ElisianeCristina26/11/2009 17:35
Alguem teria sementes de Primavera - Bougainvillea glabra ?
Ficaria muito grata !
Bom no Guia como cultivar bonsai da editora casa dois esta assim:
Multiplicação: por estaquia e alporquia. No Sul do Brasil por sementes!
Leandro Ferraz29/11/2009 23:07
Desculpe mais Bougainvillia tem sementes??
Eu fiz umas mudas por Estacas e estão com 30 dias e já com muitos brotos.
dicas
»Multiplicação
Primaveras multiplicam-se por alporquia ou por estacas de galho. Estacas cortadas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 centímetros. Lembre-se que o corte das estacas deve ser feito com tesoura de poda ou canivete bem afiado. Depois, é só enterrar cerca de 5 centímetros da estaca em terra de barranco (sem qualquer matéria orgânica), regar, cobrir com um saco plástico transparente e manter à meia-sombra. Se este trabalho for feito durante os meses de primavera ou início do verão, o enraizamento será rápido. Quando a mudinha começar a emitir novos brotos, vá aos poucos dando a ela mais e mais luminosidade - até chegar ao sol pleno. Mas deixe para plantá-la no local definitivo apenas uns 12 meses depois de ter iniciado o preparado da muda, em covas de 50x50x50 cm.
Misturar a terra retirada da cova com 100g de farinha de osso, preencher com terra adubada, socando para retirar bolhas ar. Regar bem.
Regar de 2 em 2 dias se não chover nos primeiros 90 dias. Após este período deixar por conta da chuva.
ElisianeCristina30/11/2009 10:30
Leandro Ferraz escreveu:
Desculpe mais Bougainvillia tem sementes??
Eu fiz umas mudas por Estacas e estão com 30 dias e já com muitos brotos.
dicas
»Multiplicação
Primaveras multiplicam-se por alporquia ou por estacas de galho. Estacas cortadas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 centímetros. Lembre-se que o corte das estacas deve ser feito com tesoura de poda ou canivete bem afiado. Depois, é só enterrar cerca de 5 centímetros da estaca em terra de barranco (sem qualquer matéria orgânica), regar, cobrir com um saco plástico transparente e manter à meia-sombra. Se este trabalho for feito durante os meses de primavera ou início do verão, o enraizamento será rápido. Quando a mudinha começar a emitir novos brotos, vá aos poucos dando a ela mais e mais luminosidade - até chegar ao sol pleno. Mas deixe para plantá-la no local definitivo apenas uns 12 meses depois de ter iniciado o preparado da muda, em covas de 50x50x50 cm.
Misturar a terra retirada da cova com 100g de farinha de osso, preencher com terra adubada, socando para retirar bolhas ar. Regar bem.
Regar de 2 em 2 dias se não chover nos primeiros 90 dias. Após este período deixar por conta da chuva.
Acredito que sim ! Pois sua Propagação pode ser feita por Alporquia, Estaquia, Sementes.
Laudir30/11/2009 11:00
A respeito da propagação da bougainville:
http://bolotasguardadas.blogspot.com/2006/01/buganvlia-bougainvillea-species.html
http://bbel.uol.com.br/artigo/paisagismo_e_flores/trepadeiras_tropicais_1__primavera.aspx
Posta uma foto da planta em questão. Talvez vc esteja confundindo o nome, pois a bougainville só se propaga pelos metodos de estaquia ou alporquia
Abraços!
ElisianeCristina30/11/2009 11:14
Laudir escreveu:
A respeito da propagação da bougainville:
http://bolotasguardadas.blogspot.com/2006/01/buganvlia-bougainvillea-species.html
http://bbel.uol.com.br/artigo/paisagismo_e_flores/trepadeiras_tropicais_1__primavera.aspx
Posta uma foto da planta em questão. Talvez vc esteja confundindo o nome, pois a bougainville só se propaga pelos metodos de estaquia ou alporquia
Abraços!
Bom tirei as minhas informações deste site :
http://www.jardineiro.net/br/banco/bougainvillea_glabra.php
Agora na pratica não sei bem !
Laudir30/11/2009 12:10
Eu particularmente nunca vi uma semente de bougainville.
Creio que o autor deste site tenha cometido um engano. Mas vamos aguardar mais comentários no tópico!
Mateus Machado16/12/2009 17:53
pessoal eu estou vendo essa discussao ai, mas eu tenho minhas duvias eu soh sei q eu achei umas caixinhas d sementes como flamboyant tem sabem? achei umas 3 embaixo d um bougainville quando chegar em casa eu tiro fotos e posto e vcs me dizem oq acham, mas a principio estava bem no pé do bougainville deve ser d bougainville
Jamir Ben Hur Salaberry01/02/2010 14:50
Mateus Machado escreveu:
pessoal eu estou vendo essa discussao ai, mas eu tenho minhas duvias eu soh sei q eu achei umas caixinhas d sementes como flamboyant tem sabem? achei umas 3 embaixo d um bougainville quando chegar em casa eu tiro fotos e posto e vcs me dizem oq acham, mas a principio estava bem no pé do bougainville deve ser d bougainville
cara, tá interessante o assunto..... realmente planta aí e vê o q dá...
eu tenho uma aqui em casa mas não ví nada em baixo da bugueville...
Matheus 3107/03/2010 15:06
Desculpa ressucitar o tópico, mas é muito importante
a Bougainvillea tem sementes sim, ela é uma angiosperma, plantas que nao dão sementes são as briófitas e pteridófitas, pois essas se reproduzem por esporos, as plantas geralmente não se reproduzem por estaquia na natureza, ainda mais por alporquia!
A primavera pode ser mais dificil de encontrar sementes, como é brasileira acredito que nao seja pelo clima, mas talvez por frequencia das regas, pela polinização, ou até por que como a propagação vegetativa é muito simples nem se usam mais sementes as pessoas que querem reproduzir, por que o metodo vegetativo é mais simples e rápido
Marcelo de Freitas Bitenc24/09/2012 16:27
Re: Alguem teria sementes de Primavera - Bougainvillea glabr
ElisianeCristina escreveu:
Ficaria muito grata !
Bom no Guia como cultivar bonsai da editora casa dois esta assim:
Multiplicação: por estaquia e alporquia. No Sul do Brasil por sementes!
Ola possuo milhares de sementes de bougainvíllea glabra a lilas, mas vc tem qual especie para trocar.