Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução de Shimpaku

joellagunasc28/11/2009 16:59
Evolução de Shimpaku
Este shimpaku eu ja tinha postado no forum mas , nao achei o topico , por isso vou postar sua sequencia novamente com a a nova estilização que eu fiz esta semana.

Dezembro 2007

Fevereiro de 2008

Maio de 2008 , de manha bem cedo , coberto pela geada

Outubro de 2008

Neste final de primavera resolvi dar uma nova estilizada

- diminui seu tamanho ( aquele apice nao estava me agradando)
- Inclinei mais o primeiro galho
- Inverti sua frente

Peço aos amigos sugestão de vasos

Criticas e sugestoes são bem vindas

abraços

Joel
EZEQUIEL JUNIOR28/11/2009 17:51
Olá Joel, sua planta está linda, muito bem cuidada, com certeza será um belo bonsai.

Penso em algo que pode valorizar ainda mais o trabalho que já fez com ela...
Este galho da esquerda, dentro da curva seria posicionado como novo ápice, torcendo um pouco o terço inferior para reposicioná-lo. A parte que está acima do atual primeiro galho da esquerda eu faria uma torção e posicionava como primeiro galho, este ficando à esquerda, depois de uma torção em espiral... tentei fazer um desenho mas não consegui, espero ser claro nas colocações.

Abraços
nickyfury28/11/2009 18:21
bonsai
Joel, parabens pelo seu excelente trabalho até aqui. Vc mandou bem. 😄

O junipero é uma planta interessante e versátil para se trabalhar e formar bonsai. Gosto muito e tenho vários em meu viveiro, nenhum igual a outro, inclusive. 😄

Acredito que a melhor frente é a mostrada pela quarta foto, e o vaso em que a planta estava acondicionada por último (cor ocre) tambem estava ótimo, devendo o próximo ter essa mesma tonalidade mas com bordas mais baixas um pouquinho. 😄

Um ponto interessante no cultivo dessa espécie é a possibilidade de dar movimentos bem sinuosos ao tronco e aos galhos, somado ao fato de que o junipero aceita bem trabalho em madeira morta, seja shari (retirando-se parte da casca do tronco para expor a madeira), seja jin (descascando um galho e secando-o). E é exatamente isso que falta a sua planta para melhorar ainda mais a aparencia dela. 😄

Nesse sentido, minha sugestão pode parecer um tanto radical, mas ao final vc terá uma otimização que deixará sua planta mais interessante, inclusive: manter o galho da direita (quarta foto) e retirar a casca do tronco que segue acima, toda ela, formando um jin. Em seguida, aramar esse jin, inclusive os galhinhos, dando-lhes movimentos ainda mais sinuosos que o atual, de forma a compor uma imagem mais interessante.
Com o galho que fica na posição em que está, óbviamente, irá formar a nova estruturação de sua planta. 😉

Claro que esse galho deverá ser bem aramado e reconduzido a uma posição mais interessante, com movimentação levemente sinuosa. As acículas deverão ser pinçadas, para clarear e permitir novas brotações interiores, conseguidas com uma boa adubação orgânica. 😄

A título de exemplificação, veja um trabalho recente que fiz em um junipero san josé:

Nessa planta, ao contrário da sua, eu optei por eliminar todos os galhos baixos, transformando-os em jin, e aguardar a recuperação da parte restante, com que formar uma nova estrutura, aramando e baixando os galhos, dando-lhes movimentos levemente sinuosos, que irão acompanhar o mesmo ritmo dos galhos secos. 😄

Às vezes temos que radicalizar, se queremos ter em mãos um trabalho melhor que o que imaginavos ter até então. Boa sorte com sua planta. 😉