Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus, opinem =]

luizinho la vega02/12/2009 14:58
ficus, opinem =]
esse é um ficus q tenho há 2 anos, propagado por estaca de galho.
gostaria muito da opiniao de vcs, e se possivel projeções =P.

frente

cima

vista esquerda

vista direita

base

agradeço a todos!
EZEQUIEL JUNIOR02/12/2009 17:16
Olá Luiz,

Suas plantas estão bem cuidadas, continue assim que logo logo terá belos exemplares...

Bem, com este fícus sugiro que vc arame ele e dê movimentos sinuosos ao tronco principal, movimentos meio que em zigue-zague. Esse movimento em arco que vc colocou não é legal.
Arame os galhos e dê o mesmo movimento à eles, só que mais leve rebaixando-os também. Tome cuidado por que já perdi uma planta dessas no início por torcer demais, acabei quebrando muitos galhos na hora de rebaixar...
Faça este procedimento e espere alguns meses para novas intervenções. Dá pra trabalhar um moyogi com ele, é só ter calma e paciência...

Tentei fazer um desenho para lhe orientar melhor:
bad_clusters03/12/2009 11:18
Olha como ninguem disse.....
passa para um escorredor p. acelerar o processo de engorda..
e segue estas ideias do ezequiel
luizinho la vega03/12/2009 14:41
Bad, ela ja está em um escorredor, e hj eu a pus em uma mamadeira.
agora é só aguardar. Agora um outra dúvida: que estilo de vaso combina com o estilo moyogi??
agradeço a todos pelo apoio e dicas =]
EZEQUIEL JUNIOR03/12/2009 18:22
Deixe pra pensar no vaso por último, depois que a planta estiver formada. Na escolha do vaso muito critérios entram em cena... com o tempo vc vai ficar craque nisso...
luizinho la vega03/12/2009 20:52
Blz Ezequiel, entao, pelo q to vendo, tudo tem hora certa pra ser feito hehehe agradeço pelas dicas!
bad_clusters05/12/2009 14:12
luizinho la vega escreveu:
Bad, ela ja está em um escorredor, e hj eu a pus em uma mamadeira.
agora é só aguardar. Agora um outra dúvida: que estilo de vaso combina com o estilo moyogi??
agradeço a todos pelo apoio e dicas =]

desculpe é que já usei vasilhas desta cor para colocar uma muda.. rs.rs..rs
luizinho la vega21/12/2009 15:12
uma estilizada de leve.
EZEQUIEL JUNIOR21/12/2009 17:26
Já melhorou bastante... tente deixar galhos de sacrifício na base e ir trabalhando a conicidade...

abraços