Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

curvatura de tronco tranca passagem da seiva?

DigoF307/12/2009 22:06
curvatura de tronco tranca passagem da seiva?
ola, uma moça de uma floricultura me disse para mim não aramar drásticamente as plantas pelo fato de trancar a passagem da seiva conforme ''dobramos'' o tronco.
será que isto é possivel? ou é so senso comum...

Obrigado.
João Gregório08/12/2009 10:47
Me corrijam se estiver errado, mas teoricamente eu creio que isto não seja possível Rodrigo.

A passagem da seiva só é interrompida quando literalmente é dobrado o galho, em um acidente. Isso pode ocorrer nos galhinhos mais novos que são "pura seiva" e no caso, essa dobra, seria como a quebra de um galho normal.

Espero ter ajudado,

Abraços.
Laudir08/12/2009 10:54
Estou achando estranho o conceito desta moça, tirando por base os bonsai no estilo literati. Tem alguns em que a dobra é drástica mesmo.

DigoF308/12/2009 12:16
ola, realmente é estranho, mas uma vez aramei um ficus variegata com uma drástica torção do tronco e ele morreu logo após a torção...

obrigado...
Laudir08/12/2009 12:50
Temos uma informação diferente já... vamos aguardar mais opiniões entao...
Elio08/12/2009 13:54
Olá pessoal!

O que pode, eventualmente, impedir a passagem da seiva, principalmente a seiva elaborada, que usa o floema como dutos, é a aramação.
O Xilema que leva a seiva bruta, fica na parte mais interna da casca (no popular) e o floema, na parte mais externa.
Ao aramarmos muito apertado, sem protegermos o tronco, o galho, podemos interromper o fluxo de seiva elaborada e até mesmo da seiva bruta, o que leva a parte aramada à morte.
Isso depende também, muito em relação à espécie. Espécies de casca grossa não sofrem tanto essa agressão. Já as de casca fina, são mais delicadas.
As coníferas são muito resistentes a isso. Pode até ocorrer delas "engulirem" o arame e, tudo bem.

É por aí................

Abraço
DigoF308/12/2009 16:06
Obrigado pelo exclarecimento pessoal...

t+.