Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Germinação, e duvidas sobre baoba

Mateus Machado09/12/2009 23:11
Germinação, e duvidas sobre baoba
Aew pessoal, chegaram as minhas sementes de flor da china e baoba, queria uma dica d vcs para germina-las, irei escrever a orientaçao q veio no papel e se alguem tiver algo a completar... e tambem to com duvida se eu posso planta-las em terra ou eh em substrato igual ao d bonsais?

Baobá (adansonia digitata):

Germinação: Baobá n se propagam bem em condiçoes naturais as sementes se mamtem dormentes no solo por longos periodos (as vezes ate anos) e quando germinam a taxa de germinaçao eh baixa. Assim faz-se necessario quebrar a dormencia das sementes de uma forma a obter uma germinaçao mais rapida e menos falha eh preciso permitir de alguma forma q a agua e o oxigenio entrem nas sementes. Existem duas formas para quebrar a dormencia:
1) por as sementes em agua fervente (80-90°C) por 5-7 minutos eleva o percentual pra mais d 80%.
2) lixar as sementes em apenas um ponto ate q a camada preta comece a clarear . Em seguida por d molho em agua temperatura ambiente por 48 horas.
Cultivo: Solo: Bem drenado. O baobá n eh exigente em fertilidade, pelo contrario o excesso d materia organica retem muita agua oq eh nocivo para ele. Tolera solos pobres, arenosos e pedrogosos.

Flor da china( Koelreuteria paniculata Laxm):

Germinação: Semeie em substrto rico em materia organiza bem drenado. Regue uma vez ao dia d preferencia no inicio manha ou no fim da tarde matem o local iluminado e bem ventilado mas sempre na sombra ate brotar.

keria dicas principalmente como deve ser o substrato a plantar? terra mesmo? ou substratos granulados q n tem terra?

E agora estoulendo sobre o baobá gostari d saber se eh possivel fazer alporqui deles, pq aparentemente n tem geito d tirar aquela 1° camada (casca), eu achei 2 baobas, uma está com mais ou menos 1,1m (jovem) d altura e a outra eh grande, ja adulta, eu estou pensando em pegar essa menor pra mim pq ela deve estar morrendo pq aki esta chuvendo todos os dias ja tem 1 mes pra ela esse excesso d chuva eh muito prejudicial, mas eu li tb q d plantas mais velhas cortando a pivotante dela ela morre, estou pensando ou pegar a menor ou favor o alporque na grande, mas pra isso eu keria saber se cortando a pivotante ela tem chance d viver, pq se n eu vo fazer o alporque....ou ela funciona por estaca?
nickyfury11/12/2009 19:32
bonsai
O melhor substrato para germinar sementes, segundo mestre Hidaka, é a areia grossa de rio, sem peneirar, dessas usada em construção civil. Cave uns dois cm, coloque as sementes, depois cubra, regando em seguida. Mantenha a sementeira em local sombreado, lembrando de irrigar sempre que perceber que a areia principia a secar. 😄
Mateus Machado11/12/2009 19:36
eu comprei um areia grossa em uma loja d construçao mas n sei se eh grossa mesmo...