Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Retusa - 2006/2010

12
Leonardo A.14/04/2010 23:50
Guilateipel, realmente optei pela aventura, gosto muito desta planta, mas não estava contente com ela. Eu gosto mais de bonsai com as tendencias niponicas, apesar de não as seguir a risca. Quanto as raizes, vou deichar o tronco dar uma boa engrossada, até elas se fundirem com o tronco. Obrigado pelas palavras.

Leão, realmente foi muita coragem, mas como ja disse não estava satisfeito. Tenho um espaço reduzido para plantas e chega um hora que temos que mandar embora, plantas com pouco potencial, trocar por outras que nos dem mais experiencia e resultados melhores. Esse ficus eu tenho carinho especial por ele, então em vez de me livrar, resolvi dar uma nova cara ja que a planta tem um bom potencial !! Mas realmente antes estava muito linda . Espero que acompanhe a evolução dela de agora em diante.
Sergio Henrique Domingues19/04/2010 00:59
Que coragem...

Acho que eu nao teria essa mesma coragem, mas de qualquer jeito vai ficar uma otima planta, adorei as raizes, o bom do ficus e que cresce rapido logo logo ela estara linda
LEAO19/04/2010 20:11
FICUS RETUSA
Caro amigo Leonardo, admiro a tua coragem. Eu fiquei com dó sinceramente e qdo tiveres que desfazer de plantas assim, me avisa. rsrsrsrs. Eu sou principiante e adorei sua planta, com certeza vou acompanhar de perto a evolução para ver se eu estava errado mesmo.
Mas na boa cada uma faz o que quer com sua planta, os pitacos são inevitáveis e respeito todos.
Leonardo A.19/04/2010 23:32
Sergio, ficus é bom por causa disso mesmo, crescimento rapido e raizes aéreas. Espero que fique linda !!

Leão, quando fazer um bota fora te avido sim heheheh, mas esse ficus não vai embora tão cedo heheh.
Só me resta torcer pra vc estar errado heheheh, quano aos pitacos esses são sempre bem vindos.

Abraços.
Illex20/04/2010 08:34
Leonardo,

Acredito que a sua medida foi a mais sensata. Se não estava satisfeito mete a faca mesmo.

No Brasil ainda usamos pouco este tipo de poda drástica, por medo e inexperiência na Arte do Bonsai (medo é a falta de experiência e só conseguiremos a mesma (experiência) trabalhando, se ficarem com medo irão demorar a evoluir mais)):

Voltando rapidamente ao assunto, este tipo de poda é perfeita para modelarmos adequadamente nosso Bonsai:

POIS COMEÇAMOS COM BROTOS PENSANDO DAQUI 2, 3, 4 ANOS A FRENTE.

Essa é uma prática muito empregada lá fora, e muito empregada por Bonsaistas sérios, que querem atingir o maior número de regras acertadas em seus Bonsai.

Que querem conseguir uma copa mais densificada, menos "falhada", apesar da planta ser bonita, após a desfolha é nítido que muitos galhos somente possuíam folhas em suas pontas.

Agora, com esta poda drástica que tu fizestes poderá começar do zero, dar mais atenção à ramificação, melhorar o aspecto dos galhos em relação ao tronco (no caso a posição escolhida, curvas como no tronco, etc). Se repararmos bem a planta tem muita brotação não somente na parte de cima, mas também mais embaixo.

Parabéns pela tomada de decisão, não irá se arrepender, fique tranquilo, isso é uma poda que faço com frequência para corrigir plantas, principalmente Fícus (que responde incrívelmente bem), e daqui alguns anos ou meses irá ver que sua idéia estava muito correta, o importante como sempre diz Hidaka-san:

"ESTARMOS SATISFEITOS COM AQUILO QUE FAZEMOS".

Parabéns e espero ver mais resultados dela em breve.

Sei que aqui não é muito legal darmos dicas e tudo mais, porém capriche na adubação/fertilização, e os resultados serão mais breves do que espera.

Abraço meu amigo:

Illex
Leonardo A.21/04/2010 23:41
Illex, vi que temos uma linha de pensamento parecida, obrigado pelas palavras de incentivo.

Como viu tinha alguns "defeitos" na planta, a começar pela frente que não era a mais sinuosa, galhos sem ramificações e etc...

Agora é "brigar" com esse ficus pra sair algo bonito !!

Abraços.
amazonida25/04/2010 19:17
Voce foi muito cruel e sem coracao com a planta... poderia ter feita mais uma planta com ela!
Estou com trauma...
Nikkei 10005/06/2010 10:14
Muita coragem mesmo Leonardo. Realmente um belo tronco e nebari. Deve ficar muito melhor daqui para frente
Paulo W.M.08/06/2010 21:32
Voce foi muito cruel e sem coracao com a planta... poderia ter feita mais uma planta com ela!
Estou com trauma...

nooossa 😄 😲

depois desse tempinho da podo, como ela esta?
hraphi09/06/2010 02:30
Tranquilidade Leonardo, o importatnte é que a planta está com saúde e os principais atrativos que dão a aparência de idade da sua árvore estão intactos, e até melhores após as correções, que são o nebari e o tronco, a copa vc trabalha novamente, e vai te trazer mais experiência ao longo dos trabalhos, vc tem um exemplar de respeito em mãos, só não entendi, o fato de se livrar de alguns por falta de espaço, se forem parecidos com esse pode jogar no quintal daqui de casa sem problemas, rsrsrsr, abraço.
Leonardo A.09/06/2010 10:35
Pessoal fotos so na Primavera, ainda vou deichar ela brotar bastante.
Espero que acompanhem.

Hraphi - Plantas desse calibre eu não jogo fora não, dou um rumo novo a ela. Mas isso no Bonsai é normal, um dia vc se depara com planta que fez quando novato e pensa "o que eu tinha na cabeça quando adiquiri/trabalhei essa planta" e a alternativa que sobra é esta mesmo, se desfazer ou começar do zero. A medida que evoluimos nos tornamos mais exigentes.

Um abraço para todos.
Diego Santana09/06/2010 11:27
Caramba só via agora a poda radical que vc fez, cara eu nao teria feito isso nunca na vida, para mim a planta mesmo com alguns erros de regras ele estava muito linda...

Quem se entrega as regras, se definha em seu proprio mundinho, " é como a comparação do passaro solto que canta e consegue voar, enquanto o da gaiola apenas canta"

Faça alguma pesquisas na net em nome dos melhores mestres da arte, chinesa, japonesa entre outras tantas escola e logo vai perceber que muitos dos grandes mestres preferem contrarias algumas regras para o bem da plasticidade da planta....

Regras sao importantes é claro, porem algumas vezes melhor sem regras do que estragar a planta com elas............
Leonardo A.09/06/2010 18:33
Diego, alguns pontos que vc falou principalmente quanto as regras, eu ja ouvia e via a uns 6 ou 7 anos atras, alguns bonsaistas são muito fechados e levam as regras niponias a rigidez, meu amigo comparava a um "raio" os bonsai de uma pessoa famosa no Brasil por serem "peladas".

Quanto a escola chinesa e outras, não usam as conhecidas regras niponicas, mas sim regras do bom senso, são obras de arte, não faltam nada em técnica. Creio eu que deve ser muito dificil de fazer "arvores" que quase chegam a perfeição.

Eu não tenho um lado, gosto de ambas as escolas, e tenho tendencias a todas elas. Posso dizer que se tenho um lado, este é o da arte Bonsai.

Mas como falei anteriormente, ela estava longe das regras niponicas, e estava longe de ser uma obra de arte ou uma arvore de sua espécie como na natureza.
Eu não estava contente com ela. Bom, segue uma foto de um trabalho em Ficus do Rock Jr., que serviu de inspiração para mim. Pra mim, meu ficus pede algo semelhante.

Um abraço.

Diego Santana10/06/2010 08:50
Leonardo nao quiz dizer que a planta foi estragada ok..

Só dei meu ponto de vista pessoal "nada tecnico"
Acredito que cada bonsaista deve procurar seu caminho e o que lhe traz satisfação pessoal, se nao te agrada detone mesmo, e torne a planta a aparencia que te satisfaça........
Leonardo A.10/06/2010 10:43
ok Diego, o que vc disse é verdade, "muitos dos grandes mestres preferem contrariar algumas regras para o bem da plasticidade da planta.... "

Só quis falar que não é vc o primeiro a me alertar sobre isso, porem não vou transformar ele num "pinheiro", fica tranquilo. Suas dicas foram boas. Espero que acompanhe e opine sempre que possivel, afinal foi por esse motivo que estou postei minha planta no forum.

Se eu tivesse fazendo bonsai a carater omercial jamais faria o que eu fiz, mas como pra mim é um hobby, além de eu não ter pressa, ganho em aprendizado.

abraço
CARLOVICH08/08/2010 02:32
ÁCHO QUE ESTÁ DISCUSSÃO JÁ FOI ESCLARECIDA..RSRS...SÓ FICO REALMENTE TRISTE... PORQUE PARECIA REALMENTE UMA ÁRVORE DE FILME DE TERROR, COMO JA TINHA DITO... E POR ISTO NÃO TE PERDOAREI MAIS... MAS TORÇO PARA FICAR MELHOR AINDA...RSRS

ABÇS....
Danilo Muto12/08/2010 18:09
Acho que "EU" não teria coragem. Prova disso é o meu buxinho vou deixar do jeito que está apesar que poderia ser trabalhado de outra forma. hehehe 😮
ramon.cirilo27/02/2012 15:41
Amigo, acredito que somente a força de vontade que você tem para melhorar sua obra de arte pode fazer com que ela melhore cada vez mais.
Se a planta não te agradava, fez bem em começar de novo.
Acredito que serás feliz na sua decisão.
Parabéns pela força que mostra em seu ideal.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

"Embora ninguem possa voltar atrás e fazer um novo começo...Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Lucinei Reis10/04/2012 13:14
Como esta a criança ❓ ❓ ❓ ❓
Gabriel368710/04/2012 14:26
Realmente, tambem quero ver como está o fruto da sua coragem hahahaha
LuanRibeiro10/04/2012 14:38
Caracas!!
Deram "up" num post muito bom hein?!
Quero ver tbm o resultado.
ROSIMEIRE E. G.10/04/2012 16:49
Eu também quero ver o resultado!
Vou acompanhar!