Olá, Adriano.
Já fiz váriois yamadoris de pinus elliotis e os estou trabalhando como bonsai. Por sorte ainda não perdi nenhum deles, alguns já foram coletados a 4 anos e estão cada vez mais promissores. O detalhe é que como os colegas de fórum disseram, já passou um pouco da época correta para coletá-los. Mas com sorte você não irá perdê-lo. Os meus sempre coletei no final do inverno até, no máximo, em Outubro. Outra coisa que fiz com os meus é procurar tirá-los com o máximo de raízes e da própria terra em que nasceram e deixá-los assim pelo menos um ano, aguando-os e adubando-os com adubos orgânicos (farinha de osso, torta de mamona). Somente no próximo ano é que os coloco em outro tipo de solo (cacos de tijolos moídos, casca de pinus triturada). Nesse estágio eles terão criado nas suas raízes as famosas microrrisas que são fungos benéficos ao seu desenvolvimento. Também tiro o máximo delas e as misturo no solo novo. Analisando a foto da tua planta a minha dica é para você retirar essas enormes agulhas do tronco e as que vão até a metade dos galhos. Quanto as agulhas das pontas dos galhos que também estão grandes, puxe-as todas juntas com as mãos e corte um pouco as suas pontas. Isso irá ajudá-la a não desidratar. Outra dica é que os pinus ellliotis que mais facilmente sobrevivem são aqueles que estão em terra quase desértica, nas argilosas e nas mais compactas que impedem o correto crescimento das suas raízes. Os que crescem em terra preta, mais fofa, esqueça, pois as raízes terão crescido a metros de distância e não sobrevivem. No mais é torcer para que ela sobreviva. Se isso não acontecer com essa, não esquente não, tudo serve como experiência que servirá para você retirar as outras no ano que vem.
Boa sorte!