Serissas
joellagunasc12/12/2009 12:12
Serissas
amigos a um tempo atras eu comprei umas serissas , e aos poucos comecei a mexer nelas , hoje depois de pronto resolvi mostrar as "mexidas"que eu dei . Foram as primeiras podas e aramaçao colocadas em vasos menores , estou deixando vir as botaçoes para fazer o refinamento.
1-

Antes

Depois
2

Antes

Depois
3

antes

Depois
4

Antes

Depois
5

antes

Depois
6

Antes ( mas ja no vaso)

Depois
7

Antes

Depois
Agora é deixar desenvolver para continuar o trabalho.
Esta aberta para sujestoes e criticas
Abrasços
Joel
Alexandre S. Coelho12/12/2009 12:39
Pow Joel...
Imagino como é "gostoso", pela manhã, depois de um cafezinho ou chá, começar a trabalhar nestas pequeninas... 😉 😄
Parabéns pois estão muito bem encaminhados!!!
joellagunasc12/12/2009 13:15
Alexandre , com certeza , eu digo que o meu viveiro e a minha sala de terapia.
Valeu amigão
Joel
Markus Von Kossel12/12/2009 17:09
Muito boas as estilizaçoes!
Parabens
A serissa tolera bem o Jin?????
joellagunasc12/12/2009 19:14
Obrigado Markus , tolera sim , nunca tive problemas com serissas chinessas , sao muito resistentes. Todo galho que eu tiro na poda eu enterro e faço mudas , 100% de aproveitamento.
Edu Miranda12/12/2009 22:17
Bela coleção de serissas, gostei muito dos movintos dos troncos.
Ricardo Paiva13/12/2009 02:56
Adorei a número 3, depois com uma pequena copa, ficará perfeita.
Parabéns.
joellagunasc25/12/2009 13:50
Aualizaçao de trabalho em serissa
Atualizaçao desta serissa

Antes

Agora
edson060526/12/2009 11:10
Olá Joel,
vou dar uma sugestão para esta última Serissa que você atualizou; eventualmente mudando também o vaso... Vai lá:
Abraço.
Edson.
joellagunasc26/12/2009 11:15
Edson , coisa linda , bem parecida mesmo , com certeza o vaso tem que ser um redondo , o projeto tambem ficou bem legal.Ja salvei no meu arquivo
Valeu amigào
Joel
apossas26/12/2009 11:21
Realmente muita linda mesmo a sugestão e projeção do amigo Edson...e parabéns Joel pelas lindas serissas cara.
Abraço
Alexandre Possas
DigoF328/12/2009 12:01
ola, parabéns são belas plantas agora com as progeções dos amigos garanto qua vai ter exemplares explendidos.
Boa sorte...
t+
Ivanil Pimentel Vieira28/12/2009 15:07
Joel, parabéns pela coleção de serissas.
Edon, não consegui abrir a foto!
Abraço.
edson060528/12/2009 18:22
Olá Ivanil,
essa magem foi hospedada no Imageshack; geralmente não tem problema de visualização. Pode ser algum problema passageiro no servidor...
De qualquer modo, se ainda não conseguir visualizar te mando o arquivo .jpg por e-mail.
Abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira28/12/2009 20:57
Edson, consegui abrir, obrigado amigo!
Abraço!
joellagunasc01/02/2010 12:22
Mexida que fiz numa destas serissas estava achando seu nebari muito embaraçado e poluido.

quando comprei

Depois da primeira mexida

Estado atual

Apos a desfolha e troca de vaso , coloquei num mais profundo porque pois as raizes estavam muito na vertical.
Alexandre S. Coelho01/02/2010 15:29
Fala Joel...!
Esta planta tem um movimento muito belo 😲 ❗
Eu pensaria em trabalhar mais como moyogi, semelhante aquela foto/projeção que o amigo Edson postou para a outra planta... Acho que iria valorizar mais o desenho da mesma.
joellagunasc01/02/2010 18:08
Dai Alexandre , a curvatura do tronco e maior que na foto. Mas a tua ideia ë a mesma minha , um moyogi
abraçao
Joel
Ivanil Pimentel Vieira01/02/2010 21:14
Olá joellagunasc, vejo tua Serissa totalmente desfolhada...nosso clima é um tanto idêntico, no meu caso, até quando poderei efetuar desfolhas na espécie?
Abraço
joellagunasc01/02/2010 23:24
Ivanil . pelo clima ameno que tem aqui na minha regiao , sem temperaturas muita baixas , eu desfolho ate no inverno. Participei dum curso em P. Alegre , no mes de julho , onde a temperatura estava muito fria e vi desfolha de praticamente todas as plantas ( logico que as que permitem a desfolha).
Veja esta entrevista do Carlos Tramujas que da boas explicaçoes sobre o assunto , inclusive ele fala que nao a necessidade da desfolha da serissa porque ela ja possui folhas pequenas , mas a minha intençao nao era diminuir as folhas e sim facilitar a aramaçao e visualizaçao de sua estrutura
http://www.artebonsai.com.br/desf.htm
Joel
Ivanil Pimentel Vieira02/02/2010 00:18
Caro Joel, na verdade nunca desfolhei Serissa e não sou muito chegado a desfolha em espécies em geral. Já efetuei algumas com bons resultado. Sei que muitos bonsaistas efetuam ´mais do que uma ao ano em algumas espécies, mas como falei, não me dei conta ainda dos benefícios da prática da desfolha.
Agradeço por postar o link da entrevista com Carlos Tramujas que esclareceu muitas dúvidas ref., desfolha em geral.
Abraço
joellagunasc02/02/2010 15:55
Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
mas como falei, não me dei conta ainda dos benefícios da prática da desfolha.
Ivanil eu tambem tinha alguns receios com relaçao a desfolha. Hoje acho fundamental pois facilita a aramaçao , provoca a diminuiçao do tamanho das folhas , aumenta a ramificaçao e tambem para a brotaçao de folhas novas substituindo as velhas . Pode fazer sem medo.
Joel
Ivanil Pimentel Vieira02/02/2010 20:09
Obrigado Joel, se tudo correr bem amanhã desfocharei um Acer ainda muda, depois sabe como é, só perder o medo que tudo se reverte em benefícios.
Abraço
joellagunasc02/02/2010 21:00
Estava cometendo um erro imperdoavel neste trabalho. Ele nao foi feito so por mim mas tambem com a participaçao decisiva de um futuro grande bonsaista. Erro corrigido ai vai a foto do mesmo.Peço desculpa aos amigos foristas pela indecencia da vestimenta(cuequinha)

Augusto
Ivanil Pimentel Vieira03/02/2010 08:47
È isso Joel,dando chance desde pequeno será um grande bonsaista no futuro e pelo sorriso está gostando da brincadeira!
Parabéns pelo garotinho, bem sinpatico!