Blúner Luchese Postal02/12/2009 20:45
Jabuticaba
Aqui uma jabuticaba também comprada em uma floricultura, realizei desfolha e aramação, nao troquei de vaso, gostaria da opinião do pessoal para saber o que fazer com ela, gosto bastante desta planta.
Frente
Trás
Lado direito
Lado esquerdo

GuilaTeipel04/12/2009 15:46
parece que ficaram pequenas demais as fotos..
🙂
Franz Lopes04/12/2009 22:05
Como vai Blúner?...
Eu a transplantaria sim para um vaso maior e profundo com um substrato com boa capacidade de retenção de umidade e a deixaria se desenvolver livre por pelo menos uns 2 anos para aumento da espessura do tronco e desenvolvimento das raízes (por conseguinte nebari).
Se fosse proceder alguma intervenção nesse meio tempo, faria apenas a redução da altura da copa após o terceiro galho, tomando a foto de frente como base.
Fora isso, como te disse, deixaria ela se desenvolver livre...
Abraço e boa sorte. 😉
Franz
Laudir05/12/2009 09:41
Franz Lopes escreveu:
Como vai Blúner?...
Eu a transplantaria sim para um vaso maior e profundo com um substrato com boa capacidade de retenção de umidade e a deixaria se desenvolver livre por pelo menos uns 2 anos para aumento da espessura do tronco e desenvolvimento das raízes (por conseguinte nebari).
Se fosse proceder alguma intervenção nesse meio tempo, faria apenas a redução da altura da copa após o terceiro galho, tomando a foto de frente como base.
Fora isso, como te disse, deixaria ela se desenvolver livre...
Abraço e boa sorte. 😉
Franz
Complementando ao que o amigo lhe sugeriu, eu além de reduzir a copa/altura, colocaria um arame e "puxava" o terceiro galho para trás. Tomando como base a primeira foto.