Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AMOREIRA - YAMADORI

EZEQUIEL JUNIOR30/11/2009 17:21
AMOREIRA - YAMADORI
Olá Amigos,

Estava para coletar essa planta neste final de semana, mas depois de desgalhar ela, antes de partir pro ataque, notei que ela tinha alguns problemas (ou não): parte do tronco podre; conicidade invertida no primeiro terço; altura demasiada para minha experiência (1,6 m) - nunca trabalhei um material desse porte.

Gostaria de saber se valhe a pena coletar (gosto muito de amoreira), e se possível uma orientação para que eu já faça os cortes necessários para o futuro estilo antes da coleta, por que depois que desenvolver as raízes vai ser difícil de cortar pois os galhos são muito grossos e acabará quebrando raíz.

Se alguém puder ajudar fico agradecido, não estou seguro de tomar essa decisão sozinho...

Aguardo
Abraços
Arzivenko30/11/2009 21:57
É uma planta com bom potencial, eu cortaria o tronco central logo após o galho da direita, pra reduzir o tamanho total dela, mas é uma ótima peça, eu coletaria...
EZEQUIEL JUNIOR30/11/2009 22:21
Certo, mas o galho da direita tomando qual imagem como frente(interrogação)

Estava pensando em cortar logo acima desse galho da esquerda da última foto, a número 05...

ps. teclado com problema...
r.ozelame01/12/2009 08:17
Concordo com o Arzivenko, e acredito ser a foto 5...
É um material e tanto!
EZEQUIEL JUNIOR01/12/2009 19:26
Valeu Ramon,

Vou cortar o galho central logo acima da primeira ramificação à direita (foto 05) e deixar brotar pra ver no que dá...

Mais uma vez obrigado.

Abraço
Elio01/12/2009 19:56
Concordo com o Arzivenko. Corte o tronco central e, mais tarde, dependendo da brotação vc pode optar pelo tronco da direita ou pelo da esquerda, ou seja, faça em etapas.
Ah, vale a pena ressaltar........belíssimo material e, a amoreira dá um belissimo bonsai.

abraço
EZEQUIEL JUNIOR02/12/2009 09:46
Olá Elio, obrigado pela força, vou prosseguir com o yamadori.
Vai ser um GRANDE exercício de minha paciência. Separei várias estacas e fiz mudas para os futuros enxertos... essa será meu primeiro grande projeto...

Mais uam vez obrigado meu amigo.

Abraços
Elio02/12/2009 12:06
Good Luck, my friend!!