Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Uma Jaboticabeira! Queimando!!! Atualiz. 23012010

12
ricardosantos0707/12/2009 23:22
Uma Jaboticabeira! Queimando!!! Atualiz. 23012010
Oi pessoal, comprei essa Jaboticabeira a um mês, é o meu primeiro passo com Bonsais e peço a opinião experiente de vcs para ter sucesso!

Seguem as fotos:

Esta é a frente...

A frente novamente... Já retirei deste vaso e coloquei num maior.

Detalhes...

Obrigado a todos e abraços!

Ricardo
Franz Lopes08/12/2009 00:14
Como vai Ricardo?...

O que eu te recomendaria para sua Jabu é o transpllante para um vaso grande, com substrato drenante,mas com boa retenção de umidade e espaço para desenvolvimento pleno da estrutura radicular.

Deixaria ela nesta situação pelo menos uns 2 ou 3 anos para pleno desenvolvimento.

Ademais, sol pleno e adubação.

Abraços e boa sorte. 😉

Franz
ROGÉRIO DIAS08/12/2009 08:52
OI
AS JABUTICABEIRAS PRECISAM DE BASTANTEÁGUA,,,QUANTO MAIS ÁGUA MELHOR....ADORAM SOL,,,E CALOR.ISSO DEPENDE MUITO DO QUE VC QUER PRA SUA PLANTA,,,SE VC QUER QUE ELA VIRE UM BONSAI BONITO DENTRO DE UMA "ESTÉTICA" DOS BONSAI,,,COLOQUE MESMO NUM VASO MAIOR,,OU MESMO NUM ESCORREDOR COM SOLO QUE ESCOE BEM A ÁGUA MAS SEGURE A HUMIDADE...TIPO AREIA DE CONSTRUÇÃO GROSSA,,,COM UM POUCO DE TERRA PRETA,,,OU MESMO RENDIMAX,QUE VENDE EM ALGUMAS LOJAS DE PLANTAS.PODE USAR COMO ADUBO A TORTA DE MAMONA COM FARINHA DE OSSO.
Edu Miranda08/12/2009 10:02
Quando transplantar espere pelo menos 45 dias antes de adubar, adubar antes desse tempo queimaria as novas raízes que são muito sensiveis e delicadas levando sua planta à morte.
ricardosantos0723/12/2009 22:28
Jaboticaba quebrada
Senhores,

É com tristeza que eu faço essa postagem!
Moro em um pequeno prédio com 06 apartamentoe e que não tem porteiro para controlar a entrada. Moro no térreo e coloco as minhas plantas no fundo do prédio. A minha Jaboticaba estava brotando muito bem quando nesta última Quinta feira eu descobri que quebraram 02 galhos dela que quase partiram a planta ao meio. provavelmente tiveram a intenção de arrancar um galho para plantar.

Estou triste e não sei se ela vai resistir com o tronco do jeito que está. Tenho receio de a seiva não conseguir chegar até os galhos.

Seguem abaixo as fotos dela se desenvolvendo e as fotos da "tentativa de assassinato vegetal"

Em plena brotação:

Agora as fotos da quebra dos galhos!

Abraços a todos!

Ricardo
Ricardo Paiva24/12/2009 01:55
Xará, realmente o tronco foi muito comprometido. Como é uma planta jovem e forte, provavelmente não afetará a alimentação da parte acima do local do acidente.
Aquela cicatriz levará MUITOOOO tempo pra fechas, se é que vai fechar.
Eu optaria por podar o tronco logo acima do galho que aparece bem junto a parte quebrada. Assim você terá que refazer a copa.
Franz Lopes24/12/2009 11:01
Amigão.

Concordo com o Ricardo Paiva.

Como recomendação e experiência própria, nunca deixe suas plantas expostas a pessoas que não conheça.

Infelizmente bonsai (ou pré, muda, etc....) atraem muita atenção, inclusive de pessoas mal intencionadas ou que ignoram o trato correto a estas plantas.

Abraço.
Laudir24/12/2009 11:16
isso mesmo, faça do galho logo abaixo da lasca um novo ápice.

infelizmente ela vai levar mais tempo do que o normal para formar um bonsai.

sinto muito por sua planta
Arzivenko24/12/2009 12:15
O pior é que jabuticaba não pega de galho, o que fizeram foi pura depredação. Se tens que deixa-la em local público, coloque um bilhete, dizendo que a planta lhe pertence e que gostaria que não fosse tocada.

Pode não resolver, mas pode ajudar.

Aqui vai a foto como eu procederia a poda:

Já que tu és iniciante, te preocupe em apenas em cuidar da planta, regue duas vezes por dia, adube, mantenha ela sadia e crescendo. Enquanto isto leia tudo o que puder sobre bonsai, quando chegar a hora, a planta e você estarão prontos para novas intervenções.
ricardosantos0724/12/2009 13:02
Pessoal,

Muito obrigado pelas orientações!

Vou deixar ela se desenvolver mais e na hora certa faço a intervenção!!!!

Feliz Natal a todos e muito sucesso e realizações!

Abraços!

Ricardo
edson060524/12/2009 23:11
Ricardo,
uma pasta cicatrizante no local (inclusive da futura poda) ajudará muito na manutenção da saúde da planta...
Abraço.
Edson.
ricardosantos0702/01/2010 20:54
Pessoal,

Seguem fotos da poda feita em decorrencia da quebra dos galhos!

Não sei qual a frente a adotar:

Detalhe do corte:

Detalhes das novas brotações:

Detalhe de um galhosinho que não cresce:

Aguardo orientações!
Alexandre S. Coelho03/01/2010 18:12
Ricardo

Defina como frente, a que tiver o melhor nebari (uma das partes mais importantes no bonsai) 😉

Este desenho pode ajudar na condução desta pequena, durante muiiiiitos anos 😂
ricardosantos0703/01/2010 21:59
Oi Alexandre,

Obrigado pela projeção!

Quero colocar ela num escorredor, mas, não sei se espero as raízes sairem pelo fundo do vaso ou espero a próxima Primavera para realizar o transplante. Vc pode me ajudar?
DigoF304/01/2010 21:27
ola, a jabuticabeira tem um sistema radiocular muito ruim espére a proxima primavera para plantala em um escorredor, se transplantar agora perdera a planta.
No escorredor ultilize apenas areia grossa de boa procedencia, e argila granulada, pois a jabu gosta de solo argiloso e húmido 50%/50%.

Boa sorte...
t+.
ricardosantos0711/01/2010 22:45
Pessoal,

Preciso da ajuda de vcs!

Minha Jabu está com as folhas queimando, porém, ela só toma sol diretamente das 05:00 as 09:00. Mesmo assim ela fica atráz duma janela de vidro.

Eu suspeito que seja o calor do local onde ela fica. Ela estava na sacada da minha janela no meu quarto e esta época o quarto é muito abafado!!!

Já retirei ela e coloquei nos fundos do meu AP, mesmo correndo o risco de alguem quebrá-la novamente.

Peço a ajuda de vcs para identificar o real problema e resolve-lo.

Seguem as fotos. Não estão boas pois tirei agora a pouco e está escuro:

Folha nova queimando:

As folhas nascem bem e de repente começam a "murchar":

Depois começam a queimar nas pontas:

Illex12/01/2010 00:39
Ricardo,

Podem ser 2 os problemas, em ambos os casos é fácil descobrir:

1º - Deficiência em nutrientes e micro-nutrientes no solo (o caso de uma Jabuticabeira que me trouxeram para ser salva estes tempos).

Solução - melhorar na adubação e/ou fertilização, e utilizar fertilização com micro-nutrientes.

Folhas com áreas necrosadas, escurecidas, se enrugam na folha e nas pontas (partes não secas) pode ser falta de Manganês. As queimaduras também tem um pequeno tom marrom avermelhado em uma das fotos, pode ser também falta de Fósforo, o fertilizante "micro" irá solucionar se for este o problema.

2º - Calor intenso.

Quando o dia está muito quente, realmente quente, este calor pode vir a "cozinhar" as folhas de nossas plantas (algumas), chegando ao ponto de danificá-las e secá-las em vários pontos, significativamente nas pontas.

Porém algo me deixou "encucado", que às 5 horas da manhã ai tem sol 😂 , minha memória falha me fez esquecer que a Bahia não entrou no horário de Verão, é isso?

Se for sim, teremos então quatro horas de sol, no horário mais brando do dia, o sol mais suave, o sol que favorece mais as brotações de nossa planta, neste horário atinge quantos graus ai?

Pode ser que a temperatura não seja suficiente para secar as folhas, porém se for lhe aconselharia a borrifar as folhas da "Jabuti" umas 2 vezes ao dia, isso já seria o suficiente, porém se puder mais vezes, melhor.

Isso irá ajudar na hidratação da folha, impedindo que seque.

Bom, aguardaremos mais dicas, e recomendo maior exposição ao sol, cerca de 6 horas já seria bom.

Abraços meu amigo:

Illex
ricardosantos0712/01/2010 09:43
Pois é Illex,

Eu estava adubando com aquele fertilisante para Bonsai que vc colocou num outro Post!! A uns 15 dias mudei para o NPK puro e coincidiu de eu mudar tb o local onde ela fica!

Ontem coloquei ela nos fundos do meu AP. É um local mais arejado e mais fresco! Estou viajando hoje mas vou pedir para a minha esposa colocar um pouco do fertilizante.

Desculpe não responder a sua pergunta Illex!!
Realmente aqui na Bahia não temos horário de Verão! O Sol nasce umas 05 horas e me acorda para eu cuidar das plantas!!!

Abraços!

Obrigado pelas dicas!
Tiago R12/01/2010 12:43
Posso deixar jabuticabeira e caliandra no sol no horário de 07h às 14h ? Depois disso o local fica sombreado pelo resto do dia.
Arzivenko12/01/2010 13:30
Eu cortaria o npk por um tempo, por via das dúvidas.
Salo12/01/2010 18:07
A minha jabu também estava com o mesmo problema, cheguei a pensar que era excesso de sol, pois ela praticamente torra nele o dia todo. No entanto, era adubação em demasia, foi só cortar o adubo por 30 dias que o problema acabou.
Se eu fosse você seguiria a dica do João e suspenderia o NPK por um tempo.

Att,
Salo
ricardosantos0712/01/2010 19:41
Obrigado pessoal!

Vou seguir o conselho e cortar o NPK!

Depois eu digo a vcs o resultado!
ricardosantos0723/01/2010 19:35
Oi Pessoal,

Seguem novas fotos da Jabu. Parei com o NPK, porém tive que realizar a desfolha pois todas as folhas queimaram. Deixei algumas mas podemos ver que tb estão queimando.

E para a minha surpresa e alegria, dois novos brotos surgindo no tronco!!!! 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄

Franz Lopes24/01/2010 11:49
Amigo,

Espere ela se recuperar para maiores procedimentos.

Quanto a perda de folhas, pode ser carência de ferro...

Quando voltar a aduba-la coloque pequenos chumaçoes de lâ de aço na borda do vaso.

Abraço.

Franz Borges
ricardosantos0724/01/2010 13:05
Franz Lopes escreveu:
Amigo,

Espere ela se recuperar para maiores procedimentos.

Quanto a perda de folhas, pode ser carência de ferro...

Quando voltar a aduba-la coloque pequenos chumaçoes de lâ de aço na borda do vaso.

Abraço.

Franz Borges

Franz,

Para que servem os chumaços de lã de aço na borda do vaso?
12