Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus Retusa - estilização

Guilherme Casagrande30/11/2009 18:18
ficus Retusa - estilização
Amigos tenho este ficus retusa a 5 anos, quano comprei me falaram que ele ja tinha dez anos, desde então ele ja passou por varios processos como:mamaderia, transplante e outros.quero opniao dos amigos, pois alguns galhos me encomodam, vamos estuda-lo.

depois de algum tempo no escorredor, pena nao ter fotos de como o nebari evoluiu.

frente.

desfolha parcial para opniao dos galhos.

zoom.

esses galhos no apice que emcomodam,
abraços
Alexandre S. Coelho01/12/2009 11:51
Oi Guilherme

Gostei bastante do ficus, parabéns!!!

Quanto ao ápice, eu apenas deixaria mais arredondado do que estava antes 😉
Jonasborgia01/12/2009 12:20
Olá camarada!
Como você pediu, vou dar a minha Opinião:
Sua planta tem um belo nebari, que precisa de coreções, pois algumas raises se cruzam.
Outro problema que vejo é no tachiagari. Mesmo com bons movimentos, os galhos tem todos o mesmo diametro. Teu 1º galho deveria ser no minimo duas veses mais grosso. Com os 5 anos que você já à possui, este problema técnico poderia ter sido resolvido a pelo menos 3. Para isso, aconselho escorredor/mamadeira pelo tempo nescessário, deixando no minimo o primeiro galho crescer livremente. Porém, cuidado com a conicidade inversa neste ponto.
Veja bem, estes são problemas técnicos que vejo.

Estéticamente, sua planta está muito bonita, e da uma boa sensação ao olhar.
Arzivenko01/12/2009 12:25
tendo esta foto como referência:

Os dois primeiros galhos saem praticamente no mesmo ponto, eu removeria o galho da esquerda, inclinando toda a planta 15º no sentido anti-horário.
Guilherme Casagrande01/12/2009 16:42
alexandre - obrigado, achei que se triangular ficaria legal, o que acha?
jonas - ja pensei em voltar com força total no escorredor, mais por enquanto vou deixar como esta.
arzivenko - pensei exatamente igual a voce, estou com essa ideia na cabeça a algum tempo, só estava esperando mais uma cabeça pra abraçar a causa, rs..
se tiver fotos de algo parecido manda ae, abraços
Elio01/12/2009 20:08
Olá Guilherme!

Embora pareça mais radical, comecei analisando a tua planta.

1. Tem um material de excelente potencial nas mãos. Bom nebari ( apesar das raízes cruzadas-fácil de resolver)
2. Tem um tachiagari com boa conicidade (ótimo)

Os ponto positivos terminam aqui.

Pontos negativos:

1. Primeira ramificações muito altas.
2. A parte aérea (vendo bem a 3ª foto) forma um triangulo reto -perfeito - bem simétrico. Isso é ruim. Fica monótono.
3. Ramos de espessuras não coerentes e saindo do mesmo ponto, como citou o Jonas.

Então, qual seria a solução.

Partindo do princípio que o principal de um bonsai vc já tem (Bom nebari e bom tachiagari) eu PODARIA bem baixo, inciando novas ramificações.

Radical? Vai demorar mais? Sim! Mas, é a diferença em você ter um ótimo bonsai ou apenas um bonsai.

Claro, o amigo não precisa concordar comigo. EU faria isso se fosse meu.............rsrsrsrs!

abração
Markus Von Kossel01/12/2009 23:02
Se fosse minha acho q ia seguir o conselho do Elio.
Ia ficar com dó, mas parei pra imaginar a planta com metade o tamanho do tronco............ ia ficar show de bola!!!
abs
Guilherme Casagrande02/12/2009 11:42
elio obrigado pela dica, talves não faço isso, vou tentar primeiro corrigir o nebari, depois passaremos pra proxima etapa.
abraços