Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dêem opniões para formar este acer, buxinho e piteco

rnpelarin27/11/2009 14:28
Dêem opniões para formar este acer, buxinho e piteco
Olá pessoal, estou iniciando aqui no forum e ja algum tempo o acompanho sei que o pessoal aqui é gente fina e conhece bem. Estou voltando estes meses a mexer com bonsais e tenho um buxinho que eu podei mês passado gostaria de saber a opnião de vocês de que estilo e que galhos eu podeira fazer pra ele ficar legal. A outra foto é um Acer palmatum que adquiri uma muda, gostaria de saber também que tecnicas e onde eu poderia tentar formar galhos para dar algum estilo nele futuramente, se devo cortar o apical ou não, etc... Tem também um piteco que esta comigo desde mudinha a uns 9 anos, gostaria de saber também a opnião de vocês doque poderia fazer pra estiliza-lo e fechar mais folhas em sua copa.

Desde já agradeço a todos e parabéns pelo forum !!! 😄

Buxinho:

Acer palmatum:

Piteco:

valeu galera !
Sergio Batalini27/11/2009 14:35
Ola , uma pequena dica : poste em topicos separados para evitar confusão entre as plantas ...
- O buxinho merece uma bacia grande para crescer livre e encorpar .. enquanto cresce vc vai conduzindo e trabalhando a copa ...
- O acer , bem , eu cortaria baixo , uns 10 cm .... e faria estacas doresto ...
- O piteco, bacia tb e eliminaria um dos galhos da copa ...
Boa sorte.
Edu Miranda27/11/2009 21:00
Concordo com o Bonsérgio. Acho que o seu piteco pela textura e alongamentos entre nós se trata na realidade de uma leucena. falow.
EZEQUIEL JUNIOR28/11/2009 13:28
Realmente é uma leucena...
As dicas do Sérgio são boas, só não sei se as estacas do acer vai pegar nesta época...

Boa sorte
nickyfury28/11/2009 18:53
bonsai
rnpelarin, parabenizo o nobre colega pelas ótimas plantas, e saúdo sua vinda para o nosso forum, lugar de amigos e ótimo para se aprender a fazer bonsai. 😄

Bem, vamos a suas plantas:

O buxinho eu sugiro cortar o galho da esquerda, considerando a segunda foto, bem como o galho da direita. Com isso, a planta obtem conicidade (a base é mais larga e segue afinando até o ápice), além de um bom movimento. Para acelerar o desenvolvimento, recuperação e emissão de novas brotações, com que trabalhar os galhos futuramente, sugiro ao nobre colega replantar em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral. Isso porque em se tratando dessa espécie, o crescimento e recuperação serão melhores que se plantada em escorredor. 😄

O acer palmatum não é uma planta fácil de ser conduzida. Eu, particularmente, prefiro o acer kaede, ou tridente, ou burgerianum, como é mais conhecido. Mas, a planta é sua e o trabalho idem, então surgiro cortar o tronco uns dois dedos acima do primeiro galho comprido da direita, esperando ele engrossar e adquirir uma tonalidade mais escura (envelhecimento), ensejando com isso aramar e formar a partir dele a estruturação aerea dessa planta. Inclusive, a posição atual dele é que deverá ser mantida, e a planta será formada nesse sentido, inclusive. Como o buxinho, o acer tambem poderá ser replantado em uma bacia plastica bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante e organico, onde irá desenvolver muitas raízes com que melhorar sua estruturação. 😄

No mesmo substrato poderá ser estaqueados os galhos cortados do acer, que certamente renderão outras plantas interessantes mais à frente. 😉

Como bem disseram os demais colegas foristas, seu piteco é um leucena. A conduão mais adequada para ela (que tambem pede uma bacia plastica) pode ser realizada via aramação de tronco e galhos, buscando um movimento levemente sinuoso e mais interessante que o atual. O tronco, a meia altura, se bifurca, sendo interessante então cortar fora o segmento da esquerda, mantendo o outro. Os galhos, devidamente aramados, devem ser conduzidos a uma posição levemente horizontal, mas nunca para baixo, com a ponta ligeiramente voltada para cima. Enquanto isso, os galhinhos próximos do ápice deverão ser aramados e voltados ligeiramente para baixo, buscando com isso acentuar um apice redondo, caracteristico de plantas mais velhas. 😄

Como salientaram os colegas, na próxima procure postar uma planta por vez, para facilitar as opiniões e sugestões dos demais, ao mesmo tempo que, com isso, se ganha em termos de estudo e analise, sem comprometimento de boas idéias perderem-se. 😄
rnpelarin01/12/2009 18:00
Valeu pessoal,

Obrigado pelas opniões, vou aproveitar um pouco de cada uma !

Desculpem pela postagem de varias plantas no mesmo topico, nas proximas irei separar .

Valeu, forte abraço a todos
😮