez.

As folhas estão muito grandes, a priori isso ocorre porque há falta de sol, a planta tenta compensar a falta de sol aumentando o tamanho das folhas pra captar mais luz no pouco periodo que ela está disponível.

Por fim, acredito que esse esbranquicado que aparece por todo o tronco é uma combinação entre a falta de sol e o excesso de água, a rigor não deveria exitir esse tipo de coloração, na minha opinição se persistir esse quadro logo aparecerão fungos e cochonilhas.

Na minha opinião colocaria o vaso no sol por um periodo maior, e reduziria as regas que ao meu ver estão em excesso. O quanto regar depende muito de várias condições como: se venta muito, se pega muito sol, se o substrato é muito poroso, então dizer " regue sempre 1 vez ao dia é muito subgetivo" porque se ventar muito ou se tem excesso de sol voce certamente terá que regar mais vezes. No verão intenso minha plantas são regadas até 3 vezes por dia, mas minha Piracanta necessita de mais água.... pode imaginar, o problema é que o substrato escoa a água muito rapidamente, já os pinheiros apesar da água escoar rapidamente continuo com somente uma réga dia.

Espero ter ajudado, mas observação é a palavra chave.

Um abraço,

Ronaldo Santos