Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meus Ficus

Rafael Monteiro03/12/2009 12:50
Meus Ficus
Saudações.

Ganhei duas mudas de ficus da minha avó, que eu pretendo transformar em bonsai.

Olhem só:

A menor deve ter uns trinta centímetros. Acho que vou deixar a menor crescer um pouco mais antes de começar a podar e definir o estilo.

A muda maior já pode receber uma poda maior, mas eu gostaria de algumas sugestões do que fazer e do que NÃO fazer.

Abs
Laudir03/12/2009 13:21
nickyfury03/12/2009 16:29
bonsai
O que fazer é bem simples: corte os galhos, reduzindo o comprimento deles, de forma a favorecer uma brotação mais próxima do tronco. Isso serve para as duas plantas, inclusive. 😄

Em seguida, arame o tronco e os galhos, dando a eles um movimento levemente sinuoso, de forma a proporcionar uma estruturação aerea mais interessante, além de melhorar o visual, tornando-o mais arrojado e técnico. Depois, adubação constante e intensa, com vistas a favorecer o engrossamento do tronco e novas brotações, com que trabalhar no mesmo sentido. 😄

Um adubo bom e barato, ótimo para ficus, é o esterco de gado, bem curtido. Espalhe bem sobre todo o solo das plantas, regando em seguida. 😄
Rafael Monteiro03/12/2009 20:00
Alguma sugestão de estilo?
Laudir03/12/2009 23:29
Tenta tirar umas fotos mais próximas das plantas.
nickyfury04/12/2009 11:14
bonsai
Rafael, um bom estilo para ambas as plantas é o moyogi, tambem chamado ereto informal. A segunda planta, por exemplo, pode ser transformada em um moyogi tronco duplo, sem nenhum problema, ok? 😄

Veja alguns exemplos desse estilo, para se orientar melhor:

Esse é de "mentirinha":

O principal é observar o desenho (movimento levemente sinuoso) do tronco, bem como o posicionamento correto dos galhos:

O desenho abaixo traduz bem isso:

O trabalho abaixo constitui-se um "penjing", que é uma arte parecida com o bonsai, de origem chinesa. Aqui, a idéia principal é o sokan( tronco duplo):

Esses estilos são os mais indicados, e embora pareçam fáceis, vc deve estudá-los bem para poder fazer um bom trabalho em suas plantas. O importante, nessa fase inicial, é educar a planta, com aramação, para poder, no futuro, ter um bom material para trabalhar. 😄
Rafael Monteiro04/12/2009 13:51
Obrigado pelas dicas pessoal =D

Vou providenciar o material necessário (arame, esterco, etc) e eu posto novas fotos assim que tiver trabalhado mais nas plantas.
Franz Lopes04/12/2009 14:47
Como vai Amigo.

Eu Também seguiria as recomendações do Nick. Porém recomendo que adquira exemplares com troncos mais grossos ou mais bem formados... Mais amadurecidos.

Estes dois exemplares que você possui te demandarão um tempo enorme para futuros resultados. Que, talvez, não venham a ser bons. 🙄

Não estou dizendo que deva descartá-las, elas certamente te ajudarão a exercitar a técnica. Exemplares assim me ajudaram bastante.

Mas para árvores de maior nível recomendo que adquira exemplares com troncos e copas mais desenvolvidos.

Boa sorte. 😉

Franz Lopes
Rafael Monteiro04/12/2009 16:13
Vamos ver como elas respondem à "engorda" e à aramagem.

A proposito: onde posso comprar esterco de gado no Rio de Janeiro?