Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLT MANACÁ DA SERRA [titulo errado: Manaca de cheiro]

Laudir11/12/2009 00:15
JLT MANACÁ DA SERRA [titulo errado: Manaca de cheiro]
Ganhei duas mudas de manacá de cheiro e gostaria que postassem sugestões de cuidados ou links que falem sobre esta espécie.

Uma coisa eu sei. Elas tem uma conicidade que me conquistaram na primeira.

Amanha posto fotos pq esqueci meu palm no trabalho!

Abraços!
nickyfury11/12/2009 09:53
bonsai
Eu particularmente gosto dessa planta por causa das flores e de sua mudança de cor, gradativa. Tenho em meu viveiro um "mini" bosque, com cinco plantas, que está sempre florindo. 😄

Eis um link que "entrega" a ficha da planta:

http://meujardimmeurecanto.blogspot.com/2009/04/manaca-de-cheiro.html

Aqui, trabalhos do grande amigo Elio, forista que nos brindou com essas suas lindas plantas:

Um belo espécime, bem cultivado:

Paraná 111/12/2009 11:53
Tenho um com 4 anos e um neagari legal só que esta meio desamaornioso por enquanto fiz desfolha e espero brotações mas já tem galho e troncos grosso e com aspecto de idade. Plantaria ele no chão primeiro por um ano dai ele cresce rápido porque no vaso demora muito mesmo.
Laudir11/12/2009 13:33
Quanto às podas ele responde bem?

E as brotações são rápidas como a bougainville ou lerdas como a Jabuticabeira?

Ontem peguei duas e coloquei em vaso de treinamento. O sistema radicular está uma maravilha. Meu medo é somente qto à brotação dela.

a Conicidade eu acho espetacular... naturalmente elas formaram este trabalho... o Nebari deixa a desejar um pouco mas pode ser trabalhado.

Abraços!
Elio11/12/2009 19:52
Amigo Laudir!
O Manacá-de-cheiro responde bem às podas.
Nas ramificações novas, precisa aramá-las e direcioná-las lateralmente visto que crescem espetadas para cima. As brotações são rápidas mas, agora já estão na fase de amadurecimento e menor crescimento.
Poste fotos.

Nicky, obrigado por postar as fotos.

Abraço
Laudir12/12/2009 10:28
Abaixo fotos:

Estou pensando no estilo Hokidashi. Aguardo Sugestões!
Fico devendo uma foto da planta completa. Hoje à tarde eu posto

Abraços!
Rodrigo_Dias_RJ12/12/2009 14:31
Amigos, acho que esta havendo uma contradição de nome popular. Aqui no Rio conhecemos a planta do Nick como DAMA DA NOITE ou MANACA DE CHEIRO a do Laudir conhecemos como MANACA DA SERRA.
Felipe12/12/2009 15:05
Manaca da Serra.
Elio13/12/2009 14:41
Amigo Laudir!
O Felipe e o Rodrigo estão certos. O que vc postou é Manacá da Serra. Tenho um no meu jardim. Não é uma boa espécie para Bonsai a não ser que vc queira um bonsai de tamanho grande.
Entrenós longos e madeira muito quebradiça e lasca facilmente nas axilas dos galhos (sovaco, no popular)
abraço
Laudir16/12/2009 10:41
Sei que não é recomendada para bonsai mas eu fiz mesmo assim uma projeção dela:

joão josé17/12/2009 21:54
De qualquer forma gostei do "um belo espécime, bem cultivado", Nickfury! Ela é de minha autoria, rs!

Agora, o Manacá-da Serra, realmente é difícil. Mas é tentador ter um espécime na coleção, rs!
Laudir06/07/2010 16:29
Este exemplar faleceu.

O irmão dele está aqui:

Detalhe da flor:

A flor um dia depois de desabrochar:

Pethrus Barros20/07/2010 16:05
Boa Laudir, vou procurar mudas aqui na minha cidade.
Mcdonald28/08/2010 02:11
Pessoal.. sei q não tem muito a ver com o manacá, mas será q a dama da noite fica legal como bonsai? alguém já viu por ai algum? adoro o cheiro dela.
se alguém puder ajudar ou se quiserem me mandar alguma coisa por mp ficaria muito agradeçido.
abraço à todos